7 de setembro de 2011

Consultório do Hipocondriaco

Este é o meu consultório,

PARA OS COMENTÁRIOS MAIS RECENTES CLIQUE EM "CARREGAR MAIS" EM BAIXO DO FORMULARIO DE COMENTARIOS

Leia os comentários já feitos, possivelmente existe já alguém com o mesmo problema que o seu e irá identificar-se. (nas velhas instalações poderá ver cerca de 750 comentários)

Para quem tem problemas a comentar, ou a "loggar", registe uma conta de Google, não dá problemas e é aceite em quase todas as aplicações web, seja youtube, gmail, blogs, google social - vale a pena, e uma vez com conta pode carregar ali no botãozinho do lado que diz "Aderir a este site".

Não se esqueça também de se tornar membro da pagina do facebook e meu amigo :D (caso queira é claro) estou apenas a sugerir :)


De qualquer modo, sinta-se à vontade para comentar com qualquer problema, dúvida, desabafar ou apenas deixar o seu testemunho. Eu responderei diariamente!


Um bem haja a toda a minha comunidade


Hipocondriaco

282 comentários:

  1. Olá Dr.

    Então é assim - ultimamente tenho-me sentido muito nostálgico e parece que pensar nas coisas me afecta mais do que o costume.

    Por exemplo quando penso nalguma asneira que fiz no passado sinto um aperto enorma, e quando inspiro profundamente sinto uma azia esquisita no peito e por vezes o coração a salta.
    O que temo mais é que seja algo no coração, mas já fiz exames e está tudo normal. Que aconselha?

    ResponderEliminar
  2. Oi Dr. Bem, primeiramente quero perguntar se o tal SORINAN, descongestinante nasal faz mal? A bula dele é aterrorizante. Eu evito ao máximo de tomar qualquer medicação, morro de medo dos efeitos, evito ir ao dentista por causa da anestesia. Nunca precisei usar, mas ultimamente estou sempre com o nariz trancado, é horrível. Evitei o máximo o sorinan, mas fazem uns quatro dias que estou usando. E comprei também o TYLENOL SINUS, estou com ele dentro da bolda e não tive coragem de tomar ainda, pois também li a bula, e quando fala qualquer coisa relacionada a coração me apavora. Ai pode ser conhecidência, mas na noite passada me acordei, e antes que voltasse a pegar no sono meu coração deu um pulo tão grande que achei que ia sair pela boca, fico quase sem ar, e branca como um papel. De imediato pensei que fosse do remédio. Pois as vezes fico muito tempo sem sentir nadinha, mas quando acontece meu mundo cai. Me ajuda!!! Muito obrigada!!! Beeeijooo!!!
    Ah, sou eu a Paula, ainda não me achei direito aqui!

    ResponderEliminar
  3. ola doutor, esotu passando por umas crises, sou hipocondriaco, esei q se preocupar com saude achando q agora eh algo serio...e nao da cabeca deve ser normal, ja contei alguns sintomas q ja tive, como problemas cardiacos q ja fiz varios exames normails, e o utimo a7 meses, tive resentimente no cardiologista so fez um eletro e me exanimou e falou que esta tudo normal, andei muito ansioso mesmo, muitoe afetou meu aparelho digestivo..e tive crises terriveis de vontade d ir no banheiro..com muita dor e ia la.so gases e hj depois do almoco, me alimentei bem so q depois senti um mal estar tremendo com dores..no torax sufocamento..como inchaco desde a frente at as costa...veio seguido de ansia , refluxo e diarreia..medi a pressao e estava 12,5 x 9, corro risco de mesmo com pressao boa isso nao seje problema do coracao como infarto
    espero ansiosamente sua resposta

    ResponderEliminar
  4. Olá Anonimo,

    Bem o importante aqui é o que os exames revelam -que fisicamente está tudo bem. Provavelmente não acredita nestes, ou pensa que os exames não apanharam o que de facto está errado consigo, mas por exemplo aquelas vezes em que o coração salta - extra-sistoles, isto é um mecanismo de auto-regulação do coração que todos temos. Infelizmente uns sentem mais que outros mas descanse, é inofensivo.

    Quanto ao pensar nos erros do passado, preocupações do futuro,isso é um sintoma frequentíssimo de problemas em que nos concentramos em demasia no nosso próprio umbigo.

    A Azia que sente pode ser resultado de hiperventilação nervosa - isto é, da ansiedadde.

    Aconselho-o a consultar um psiquiatra, que o poderá examinar completamente e concluir de que se trata, tratando a partir daí. Depois diga-me como correu ok?

    Cumprimentos do seu amigo

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  5. Olá de novo Paula,

    Bem-vinda às minhas humildes novas instalações. Tenho aqui uma melhor capacidade de armazenamento e banda - ora mas isto não interessa nada. Vamos ao que verdadeiramente interessa- o seu caso.

    Os pulos no peito... os pulos no peito - sei bem o que isso é - às vezes acontece o tal pulo, outras parece que tem cócegas ou algo a dançar no peito, outras parece que o coração parou e depois recomeçou depressa. Há várias manifestações diferentes - olhe eu tenho todas as que mencionei, pois também sou como você - uma pessoa que sente muito as Extra-sistoles.

    As extra-sistoles, tal como expliquei no comentário anterior, são um movimento de auto-regulação do coração. Por exemplo à noite, os seus bpms estão reduzidos... normalmente está em bradicardia, e então, com o coração muito lento as extra-sistoles notam-se mais, pois duram mais tempo. No entanto não se preocupe, são inofensivas.

    Aconselho a consultar um cardiologista, SE ainda não o fez, para descansar essa cabecinha. A partir daí então uma consulta de psiquiatra se ainda não frequentou.

    Quanto aos medicamentos de que falou, não se ponha a interpretar os riscos das bulas - todos os fabricantes de medicamentos sabem que não faz mal nenhum dizer que pode causar ataques cardíacos, coágulos etc... pois se algo acontecer a um velhote qualquer que já esteja de pé para a cova no fim de usar o medicamento estão safos. O que quero dizer é que todos os medicamentos têm bulas de meter medo, simplesmente porque se querem livrar do máximo de responsabilidades - mas metade do que lá está escrito não aconteceu a ninguém. Leia uma pomada para os pés que mete medo à mesma.

    O meu conselho é que veja o quão frequentes esses efeitos secundários são pois normalmente isso está escrito na bula. E não se esqueça que se spray nasal causasse coisas graves, estávamos todos mortos.

    Um beijinho Paula!

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  6. Amigo George, há quanto tempo!

    Olha, essa pressão arterial para quem estava nervoso e em pânico está ótima!

    Isso são tudo sintomas de ataques de pânico!É mais do mesmo. O que diz o psiquiatra?

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  7. olá a todos o meu nome é António e estar no vosso site me faz descontrair um bocado..
    morro de medo de ter um enfarte, um avc, um ataque cardíaco uma morte súbita, sim eu tenho medo da morte e sou hipocondríaco.
    nestes últimos tempos tenho pensado muito na morte súbita, hoje fiz um electrocardiograma para o meu clube de futebol , e ela disse que tinha tudo impecável, mesmo tendo um bloqueio no coração que o médico disse que era por causa do desporto, não sei se é ou não, mas o nome "bloqueio no coração" assusta-me e as vezes sinto que o meu coração para por um milésimo de segundo,que me faz tossir será isto o bloqueio no coração .
    tenho medo de tudo. :S

    ResponderEliminar
  8. António:

    ps: tenho a minha tensão a 11/6.., acho que o meu problema e mesmo psicologico.. tive agora a ler sobre as Extra-sistoles.
    assustou-me ainda mais , as palpitaçoes se e isso da-me varias vezes ao dia , mais a jogar futebol.. ja fiz o ECG durante 24 horas, so acusou o bloqueio as 4h da manha quando ja estava a dormir..
    isto cada vez me assusta mais..

    ResponderEliminar
  9. Olá António,

    Bem-vindo à comunidade. O ECG de 24 horas é bastante fidedigno. O ECG de 24h foi feito por médico particular?

    Porque se assustou a ler sobre as Extra-sistoles? Sao inofensivas - um coração saudável TEM extra-sistoles.

    As extra-sistoles sentem-se frequentemente com batimentos muito elevados ou muito reduzidos. No futebol estão muito elevados, na cama, como no caso da Paula, estão reduzidos.

    Calma António ;)
    Boa tensão arterial.

    Estou aqui, para qualquer dúvida.

    Um abraço

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Dr. ainda bem que á gente que entende sobre isto, eu tenho 18 anos , sou muito novo, mas ás vezes com as noticias que alguém morreu , de morte súbita ou de ataque cardíaco, fico logo que só Deus sabe..
    vou-lhe dizer uma coisa,ate tenho medo de jogar futebol , com medo que me dê alguma coisa.. :(

    António..

    ResponderEliminar
  11. António:
    Dr. foi pelo medo médico de família que me mandou fazer, eu fiz numa clínica..

    ResponderEliminar
  12. Então provavelmente o médico já lhe explicou o que tem, e lhe disse o que era preciso. Não sei o que o médico lhe disse - mas confie nele!

    António, um psiquiatra amigo meu costuma dizer - as preocupações Hipocondriacas são dos únicos problemas que melhoram com a idade.

    A aceitação da morte é algo que demora algum tempo. Anos...

    Penso que deveria consultar um psiquiatra.

    Até amanhã
    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  13. obrigado doutor, o medico disse que nao tinha nada de mal o bloqueio que era normal..
    antonio
    ate manha dr

    muito obrigado

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelos exclarecimentos Dr. É muito bom ter com quem contar nessas horas de pânico. Já fui a cardiologistas sim, disseram que eu tinha só o tal PVM.. Mas no psiquiatra nunca fui, não.. E quanto a anestesia do dentista? Inofensiva também? Estou adiando uma ida ao destista por medo disso.. Preciso realmente acalmar minha cabeça.. Mais uma vez obrigada! Paula! Não estou conseguindo logar.. Como faço? Beijinhooo..

    ResponderEliminar
  15. Paula,

    O PVM é algo que muito provavelmente nasceu consigo e continuará consigo para sempre - faz parte de si e é inofensivo se mantiver vigilância de x em x anos.

    A Anestesia do dentista pode conter novocaína, isso pode, em alguns casos, causar ataques de pânico, pois é uma substância que mexe com os nervos. É totalmente inofensiva mas se se sentir mal note que é do nervosinho :) Não há razão para temer!

    O meu sincero conselho é que dê o primeiro passo e se dirija à sua primeira consulta de psiquiatria.

    Paula, registe uma conta de Google, não dá problemas e é aceite em quase todas as aplicações web, seja youtube, gmail, blogs, google social - vale a pena, e uma vez com conta pode carregar ali no botãozinho do lado que diz "Aderir a este site".

    Não se esqueça também de se tornar membro da pagina do facebook e minha amiga :D (caso queira é claro) estou apenas a sugerir :)

    Um beijinho,

    Não se preocupe e siga o conselho de ir ao psiquiatra contar a sua história.

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde, Doutor. Primeiro que tudo, parabéns pelo trabalho! Descobri o site antigo há pouco tempo e fui reencaminhado para aqui.

    ResponderEliminar
  17. Honestamente ainda não percebi se é Português ou Brasileiro... ou eventualmente outro, claro! O Português é perfeito e parece completamente de Portugal mas os nossos amigos Brasileiros costumam ter mais informações, blog's, etc, já que são bem mais, portanto ficou a dúvida. Como dá para perceber, sou Português :)

    Indo ao que interessa: Eu sempre fui um rapaz um pouco ansioso por natureza. Nervoso mesmo, em certas alturas. Preocupo-me demasiado com o que se passa à minha volta, com o que as pessoas pensam, em fazer boa figura e tudo o mais. Sintomas? Algum desconforto em público, suo muito debaixo dos braços - penso que tem a ver com a actividade intelectual elevada, já que em casa ou com a familia não me acontece, dificuldade em esquecer e ultrapassar certas situações e muitos mais. Talvez seja algo que apareceu a certa altura ou quem sabe se os ''sintomas'' não levaram à doença em si, em vez do contrário. Mas, curiosamente, não são coisas que acontecem sempre. E quem me conhece quase de certeza que me definia como extrorvertido, engraçado (ou não, vá...), bem disposto, etc. Mas talvez nervoso, também, em alturas especificas (nunca fui bom em apresentações orais na escola, eheh...). E penso que na maior parte das vezes estou mesmo tranquilo e consigo controlar certas coisas ou pelo menos parecer que sim.

    ResponderEliminar
  18. Tentando resumir que já vai longo: Certo dia fui medir a tensão já que nunca o tinha feito e sentei-me num estado de nervos imenso (ah, não referi... sou daquelas pessoas que simplesmente não consegue medir a tensão calmamente. Sei que assim que vir aqueles números eles serão superiores ao que estou em situações normais. Mas mesmo assim nunca me acalmo a 100%, há sempre qualquer preocupação na cabeça. Exames, médicos, hospitais... não é fácil para mim :)) e o número que apareceu era elevadissimo. Fui ao Hospital já que me foi recomendado, passei 1 dia internado, fiz alguns exames, tirei uma radiografia, pareceu tudo bem e tive alta, fiz mais uma série de exames (Tac, andei com aqueles aparelhos que mendem a tensão/batimentos durante 24h, fiz uma especie de ecgrafia ou isso mesmo, outro exame - e peço desculpa por continuar a não ser 100% nos nomes, mas o tempo passa e enquanto escrevo não me recordo - em que as imagens saiam em 3d/animação e me tive de deitar para ser examinado praticamente com o mesmo método da ecografia, etc). Conclusão: Nada foi encontrado, a explicação que ficou foi só podia ser nervosismo. A doutoura na altura falou em ventriculo esquerdo ligeiramente dilatado (alvo erro) mas disse que era normal. E pronto, tive alta.

    ResponderEliminar
  19. Perdi peso, fiz exercicio, comia melhor. Tudo bem.

    Sempre senti por vezes alguns batimentos mais fortes que sempre considerei normais (mesmo ANTES de tudo o que escrevi em cima, isto é, de fazer exames), não sou daquelas pessoas que simplesmente não sentem que têm um coracção no peito 24h por dia. Como disse, sou algo nervoso/ansioso. Emocional, até. Muito. Já tive algumas arritimias (o tipico disparo por alguns segundos em que o coração bate muitissimo depressa e nos sentimos um poucos cansados) mas não muitas, e penso que enquanto tive no hospital não aoonteceram. E nem sei se foram mencionadas. Tenho alguns amigos que também foram acompanhados e também as tinham, curiosamente.

    ResponderEliminar
  20. Nos últimos tempos, porém, acordo algumas vezes com o coração acelerado. É uma sensação estranha. Assim que acordo começo a acalmar. Honestamente, sinto que estou ansioso. Porquê? Não sei.
    Há muito (anos, mesmo) que numa noite ou outra acordo sem ar. Tipo apneia, digo eu. É raro mas por vezes pode acontecer. E nos dias que acontece pode ser 1 uma vez como 2 ou 3. Mais que isso não me recordo. Se calhar, em alguns casos, até dá aquela sensação que o corração parou e assim que acordámos é que recomeçou a bater. É um aparte, a questão agora é mais a do paragrafo acima - coração acelerado - mas pode ser importante. Referi isso à médica (na altura disse algo do tipo ''Por vezes acordo com falta de ar'' ou ''Acordo sem ar'') mas só me disse que acontece a toda a gente. Mais nada.

    Acho que juntando a tudo isto devo ter ares de hipoconriaco. Ir ao médico é o último (mas mesmo último) recurso mas em dores localizadas na cabeça ou peito (zonas teoricamente mais importantes) por vezes preocupo-me. Principalmente no peito. Há pouco tempo também tive essas dores... preocupei-me, como sempre, mas quando fazia exercicio não pioravam, pelo contrário, esquecia-me delas. E parece que só as tinha quando me deitava à noite ou me concentrada. Por um lado, estava mais descansado.
    Penso que há pouco tempo (2 meses, talvez) tive 1 ou 2 ataques de pânico. Estava muito concentrado em mim mesmo e no instante em que uma dor no peito, uma palpitação ou tremor no peito (se calhar músculo) apareceu parece que houve um clique e entrei em... pânico. Assustei-me mas também me acalmei e passou. Mas não deixa de ser um pouco assutador na altura.

    Resumindo, mais uma vez: acordo de noite com o coração acelerado (por vezes, atenção), senti algum desconforto recente (questão de 2 meses ou 3. Totalmente ultrapassado mas acho relevante) e gostava que também me desse a sua opinião sobre o acordar sem ar. Curiosamente, sempre que acordo e naquele instante penso ''calma'' parece que o efeito não é bem o mesmo. Só no acordar repentino é que parece mais com apneia (digo eu, pelo que percebi que era), se calhar provocado mesmo por mim.
    O mesmo para as dores no peito... são mais desconforto, pequenos apertos, pequenas dores. Possivelmente, em alguns casos, foram azia. Já coloquei essa hipótese. Mas sempre que estava distraido ou ocupado não existiam, o correr não os piorava.
    Honestamente, penso e tenho noção de que muito vem da minha cabeça e do meu controlo ou não. Mas gostava de saber o que o doutor pensa.
    Já agora, e também pode ser importante, sou muito jovem e há 2 anos que tenho a minha situação mais ou menos indefinida. Deixei de estudar e fiquei parado no que diz respeito à vida profissional/escolar, ainda que consiga ocupar os dias em muitos casos. Em prencipio a situação vai mudar neste mês ou no próximo, ainda que sem certezas. Poderá ser uma potenciador? Uma espécie de depressão ou tentativa disso? Juntando a tudo o resto?

    Agradeço imenso a sua resposta, doutor. E peço desculpa pelo ENORME testamento mas até nestas coisas não tenho remédio: não quero deixar nada por dizer ou explicar. Também é psicológico :)

    Ps: Revejo-me totalmente em algo que escreveu noutro post e no espaço antigo... acerca de como - penso que falava do prolapso da válvula mitral, que não sei se também me afecta mas pelo menos ai concordo a 500% - por vezes podemos questionar se somos fracos ou não mas depois chegamos à conclusão que não. Bem pelo contrário. Aturar isto durante grande boa parte do dia e em quase todos os dias não é fácil por vezes. Sem faltar às aulas, aos compromissos, acordando cedo, chegando tarde a casa, dormindo pouco, comendo mal, tendo problemas, estando precoupado, ansioso, receoso, etc, etc, etc. Seria mais fácil sem se levar com isto mas olhando o que está para trás... não é brincadeira. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  21. Peço desculpa por dividir em tantos comentários mas só assim consegui postar tudo... já que é mesmo, mesmo muita coisa.

    ResponderEliminar
  22. Também sou português..
    E sofro disso tudo , como diz o Dr. e procurar um psicólogo..
    Mas o meu medo é mesmo morrer a qualquer momento :(
    sou muito ansioso e nervoso também..

    António.

    ResponderEliminar
  23. Olá Anónimo do "Testamento Enorme",

    Antes de mais esclareço que sou Português, nascido e criado em Portugal.

    Depois agradeço-lhe muito ter feito o tal "Testamento Enorme", é muito positivo ter postado tanto, não só para mim que o analisarei melhor, mas também para quem lê se identificar com o seu caso. É assim que gosto.

    Ora bem, você é um caso típico. Mesmo típico, é que leio livros em que lá vem escrito doente X mas podia vir escrito "Anónimo dos Testamentos Enormes". O seu caso, se não me engano, é de Ansiedade Generalizada, e se não começar tratamento quanto antes vai-se tornar num transtorno de pânico - lixado. Não queira deixar desenvolver.

    As arritmias saltos etc são extra-sistoles, o coração rápido demais e cansado é taquicardia sinusal, típico de casos de ansiedade.

    O acordar a noite com ar ou aflito é típico.

    Posso dizer desde já que é uma pessoa inteligente, portanto não vai conseguir lidar com isto sozinho, pois vai andar (e se confio nas minhas capacidades de análise já anda) a pensar na origem deste sintoma, daquele sintoma etc. Vai andar a tentar fazer associações, procurar causas, arranjar desculpas etc...

    Caro Anónimo, consulte um psiquiatra para não deixar isso desenvolver mais.

    António, não disse para procurar psicólogo, disse psiquiatra!

    Cumprimentos aos dois

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  24. Boa noite, doutor. Confirma-se... compatriota. O Português não engana!

    Agradeço IMENSO a sua resposta! E fico satifeito sabendo que o facto de ter escrito o tal ''testamento'' foi bom e do seu agrado.

    Aprecio imenso as suas palavras e, apesar de tudo, fico contente com o que disse. Vou seguir o seu conselho e tentar melhorar esta questão importante da minha vida. Só tenho a ganhar.

    Um grande abraço, obrigado e votos de continuação do excelente trabalho (ao qual estarei com certeza atento),

    ''Anónimo do testamento enorme'' :)

    ResponderEliminar
  25. Exacto, é o melhor, eu próprio como é do conhecimento da comunidade também sofri de transtorno de pânico aos 19 anos, e o tratamento foi o que mudou a minha vida.

    Não tenha medo de o fazer. Dê o primeiro passo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. E força com isso, António! A vida é nossa!

    ResponderEliminar
  27. Adere ao site! Deixa de ser anonimo, anónimo.

    ResponderEliminar
  28. Obrigado, doutor.

    Certo, irei fazer isso :) De facto tem razão.

    Já aderi... sou pouco dado a isto de blogs, na verdade. E mesmo ignorante, na verdade. Eheh. Aderi mas este comentário ainda vai como anónimo!

    ResponderEliminar
  29. Dr. como adiro ao site ?

    ResponderEliminar
  30. Onde diz aderir a este site, na barra lateral. Se precisar de registar registe-se :) Até já

    ResponderEliminar
  31. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  32. Olá antónio,

    Muito obrigado por aderir ao site. O seu comentário de baixo foi eliminado por conter um link. Política do site é não conter links externos. O sistema marca como SPAM.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  33. ola doutor, obrigado por responder, sim andei sumido pois estava sem internet, olha, fiz algo que voce abomina, ver noticias de gloogle e vi algo sbre a relacao de antaque ansioso e ter infarto sem nenhum problema relacionado a saude, digo com todos examens normais. isso eh verdade, pode acontecer? e outra doutor espero sua resposta sobre se com examens normais e sentir peso no estomago e torax, costa e mal estar digestivo, intestinal, pode ser problema cardiaco, tive isso na sexta e ainda me assusta, sinto me estranho e totalmente apavarodo, espero q o senhor tenha conhecimento sobre esse assunto, um abraco

    ResponderEliminar
  34. Olá George,

    Isso de enfarte com ataque de ansiedade é mentira. Nunca ninguém morreu de ataque de ansiedade! Ataque de pânico não mata e é inofensivo!

    Peso em todo o lado é de estares sempre contraído e os músculos internos que normalmente não sentes ficam cansados e dá essa impressão.

    Olha George, adere ao site, e se quiseres aproveita e adiciona-me no facebook. Estou a tentar expandir para chegar a mais e mais pessoas, se os amigos da comunidade que já estão aqui há mais tempo ajudarem, melhor :)

    Um abraço amigo,

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  35. Boa noite, ao ler alguns dos cometarios feitos nas velhas instalaçoes deparei-me com um que falava que a irma tinha morrido aos 19 anos com morte subita. Tenho 19 anos e fiquei muito assutada pois tenho um medo imenso de morrer de repente. A noite nem consigo dormir bem porque sinto as vezes como uma pressao no peito.. como se o coraçao estivesse cansado, é normal ?
    Fui a um site procurara mais sobre morte subita e li "as arritmias cardiacas sao potencialmente fatais" e fiquei devastada... pois acho que tenho prolapso da valvula mitral, acho que é esse.. em que sinto uma batida mais forte (extra) e ponho loco a mao no peito para ver se o coraçao ainda esta a bater :s quando ando de transportes publicos começo a ficar sem ar e tenho ataques de panico.. tenho muito medo de ter algo grave, mas ando a controlar melhor os meus ataques.. Obrigada Doutor

    ResponderEliminar
  36. Olá anonima,

    Em primeiro lugar bem-vinda à nossa comunidade, em segundo - faça parte dela, registe-se no google e adira a este novo site. Deixe de ser anónima.

    Em segundo lugar - as arritmias cardiacas de que isso fala são fibrilhações ventriculares e coisas piores. Há montes de arritmias que não fazem nada. Os "pulos" são uma delas.

    Prolapso também tenho. Montes de gente tem.

    Já consultou um psiquiatra?

    ResponderEliminar
  37. Ja me registei :) e poderia me explicar o que sao fibrilhaçoes ventriculares?

    ResponderEliminar
  38. Quando tem um enfarte, a arritmia é a tal fibrilhação ventricular. Ocorre quando o miocárdio não tem oxigénio, nomeadamente por estar uma coronária entupida.

    Nada com que alguém saudável se deva preocupar.

    ResponderEliminar
  39. Carregue no botãozito do Aderir a este site, na barra lateral. :)

    ResponderEliminar
  40. muito obrigada pela informaçao doutor ;)
    mais uma coisa, tenho andado com muitas dores de cabeça e tonturas, alguma confusao ao ler certas frases, coisas simples que demoro um bocado a "entender". Fui ao hospital devido as fortes dores de cabeça e o doutor fez-me cruzar os meus braços e apertar as maos dele, seguir o dedo dele, apontou uma luzinha para os meus olhos, mandou-me de olhos fechados tocar na ponta do nariz e ainda me mandou ficar de braços estendidos em frente e deu-me um ligeiro empurrao.. depois disto eu perguntei se podia ter algum tumor ou algo do genero, ele disse "Impossivel, descanse.. depois dos exames que fiz teria detectado algo"
    é mesmo assim dr ?

    ResponderEliminar
  41. Repara lá Joaninha,

    O Médico não tem razões nenhumas para te mentir.

    Ele testou várias zonas do cérebro com esses exames físicos. Ele garantiu que no momento nada se passava - É para isso que servem as urgências - para detectar e tratar as coisas do momento, emergentes, urgências.

    Se ainda não foste ao médico por causa disto vai - para descargo de consciência - agora se já foste e não deu em nada, começa a mentalizar~te que tens uma doença sim, mas ansiosa.

    Um beijinho

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  42. Bom dia, drº
    Chamo-me Tiago e tenho 33 anos.
    Independentemente de ser um ser saudável desde que o meu avô faleceu de cancro e desde o nascimento dos meus filhos +/- 5 anos que comecei a ter ansiedade extrema, levando-me algumas vezes ao hospital ( ilusão de ataques de coração, cancros , etc...) provalmente sim tenho medo da morte (mesmo sendo crente na energia, etc). ja fiz tratamentos quer de base convencional quer " complementar". à cerca de um ano e meio, no meio de mais uma apalpação em busca de algo para chatear, descobri um ganglio no pescoço de pequenas dimençoes < 1mm, fui logo a correr a varios medicos, exames para aqui e para ali num ano ( 2 ecografias tecidos moles , 2 rx torax , hemogramas(por norma faço de 4 em 4 meses pois sou dador de sangue)) todos os medicos me disseram para nao estar preocupado pois nao se tratava de nada de anormal. Mesmo com essas respostas tenho a sensação que nao me bastam pois mesmo nao aumentando de tamanho e nao havendo qualquer tipo aparente de alteração eu tenho sempre o sentimento de SOFRIMENTO que tenho uma doença grave ( Cancro ) . Sei que sou uma pessoa extremamente ansiosa e que nem sempre me consigo transmutar esses pensamentos.
    Após mais um dia de palpação cá esta ele, nao ficando contento lá liguei eu para um cirurgiao amigo para mais uma consulta, será q é desta que irei ficar tranquilo?
    Gratidao pela atençao.
    Tiago

    ResponderEliminar
  43. Olá, penso q ja me tornei seguidor . GARM
    Ps. Gosto de viver, mas sinto que me esta a passar mta coisa ao lado, mesmo tendo filhos e esposa fantasticos.
    Abraço de Luz
    Tiago 33 anos

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde Dr, sentir tonturas pode ser sintoma de ansiedade? sttou com muito medo.. sera porque como pouco? do calor? o que recomenda?

    ResponderEliminar
  45. 0la Tiago,

    Bem-vindo à nossa comunidade. Folgo por saber que está tudo bem fisicamente.

    Respondendo à sua pergunta, não, não vai ficar tranquilo :) Se nao for esta a preocupaçao será outra. Penso que no seu caso deveria optar por Terapia Cognitivo-Comportamental. Estou a escrever um livro de auto-ajuda sobre esse tema, infelizmente nao sei para quando sairá pelo que lhe recomendo a pesquisar no google CBT Therapy in Panic Disorder se souber inglês, há óptimo material.

    Alguma duvida, ou qualquer coisa, disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  46. 0la anonimo,

    Pode sim, não sei o que recomende pois a informaçao foi escassa.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  47. Boa noite Dr, é normal andar a sentir, nao sei muito bem como explicar, o coraçao cansado? ja alguem sentiu isso ?

    ResponderEliminar
  48. Ola Joaninha,

    Isso é mais do mesmo.

    Os sintomas vao aparecendo, desaparecendo, novos, velhos... Vá por mim e consulte um psiquiatra. ;)

    Mas alguma duvida disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  49. quando tusso vem-me sabor a sangue.. mas nao deito sangue.. ja fiz um raio-x ao torax.. e estava tudo bem. se fosse algo grave seria detectavel no raio-x ?

    ResponderEliminar
  50. Ola Joaninha,

    Teria sido detectado sim! Olha, já marcaste ou foste ao psiquiatra?

    Um beijinho, dispoe sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  51. Primeiramente, parabens pelo trabalho, precisamos de mais pessoas que nem o sr. De verdade. Conheci hoje o blog.


    Doutor, é possível desencadear sintomas de uma determinada doença, simplesmente por pensar a todo momento que está contaminado? Tenho histórico de TOC, e sempre pensei muito. Meus pensamentos chegam a me atropelar. O que você acha? Pois estou preocupado com HIV. Desenvolvi Candidiase, e pelo que pesquisei, isso é um forte sinal da doença.

    ResponderEliminar
  52. Complementando, eu tive uma relação duvidosa a cerca de 2 meses, depois fiquei preocuopado, e me sinto fraco, com dores em articulações, e a candidiase apareceu faz cerca de 1 semana. Sou fumante. A cerca de 1 semana fiquei gripado, com dor de garganta que durou 6 dias. Não tive febre, só os sintomas de uma gripe. As vezes suo de noite. Gostaria de saber o que faço, se o fato de eu pensar tanto pode ter agravado alguns sintomas, até que ponto isso é verdadeiro? Candidiase tem cura? Enfim, acho que é isso... fui eu que postei o comentario acima.

    Obrigado, João Anonimo

    ResponderEliminar
  53. a relação duvidosa que me referi, foi com uma profissional e a camisinha estourou.

    ResponderEliminar
  54. a , a candidiase é oral, dentro do labio superior e inferior. Esta é a ultima, prometo.

    ResponderEliminar
  55. Ola Joao Anonimo,

    Bem, isso já passa a fronteira de qualquer conselho que possa dar. O unico conselho que lhe posso dar é que vá ao médico o quanto antes e conte tudo o que aconteceu.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  56. Joaninha, vai por mim, ir ao psiquiatra é a opção correcta :)

    ResponderEliminar
  57. oi dtr sinto meu coraçao acelerado sempre, principalmente quando subo escada e quando to andando normal fico ofegante e muito calor no corpo muito mesmo, estranho fiz o ecocardiograma bidimencional com dopper collor e deu assim prolapso copetente da valva mitral ai o clinico falo q nao é necesasrio remedio mais sinto frequente se eu tivesse alguma tipo de arritimia no exame iria constar ou ate mesmo se tenho lgum problema grave pois tenho medo é necesasrio fazer holter 24 horas ou nao é necesasrio posso ficar despreocupada aguardo anciosa e obrigada pela atençao

    ResponderEliminar
  58. Erica,

    Esse exame é excelente. Confie no seu médico.

    ResponderEliminar
  59. Boa tarde Dr! Fico muito contente/aliviada por encontrar este blog visto que ajuda sempre percebermos que não somos os únicos e ver as opiniões das outras pessoas. Sinceramente só esse facto já me fez sentir melhor em relação à ansiedade!

    Há 2 anos tinha muitas dores no peito (quase insuportáveis) e eu passava a vida no centro de saúde/hospital a pensar que me ia dar alguma coisa. Sempre me disseram que se tratava de ansiedade mas eu nunca acreditei e comecei até a revoltar-me em relação aos médicos. Tomei Livetan (que me foi receitado uma das vezes) durante um mês e não me fez nada até que me receitaram Sedoxil para S.O.S (a única vez que tomei metade dormi umas 12h horas seguidas portanto nunca mais lhes toquei porque não quero andar dopada).

    Passado uns tempos aceitei que isto seria ansiedade e consegui ultrapassar por 1 ano esse problema. Mas comecei a ter outros sintomas como os descritos aqui. Estar sempre atenta ao meu corpo, entrar em pânico quando o coração acelerava e pensar que tinha mil e uma doenças (incluindo o pesquisar no google que tenho perfeita noção que é parvo mas uma pessoa neste caso parece que ás vezes finge que não sabe). Nunca quis contar a ninguém como me sentia na realidade por vergonha. Apenas dei a entender um pouco ao meu pai porque sei que ele é hipocondríaco e comecei a convencer-me que o era depois de ele concordar algumas coisas comigo...

    Ontem tive mais um dos meus ataques de pânico (iguais a este (http://www.youtube.com/watch?v=7yWEXunTYnA e que são frequentes, todos os dias!) a ver um filme e desatei a chorar por estar farta desta situação e por isto me estar a sugar a vida! Não consigo estar bem em lado nenhum, com ninguém e o meu namorado como já passou isso com a mãe entrou em pânico também ao perceber que poderia passa-lo de novo o que me assustou bastante.
    Não quero destruir a minha relação com ele nem com ninguém e quero viver sem preocupações e poder estar a conversar com alguém sem pensar que me dói a mão, braço, pescoço e afins.

    A minha pergunta na realidade é se isto tem cura e se é fácil. Eu estou disposta a fazer tudo para ultrapassar isto! Já vi por outros comentários que devo ir a um psiquiatra e é isso que vou fazer já segunda feira. Mas queria saber se há realmente cura e se vou conseguir ultrapassar isto ou se me vai acompanhar toda a vida.

    Obrigada *

    ResponderEliminar
  60. dt passei no pisiquiatra pq ja fiz alguns exame hemograma completo eletro da cabeça e deu so nervosoe no ecocardiograma bidimencional com dopper so deu prolapso ai medico falo pra mim marcar pisiquiatra marquei e ela passou uma formula pra mim fazzer q citalopram 10 mg ,mais topiramato 15 e quetiapina 12,05 é muito forte q o senhor acha desse remedio pois tenho medo de tomar e me fazer mal pois preciso de ajuda me sinto todos os dias com o corpo muito quente começo a suar pode ta o frio ou calor e começa a me dar uma queimaçao na cabeça o meu pescoço fica dando umas repuxada uma sensaçao ruim dificuldade pra respirar e medo de me da um troso sera que é tudo da minha cabeça mais enfim o q acha desse remedio e se quem tem prolapso pode tomar

    ResponderEliminar
  61. oi dt so tenho a agradecer por ter pessoas com o senhor q nos ajuda a ficar mais tranquila mais enfim gostaria de saber qual exame pode descobrir se tenho alguma veia intupida obrigada aquardo a resposta

    ResponderEliminar
  62. Ola Joana,

    Fez muito bem em aceitar o conselho de ir ao psiquiatra. É o caminho certo a tomar.

    Falar de cura no Transtorno de Panico é complicado. É relativamente fácil chegar ao ponto de não ter ataques e de se viver bem e sem restriçoes, mas dizer NUNCA MAIS é algo que é um pouco surreal. O tratamento é fácil, a cura é difícil, se é que me faço entender.

    Entretanto mandar-lhe-ei uma mensagem pelo facebook, assim que tiver mais tempo, a melhor abordar a situaçao.

    A cura é feita por terapia cognitivo comportamental, mas é dificil e exige muita coragem.

    Um cumprimento

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  63. Olá Anonimo,

    Acredite no Psiquiatra e faça essa medicação. É possivel que nos primeiros dias ande pior, mas depois vai melhorar rapidamente. O prolapso nao afecta em nada.

    O exame que fez permite ver isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  64. Meu nome é Adriana, Doutor descobri que tinha prolapso da valvula mitral aos 18 anos. Com as discuçoes dos meus pais em casa comecei a ter ataques de panico, palpitaçoes, sensaçoes de desmaio.. Comecei a ficar muito nervosa e com medo de tudo.. Entretanto algum tempo passou os meus pais se separaram e eu fiquei melhor.. Agora com 20 anos fiquei gravida e nao passei uma gravidez muito boa, contudo minha filha nasceu e desde ai tenho passado muito mal.. Tenho muitas dores nos braços principalmente no braço esquerdo, as vezes sinto picadas no peito do lado do coracao, sinto muitas arritmias o coraçao dispara muito, tenho muita muita ansiedade nem consigo adormecer, tenho muito medo de morrer, fico muito aflita. Existe alguma coisa que possa tomar para aliviar a minha ansiedade? Isto é normal? Acho que estou com depressao. Tenho muito medo de morrer assim tao nova. Doutor ajude-me. Obrigada

    ResponderEliminar
  65. E ja agora se tomar algum anti depressivo ou ansiolitico afecta em alguma coisa o coracao?
    Adriana

    ResponderEliminar
  66. Ola Adriana,

    O que aconselho é a fazer exames para descartar algo fisico, e a partir dai prosseguir para o psiquiatra.

    Ansioliticos e anti deprissivos, se prescritos, nao têm nenhum efeito nefasto para o organismo. O psiquiatra nao lhe receita nada prejudicial. Nao ha que ter medo.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  67. Olá Dr, que maravilhoso foi encontrar o seu site... sou brasileira e assim como a história relatada por Tiago, sempre acho que posso ser uma vítima de câncer (cancro em Portugal), já tive pânico há 6 anos atrás, tomei medicação controlada por 3 anos, tenho 2 filhos (de 3 e 10 anos) e há cerca de 1 mês, fazendo um check-up geral, fiz a besteira de solicitar um CA-125 para o Médico, pois minha sogra que já teve cancro no ovário há 12 anos sempre fala nesse exame, então resolvi pedir e, desde então começou o meu fardo, houve uma alteração (limite 35, o meu deu 46.4), comecei a entrar em pânico, hoje em dia controlo muito bem os sintomas físicos e não me

    ResponderEliminar
  68. Continua... assusto com eles(taquicardia, sensação de estar fora do corpo, sensação de que vou infartar,não me assustam mais e logo controlo), mas o pior é o pensamento contínuo, apavorante e negativo que me assola noite e dia, quase me transformando em um vegetal, fico arrazada como se já estivesse condenada a morte... fiz todos os exames (Ultrassom transvaginal, abdomem total, ressonância magnética, tomografia computadorizada,repeti o CA 125 (que ficou em 59.3 no período mentrual e me assustei mais ainda), o restante tudo estava normal, nenhum sinal de cancro, apenas uma leve endometriose que justifica o aumento do CA 125 e gordura no fígado (esteatose hepático, detalhe: Sou magra, não bebo e nem fumo... vai entender...) estaria bem se o start do pânico não tivesse sido acionado, mas, como o senhor mesmo disse ao Tiago, eliminando um problema, buscamos outros e outros e outros... agora, essa semana comecei a ter uns formigamentos leves nas mãos (ou só fui perceberbê-lo agora) e alguns espasmos esporádicos e rápidos nos músculos da coxa, batata da perna e braço e sei que tudo pode ter haver com o stress que o pânico ou a hipocondria causam, mas, já fui pesquisar o pior na internet e agora estou quase tendo um surto por achar que posso estar com ELA (esclerose lateral amiotrófica), não satisfeita vou nas piores doenças e, nesse caso não sei como tirarei isso da cabeça porque o exame e o diagnóstico são vagos e imprecisos.
    Me ajude Dr. e desculpe também pelo texto enorme, mas, agradeço a Deus por ter encontrado um lugar que respondem.
    Será que posso ter ELA? Estou apavorada!

    ResponderEliminar
  69. Continua, esqueci de dizer que tenho 39 anos, casada e dois filhos.
    Agora pela manhã estou sentindo o meu corpo todo estranho, como se estivesse tremendo por dentro(por incrível que pareça me sinto melhor a noite, pois o dia faz parte de uma luta diária de investigações de possíveis doenças fatais que me faço acreditar que tenho).
    Continua...

    ResponderEliminar
  70. Além da tremedeira, em partes diferentes do corpo, nos músculos, sinto uns espasmos rápidos e, quanto mais penso que posso ter uma certa doença, mais os sintomas me aparecem (quando estava preocupada com os ovários por causa do CA 125, sentia dor, agora que foi esclarecido a dor passou), cismei que posso ter ELA(há 1 mês morreu um Jornalista famoso aqui no Brasil dessa doença, Rodolfo Fernandes, novo, muito novo), estou desesperada... é possível isso? Ter os sintomas físicos de alguma doença que nem se sabe se tem mesmo, só por acreditar que tem?

    ResponderEliminar
  71. Ola Cris,

    Bem-vinda à comunidade do Hipocondriaco.

    Cris, os casos em que mortes de pessoas novas sao publicitadas são sempre casos que fazem casos psiquiatricos às centenas, não tem noção, sempre que morre alguém novo e famoso há nos meses e anos seguintes uma correria aos psiquiatras. O seu caso é muito natural.

    Em primeiro lugar os sintomas que descreve são tipicamente de ansiedade. Em segundo lugar friso que fez exames médicos e que os resultados foram bons, sendo que as alteraçoes sao plenamente justificáveis pelo que o clínico lhe mencionou.

    Penso que está a cair outra vez no ciclo vicioso do panico com sintomas diferentes. Um conselho muito muito importante, vital até - não procure doenças na net, nem sintomas. Estou farto de explicar porquê neste site, decerto já viu a explicação nos comentários acima. Não o faça, páre, por si!

    Depois, penso que era uma boa visitar o psiquiatra de novo e contar-lhe desta recaida, provavelmente nao precisará de fazer um tratamento tão aprofundado como da primeira vez, mas talvez seja preciso uma leve medida.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  72. boa noite estava aqui no pc tranquila derrepente meu coraçao bateu muito forte e rapido por alguns segundo pensei que ia da um troso !! me tire uma duvida tenho presao normal ,colesterol tambem a unica coisa q tenho é prolapso q foi detectado no eco tem como me da parada ou coisas assim se ta tudo normal nos exames!! pois agora fiquei com medo depois do que aconteceu obrigada

    ResponderEliminar
  73. Ola,

    Você tem a mesma probabilidade de ter paragem cardiaca de qualquer outra pessoa. O prolapso é inofensivo. Tem de conseguir lidar com o facto de que toda a gente tem uma ifima possibilidade de morrer subitamente, mas tem TODA a gente, nao e so voce nem eu.

    Esta pergunta que fez é traiçoeira, pois para ser verdadeiro tenho de responder que sim, existe possibilidade. Mas como existe para você existe para os outros, o que não existe é possibilidade acrescida.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  74. eu de novo dt !!como o senhor disse todos nois temos possibilidade mais esse batimento forte e rapido por alguns segundo é normal ??
    posso ficar tranquila

    ResponderEliminar
  75. Boa noite Doutor, ontem a meio das aulas, parece que me custava a respirar e depois apercebi/me que o meu nariz estava mesmo obstruido. Nao entupido, apenas nao respirava bem, mas nem estava constipada, algo o obstruia. Depois lembrei/me que todos os dias tenho expectoraçao e comecei a ficar preocupaada, nunca liguei muito pq sempre me acompanhou isso do muco na garganta, mas fiz uma pesquisa no google e deparei/me com Fibrose cística e fiquei com muito medo! Outra coisa, hoje senti o meu cora;ao muito acelerado! sem motivo aparente.. estava na sala de aula e de repente aconteceu! fiz uns exercicios de respira;ao e consegui controlar! mas n entendo pq o cora;ao disparou assim de repente sem eu estar preocupada nem nada. Aguardo pela resposta

    ResponderEliminar
  76. Ola Joaninha,

    Sejam ataques de panico sejam picos de ansiedade, muitas vezes surgem sem aviso prévio, o que causa ainda mais ansiedade nos pacientes. 90% dos picos de ansiedade e ataques de panico surgem quando nao se está a espera. Poderá ser isso ou uma extra-sistole, que acelera momentaneamente o coraçao.

    ResponderEliminar
  77. oi dt eu ja estou tomando o remedio que o pisiquiatra passou pra ansiedade que é esses sintomas q sinto parece que mew falta ar e corpo muito quente derrepente saio de mim pois vem um calor sobre mim q sobe pra cabeça é orrivel so tenho 24 anos e a pisiquiatra disse q é ansiedade nao consigo me sentir bem todos os dias ai dt to tomando o remedio que é um aformula feita tres em um citalopram 10 mg topitamato 15 mg e quetiapina 12 , 05 hoje é o quarto remedio e me sinto pior q tava maos suando muito e mais disinqueta sera quanto q começa fazer efeito pra passar essa ansiedade pois ja estou querendo desistir aguardo a rresposta

    ResponderEliminar
  78. boa noite, tive uma dor no coraçao, mas é daquelas que acho que é normal as pessoas terem (tenho essa ideia), descrevo: ao inspirar muuito profundamente parece umaa picada no peito, e passado um tempo para. Acho que é dor muscular nao sei, esclareça-me Dr. É uma dor que quando ocorre, tentamos nao respirar tao profundamente pq parece que o coraçao explode se o fizermos. Ja tive essa dor e amigos meus tambem, mas costuma passar logo. Ontem deu-me essa dor quando acordei, e até à noite nao passou! Hoje acordei e ja nao doia ao insiprar fundo. Nada. Mas ao rir-me as gargalhadas doeu tanto que tive que parar. Nao sei o que é. Agora so doi ao rir! sera muscular ?

    ResponderEliminar
  79. ola doutor..tenho uma pergunta..li seus comentarios..e tenho uma duvida..ou uma preocupação..ja falei isso varias vz...e pra variar..eu fiz outro exame ecocardiograma..e esta com resultado normal..embora ainda sinta algumas dores no peito..queria saber doutor q se essa dor fosse de algo sobre coração um exame desse era sufuciente para diagnosticar? e doutor outra duvida..o q me assusta agora..e muito..eh q amanha dia 8 passarei por uma situação q eh daquelas q sempre evitei..por ser uma coisa q normalmente deixa todas pessoas ansiosa..e como eu sou muito ansioso..estou com medo q em mim..seja pior...q vou ter uma ansiedade absurda q ai sim pode me dar um problema subito de coração..queria q o senhor falasse sobre tudo isso q eu falei..obrigado doutor..
    george

    ResponderEliminar
  80. Ola Anonima,

    É muito natural demorar a fazer efeito. Demora por norma 15 dias, sendo que na primeira semana a pessoa tem a sensação que está pior.... deixe passar os 15 dias e depois fale comigo outra vez,

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  81. Joaninhaaa,

    Isso não é dor no coração, nem tem nada a haver com dor no coração. Isso é uma dor musculo-esquelética que ocorre quando estão doridos os músculos internos junto a caixa toráxica. Para ti que és nervosa e respiras mal - resultado da ansiedade - dá-te mais vezes.

    Para quando esse psiquiatra?

    Beijinho,

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  82. George,

    Fico contente por ires enfrentar uma situaçao dessas. A pior coisa que podes fazer é fugir dessas situações!

    A propósito, já disse muitas vezes que os nervos não matam! Vai ser desconfortável mas vai sobreviver! Hehe

    Dor cardíaca tem a haver com isquémia... isquémia aparece em qualquer electrocardiograma a maior parte das vezes - quando nao aparece aparece de certeza na prova de esforço - quem já fez as duas tá safo.

    Depois diga-me como correu.

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  83. A propósito pessoal da comunidade,

    Eu demorei desta vez um bocadinho mais de tempo na resposta porque tenho andado a trabalhar muito mesmo. Peço-lhes as mais sinceras desculpas.

    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  84. Obrigada Doutor. Pois ando a pensar seriamente nisso! Obrigada

    ResponderEliminar
  85. ola doutor...obrigado pela resposta..mais confesso q ainda estou muito preocupado ansioso..ainda mais q li links q mostra q isso eh um medo real..q tem chance sim..sim doutor..espero mesmo q consiga passar por isso..e ter a oportunidade de te encontrar on line pra te conta como foi..um abraço existe alguma coisa q posso fazer pra me ajudar na hora a nao ficar muito ansioso a ponto de me infartar..rivotril q tomo..eh bom pra essas horas?

    ResponderEliminar
  86. Dr, peço licença para escrever aos leitores:
    Olá pessoal...Venho até aqui simplismente para desabafar pois sei que todos aqui passam por problemas parecidos ou iguais e acho importante lermos os relatos de outras pessoas, assim não nos sentimos sozinhos nessa luta.
    Sou brasileira, tenh0 23 anos, casada e tenho 1 filho de 1 aninho!
    Desde os meus 18 anos sofro com medo de doença, mas quando isso começou, era totalmente controlável, o medo vinha e eu já focava em outra coisa e esquecia...vivia normalmente.
    Me formei em enfermagem e vi muitos casos terríveis durante os estágios e a cada dia, ficava mais assustada, mas ainda assim, controlada.
    Meu pai adoeceu em 2009 , teve cancro no pulmão, emagreceu tanto que tínhamos que carregá-lo no colo, aquilo me assustou demais (IMPORTANTE: a vida toda meu pai foi hipocondriaco, morria de medo de ter cancro e nem gostava de falar essa palavra, e olha só, ele morreu disso)
    Comecei a trabalhar num instituto de câncer , eu ficava na quimioterapia, esse foi outro fator que me deixou mais assustada ainda...eu ficava lendo as fichas dos pacientes e vendo quais foram os sintomas de cada um até descobrir o cancro e tudo que eu sentia, eu associava a essa doença.
    Saí dessa clinica pq nao aguentava mais o medo constante e larguei a profissão.
    Me dediquei a cuidar da casa e do marido.Engravidei e tinha muito medo de morrer no parto , no pós parto...tinha medo de perder meu filho, horrível...
    Há 5 anos luto contra meus medos de morte, de doença...
    Hoje, olhando pra trás, vejo o quanto eu piorei...além do medo, eu tenho crises de pânico, tremedeiras, parece que me falta ar, que vou ficar engasgada com a comida, coraçao acelera...MUITO TRISTE ISSO!
    Meu marido, coitado, aguenta tudo isso, me ajuda,mas sei que ele deve estar cansado disso !
    Tem dias que coloco o termômetro diversas vezes, verifico minha pressão arterial com frequência .
    Pesquisava muitos sintomas na internet mas estou lutando pra parar...
    Tem semanas que vou ao hospital mais de duas vezes.
    É muito sofrimento!
    Bom pessoal, eu quis desabafar com voces, porque sei o quanto é dificil sentir que somos os unicos a sentir essas coisas...
    Fico observando as pessoas a meu redor...quando tem alguma dor, tomam um remedio e pronto.
    Eu, quando tenho alguma dor, fico desesperada, sempre pensando no pior.
    Que Deus nos ajude a superar isso tudo!
    Dr, obrigada pela iniciativa do blog.

    ResponderEliminar
  87. Olá anônima brasileira, tbm sou do Brasil e digo à vc que entendo perfeitamente o que está sentindo, aliás, todos nós que estamos por aqui e esse é o 1º site onde me sinto confortável para compartilhar e sempre com a certeza de que o Dr. vai nos responder... continuemos unidos, pois funciona como uma terapia.
    Preciso melhorar de qualquer jeito, tenho dois filhos (3 e 10 anos) e na 1ª crise séria que tive meu marido me apoiou e ficou assustados, mas, desta vez, sinto que ele não quer se envolver e que fica muito incomodado, ele está frio comigo e fazendo pouco caso do que estou passando.

    ResponderEliminar
  88. ESPASMOS MUSCULARES (FASCICULAÇÔES)... QUEM TEM?

    Olá DR. conforme sua orientaçao anterior já fui ao Psiquiatra e já estou tomando Paroxetina pela manhã e Rivotril a noite há 11 dias (exatamente a mesma medicação que me deixou 100% há 6 anos atrás), no início os sintomas aumentaram um pouco,mas, agora sinto-me bem.
    A única coisa que ainda me preocupa e acaba por atrapalhar a melhora são esses espamos que tenho sentido... se fosse nas pálpebras não me preocuparia, mas, são justamente nos braços, coxas e abaixo da batata da perna.
    Percebí tbm que depois da medicação diminuiu e melhorou muito e nunca foi um espamo doloroso ou demorado, apenas um pulinho de milésimo de segundos.
    Marquei uma eletroneuromiografia e gostaria de saber se esse exame é eficaz para descartar ELA.
    Obrigada, Cris

    ResponderEliminar
  89. Olá George,

    Não infartas, não é um medo real e ninguém morre de ataques de pânico, nunca morreu nem morrerá, independentemente do que lês.

    Fala com o teu psiquiatra para saberes o que tomar em SOS no teu caso

    Um abraço

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  90. Cara Anónima,

    Um muito obrigado pelo seu testemunho. É para isso mesmo que o site serve, para que se ajudem uns aos outros, partilhem experiencias e etc...

    Compreendo o seu caso, e é similar ao de muitos, não desespere e lembre-se, aqui estamos todos no mesmo barco.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  91. Cris,

    Em relação ao seu marido primeiramente a apoiar e agora se mostrar mais frio - não é que não se importe, ou que já se tenha cansado, mas é o não saber como lidar com a situação.

    Proponha-lhe que a acompanhe uma vez ao psiquiatra para que ele possa no fim da consulta falar em privado com ele para que este lhe explique como deve agir consigo da melhor maneira, tenho a certeza que ele concordará.

    Musculos a latejar é perfeitamente normal. Esse exame é optimo, mas nao sei se seria necessario. De qualquer maneira vá lá para descartar, mas evite pedir exames desnecessarios, pois andar num lufa-lufa de exames é coisa que so a vai centralizar no seu corpo.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  92. Doutor, tenho notado nas minhas fezes pequenas manchas brancas, devo preocupar-me? o que pode ser?

    ResponderEliminar
  93. Olá Dr.
    Ultimamente tenho sentido dores musculares no pescoço e ombros e em especial nos pés. Quando estou sentado ao PC piora e ao levantar sinto alguma dormensia mas passa ao fim de meia duzia de passos. Será provocado pelo Stress e anciedade ?

    ResponderEliminar
  94. Ola Ricardo.

    Isso escapa completamente da minha área!

    ResponderEliminar
  95. Ola Rui Pedro,

    Olha, não há nada melhor para os músculos ficarem rígidos e doridos que conduzir e estar ao PC. Com ansiedade é claro que aumenta a rigidez. Se passas muito tempo a conduzir ou ao PC tenta parar de hora a hora para mexer um pouco o esqueleto durante uns tempos que melhoras de certeza.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  96. Tomar magnesio com vitamina b6 ajuda ? e alguma coisa mais natural além de mexer mais o corpo ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  97. Ola Rui,

    Não penses em tomar nada, pois isso são dores que não te causam um incomodo por aí além certo? Entao mexe-te e deixa o corpo habituar-se ao esforço.

    Abraço

    ResponderEliminar
  98. ola doutor, TO VIVO!!!! doutor impressionante foi o panico e nervicismo so ants, na hora nem me conheci de tao calmo eu esta( mais tbem tomei remedio homeopatico de 15 em 15 min) doutor foi sabado passado, mais passou deixei de lado o rivotril mais por esquecimento mesmo, dai uma semana sem, fiquei ansioso e com crise hj, impressiomante que mesmo uma pessoa q ja teve varias crises, quando tem nao reconhece e tem ideia de que eh algo fatal neh, complicado isso, tive falta de ar e tal e achei q ia morrer

    ResponderEliminar
  99. Boa-noite.
    Tenho 16 anos e já à alguns dias que tenho dores na parte de trás da cabeça, nas têmporas e na testa e pontadas. Além de ter os olhos sempre cansados. Tomo panasorbe mas não faz efeito.
    Já pedi para ir ao hospital, mas devido à ansiedade e ataques de pânico que já tive, toda a gente diz que é cisma.
    O que poderá ser? começo a ficar nervosa com as dores de cabeça.

    ResponderEliminar
  100. ola dt eu de novo do remedio q é a formula feita com citalopram 10 mg topiramato 15 e quetiapina 12,05 bom dt como tinha dito q na primeira semana estava pior q estava pois estava muito mais aguniada a chando q ia morrer o sh falou pra eu esperar 15 dias e se passou estou da mesma forma sem tomar o remedio nao vi diferencia pois ainda me sinto mal mais nao como eu estava na primeiras semanas sera q devo continuar q vou ter mais melhoras pois o q to tendo é muito dor de cabeça e a presao sempre esta 14 ,08 ou 13 por 07 minha presao antes de começar o tratamento era 12 por 08 espero mais um pouco q acha

    ResponderEliminar
  101. ola dt eu de novo do remedio q é a formula feita com citalopram 10 mg topiramato 15 e quetiapina 12,05 bom dt como tinha dito q na primeira semana estava pior q estava pois me sentindo sufocada aguniada e chorando muito parecendo q ia me dar um troço ai se passaram 15 dias ja nao estou como eu estava na primeira semana so que tb nao estou vendo melhoras os pensamentos negativos maos suando da mesma forma que estava me sentindo sem tomar o remedio to sentindo muita dor de cabeça e a presao antes de começar o tratamento era 12,08 agora esmpre esta 14 ,08 ou 13 ,07 o q acha devo continuar que com tempo vou melhorar aguardo

    ResponderEliminar
  102. Ves George,

    Enfrentaste e ganhaste. Vê se continuas assim, mas se tiveres ataques de vez em quando lembra-te que é normal, nao podes ganhar sempre... é normal, nao ligues segue em frente :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  103. Ola Ana,

    Se és a primeira a admitir que tens alguns problemas, porque nao discuti-los com um psiquiatra?

    Olha Ana, as enxaquecas não fazem mal nenhum e não passam com nada...

    Se calhar é isso. Ja foste ao medico por causa disso

    Um abraço

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  104. Ola Anonimo,

    Pode nao estar a adaptar-se bem ao tratamento, por agora mantenha, mas telefone ou fale com o seu psiquiatra e explique-lhe a situaçao para ele ver o que fazer.

    Um abraço

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  105. ola doutor, bom dia, estou num momento de fica rpra baixo com os sintomas q nao passam, mais marquei consulta com um psiquiatra conhecido por ttratar esses transtornos, doutor, hoje estava ate bem, estou me recuperando de uma forte gripe, da qual me deixou desesperado pensando q podia ser de outras doencas, hoje me deu um mal estar diferente, estava bem e nao estava ansioso e nada, mais derrepente senti minha boca e lingua amortecida, a ponto de incomodar e um mal gosto, isso pode ser tbem do problema de ansiedade, eu nunca tive esses sintomas, chega a dar esses sintomas tbem? obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  106. oi dt fis esse exame triiodotironina
    resultado 119 ng /dl
    tsh hormonio tireo estimulante ultra sensivel resultado 0,9710lu/ml
    t4total tetraiodotironina
    resultado 6,51ug/dl
    triglicerides
    resultado 78,7mg/dl
    hormonio luteinizante lh
    resultado 1,1mui/ml
    dosagem total colesterol
    resultado 178,0 mg/dl dt como esta esses resultado pois esta muito longe pra mim passar com o clinico pode me dizer sde deu alguma coisa ou esta tudo normal e pra q serve esses exames pois o medico passou mais nao disse pra q serveria aguardo fica com deus

    ResponderEliminar
  107. George, eu tinha isso também.

    É mesmo ansiedade ;)

    ResponderEliminar
  108. Olá Anónimo,

    Normalmente as análises têm os valores de referência à frente para veres se está tudo nos intervalos. É so ver se está de acordo com esses valores e voilá... já sabes o básico de interpretar análises :)

    ResponderEliminar
  109. oi dt eu sou a do remedio da formula ciatalopram 10quetiapina 12,05e topiramato 15 tem ja 26dias q estou tomando o remedio e nao estou vendo diferencia so melhorou o sono acho q vou parar dt pq nao tenho como passar mais pisiquiatra pois ja nao tenho o covenio continuo anciosa q remedio seria bom pra mim dt to quase opitando pelo rivotril pois as vezes acredito q nao é anciedade ppois nao esta passando me da uma soluçao q acha de eu parar

    ResponderEliminar
  110. ola dt td bem? gostaria q o sh me tirase uma duvida qual o lado certo de medir presao pq medi no lado direito estava 13,09 e do lado esquerdo 12,08 e se 13,09 esta normal pq direto esta ficando assim tire essa duvida boa noite

    ResponderEliminar
  111. sim vou dar uma olhada entaum nos exames pra ve se entendo!! mais esses exames é especificamente pra descobrir o que ???

    ResponderEliminar
  112. dt se eu parar de tomar o remedio por conta propria sem ir ao pisiquiatra o que pode ocorrer pois nao to vendo mudança sera q sem o remedio eu consigo vencer isso pois com ele nao ta me ajudando

    ResponderEliminar
  113. Ola anonimo do ciatalopram,

    Se a medicação nao esta a resultar consulta o teu psiquiatra e diz lhe isso, ele apresentará alternativa. Nao pares por conta propria, a ressaca é muita.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  114. Ola anonimo da pressao,

    Tanto faz num braço ou outro. A pressao só é fidedignamente medida com medidor de mercúrio. Esses electrónicos dão valores flutuantes, dai concerteza a alteraçao.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  115. Ola anonimo dos exames,

    Epa, tanto anonimo, se se registarem facilitavam-me a vida :)

    Os exames só o seu médico poderá dizer com que intuito foram pedidos.

    ResponderEliminar
  116. Olá doutor. Meu companheiro vem apresentando sinais sérios de hipocondria.

    Há muito tempo ele se preocupa achando que tem SIDA. Já fizemos todos os exames e comprovamos que não. No mais recente, após o exame, ele ficou bem. Mas já no dia seguinte na cabeça dele, ele acha que está com Raiva.

    Como eu devo agir? O que devo fazer pra que ele procure ajude profissional?

    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  117. Olá Anonimo,

    Bem, o melhor remédio para esses casos é sentar-se com a pessoa e ter uma conversa séria com ela. Mostre que o percebe, que o entende e que acha apenas que, para bem dele e da sua qualidade de vida, experimentasse ir ao psiquiatra.

    E que ficaria muito mais descansada se ele o fizesse.

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  118. oi dt eu do remedio citalopram 10 mg topiramato 15 mg quetiapina 12,05 como tinha dito q estou sem dinheiro pra passar no pisiquiatra pra pegar a receita o remedio acabou fui no ponto socorro ai o medico falou q nao era necessarioo topiramato e o quetiapina e nen sabe pq a dt passou pra mim ai passou citalopram 20 mg so que gostaria de saber se meu corpo vai sentir abistinencia pq vou parar com os outros

    ResponderEliminar
  119. a dt outra coisa me aconteceu minha menstruaçao esta atrasada a 6 dias sera q tem a ver com os remedios pois fui fazer exame beta cbg e a moça falou pra mim q deu uma alteraçao que nao da pra saber se é positivo ou negativo mandou eu voltar la daqui 5 dias pra fazer de novo mais pq essa alteraçao pode ser por causa do remedio eu tenho medo de estar gravida e ta tomando esses remedios o que faço dt

    ResponderEliminar
  120. boa noite, quando estava aqui no portatil deitada na cama, apenas apoiada pelo cotovelo, senti que o braço começava todo a latejar, logo passado 1 minuto.. ja tinha ssentido antes e tou c medo de ter problemas nos musculos ou ossos. parece que cada vez tenho menos força, quando agarro sacos das compras fico logo com as maos marcadas e doridas, sera ma circulaçao? :s

    ResponderEliminar
  121. Olá Doutor!!

    Descobre meu prolapso há 1 ano e meio. Desde então, meu pânico de doenças aumentou! Penso que fazendo um acompanhamento com um Psiquiatra, isso pode mudar. As minhas dúvidas são as seguintes: existe alguma relação entre a ansiedade ou medo com o aumento dos sintomas do PVM? Por exemplo, toda vez que fico mais ansiosa que o normal, ou com muito medo de algo, ou então até quando estou brava com algo, meu sintomas (falta de ar, palpitações) aumentam consideravelmente. Isso é normal? Outra coisa, qual a relação entre o PVM e a síndrome do pânico. Li em alguns lugares que quem tem PVM tem 90% de chances de desenvolver a síndrome e até mesmo a depressão. Ah! Aproveitando o espaço, lanço mais uma dúvida... quais os cuidados que nós, portadores do PVM devemo ter com a parte odontológica? O risco se apresenta somente em procedimentos cirúrgicos ou somente pelo fato de termos alguma cárie? Desde já agradeço a sua atenção! Felicidadesss!!!! Abraços:)

    VANESSA

    ResponderEliminar
  122. Erica, já sabe de alguma novidade se está grávida ou nao? Peço desculpa por ultimamente andar mais ausente mas tenho estado sem conecção.

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  123. Ola Joaninha,

    Nah, isso é normal e acontece-nos a todos.
    Especialmente agora com a chegada do frio, vai começar a acontecer-te mais.

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  124. Ola Unknown,

    Ainda nao se aceita cientificamente a relaçao entre PVM e Sindrome do Panico, ainda nao existem evidencias e a opiniao cientifica está dividida.

    Eu porém sou da opiniao que a relaçao é de que o PVM aumenta bastante as chances de desenvolver transtorno de panico.

    O perigo é mais quando se fazem cirurgias. O resto não é de preocupar.

    Disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  125. realmente dt rea os remedios q estava dando alteraçao pois depois q parei com os dois o topiramato e quetiapina desceu so to tomando citalopram 20 mg pois o pisiquiatra do ponto socorro falou q nao era necessrio os dois remedios e nen sabe pq a medica tinha me passado abraço

    ResponderEliminar
  126. A primeira vez que me lembro de ter um medo desesperado de doença deveria ter uns 5 anos. Meu tio morreu de hepatite e em um dia tomando banho, minha tia conversando com miha mãe sobre eu estar meio palido, minha tia perguntou para minha mãe: Rosa será que este menino não está com hepatite. Fiquei desesperado.
    Após isso, quant tinha mais ou menos 15 anos vi uma reportagem no fantástico sobre um menino que perdeu os movimentos de todo corpo. Dias depois acordei com o braço dormente e logo liguei a dormencia a doença que vi na TV, foi desesperante. Seguiram-se outros medos em sua maioria relacionados a problemas cardiacos. Sentia dores no peito e meu coração disparava.
    Teve também uma vez que transei com uma menina e logo após surgiu o Medo de estar com HIV, mesmo sem motivo para achar isso. EU me perguntava: E se ela tiver HIV, Ela ja deve ter saido com várias pessoas, etc...
    Uma vez na época da novela onde a Carolina Diekeman teve leucemia, vi que um dos sintomas era sangramento nasal, horas depois meu nariz sangrou, me desesperei e tive certeza que tinha a doença.
    Neste momento de minha vida estou com medo da doença do Reinaldo Gianequini, suo a noite e sinto que meus ganglios estão estranhos, vi que estes são um dos sintomas.
    Não converso sobre isso, tenho medo de ir ao médico e ele confirmar a doença, mas também fico pensando que quanto mais demorar pode ser pior. E também penso será que minha mente pode fazer eu sentir sintomas tão reais???? Apesar de todo este histórico, tenho muitas dúvidas e gostaria de uma opinião sobre tudo isso. Obrigado

    ResponderEliminar
  127. Dr., nem acredito que encontrei este blog, era o que mais precisava!

    Hoje tive a minha segunda crise aguda em um mês e fui parar na emergência do hospital.

    Na verdade, nem sei mais o que tenho. Se é Pânico, Ansiedade ou Hipocondrismo. Tenho os sintomas de todos.

    Também estou indo no Cardiologista e já fiz eletro, eco, holter e esteira, além de exames de sangue, urina e graças a Deus, até agora, nada foi identificado.

    Só que tenho sofrido muito nesse último mês (que foi quando tudo começou com mais força). Todos os dias tenho medo de morrer, acho que vou ter um infarto, sinto dores em todos locais do corpo e durante a crise, minha pressão oscila muito, sobe e desce, fico com um nó na garganta (hoje até senti falta de ar), um medo horrível de que algo ocorra, palpitações. Só que esses sintomas duram muuuito tempo, demoram pra passar.

    Vou no médico, mas preciso que o senhor me ajude, me diga se o que tenho é psicológico ou não. Estou com muito medo e isso está afetando a minha vida, já que todos os dias acho que tenho problema de coração e que vou morrer, nem consigo mais me divertir ou distrair.

    Por favor, me ajude, passo agora todos os dias com medo e várias dores, passando mal mesmo. E os sintomas estão se agravando, antes sentia só pontada no peito e palpitação, agora já sinto falta de ar, 'bolo' na garganta e sensação de desmaio.

    Estou com medo de me exercitar e morrer, não consigo mais me sentir bem em nenhum dia, então passei a tomar fitoterápicos, que ajudam, mas muito pouco.

    ResponderEliminar
  128. Olá Anderson e Anónimo,

    Respondo a ambos no mesmo post porque o que têm é a mesma coisa com apenas uma especificação diferente.

    No caso do Anderson vejo uma ansiedade generalizada provocada por vários eventos e que está a desembocar num transtorno de panico. Ainda se encontra num estado de ansiedade extrema com preocupações Hipocondriacas, mas se deixar arrastar vai desenvolver transtorno de panico como o que o Anonimo tem.

    Ou seja, anónimo, o que você tem é transtorno de pânico. Começou com ansiedade generalizada, (sem crises agudas), e como deixou arrastar ou poderá não ter valorizado desenvolveu-se um caso de transtorno de panico.

    Anderson esses sintomas mostram ansiedade extrema com preocupações Hipocondriacas. Pode reverter o seu caso facilmente - consulte um psiquiatra e explique-lhe o que me explicou a mim, o seu caso se for tratado já não trará problemas de maior.

    Anónimo, no seu caso o transtorno de panico já se instalou, como tal precisa urgentemente de ajuda psiquiatrica, pois esses quadros só pioram com o tempo e a fitoterapia não está indicada para os tratar.

    Consulte um psiquiatra, conte-lhe tudo e ele receitará alguma coisa que parará os sintomas do seu caso, permitindo-lhe voltar a ganhar controlo sobre a sua mente para melhor lutar com a doença.

    Qualquer duvida que um de voces tenha - contem comigo.

    Estou aqui para tudo!

    Um grande abraço e espero noticias.

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  129. Muito obrigada pela rápida resposta, Doutor.

    Só uma dúvida: será possível mesmo Pânico? Porque não tenho medo de sair de casa, pelo contrário, gosto de lugares movimentados e tenho pavor de ficar sozinha.

    Na verdade, tenho muito medo de morrer, qualquer dorzinha já acho que vou morrer e não gosto de ficar sozinha em casa, por exemplo, porque penso que pode acontecer alguma coisa e estarei sozinha, sem ajuda.

    Não consigo lembrar quando tudo isso começou, parece que veio à tona, de uma hora pra outra.

    Como tenho mente aberta, logo pensei que poderia ser Transtorno do Pânico, mas, como disse, gosto de sair de casa. Preciso ter sempre gente perto de mim, lugares calmos e sem gente me deixam muito apreensiva.

    ResponderEliminar
  130. Anderson, sei bem como se sente, tenho o mesmo problema que vc, acho que além do Pânico, sofremos de doenças psicossomáticas... quando soube do Gianecchini fiquei por horas pesquisando os sintomas do Linfoma Não-Hodkimna internet, mas, comecei a ter uns espasmos musculares (1º na batata da perna, depois em outras partes do corpo) e já fui eu ver o que poderia ser e me deparei com a pior das doenças do mundo que é a ELA (e eu que pensava que tinha cancerofobia, medo só de ter câncer), nesse meio tempo, me lembrei do que aconteceu com o Jornalista do O Globo Rodolfo Fernandes (morto pela doença) e, pronto, já encanei e comecei a achar que isso era um sinal, futuquei tanto a internet que já conhecí vários casos de ELA... e quanto mais alimento a idéia de ter a doença, mais sinto espasmos (fasciculações), por conta disso, já fiz o melhor e mais eficaz exame para detectar a doença (Esclerose Lateral Amiotrófica) que se chama Eletroneuromiografia e estava tudo bem, mas, não consigo aceitar o resultado pq acho que pode estar no início e por isso o resultado foi errado... é uma luta o que vivemos e a maioria das pessoas não entende... estou um pouco melhor porque entrei na medicação tarja preta há mais de 1 mês, porém, a paranóia sempre me assola, é bem provável que tenha que começar uma terapia, só que nessa época do ano (pelo plano de saúde) fica impossível encontrar um Psicólogo disponível.
    Força, pra você!

    ResponderEliminar
  131. Hoje em dia faço o possivel para me segurar e não procurar na internet sobre sintomas de doenças que tenho medo. Tomo paroxetina e acho que este medicamento está evitando que eu entre em panico como já aconteceu. Isso atrasa a vida da gente. Abraços

    ResponderEliminar
  132. Sempre penso, não sou louco, trabalho, tenho nível superior, estou bem profissonalmente. Será que mesmo assim eu posso ter este problema de sentir sintomas irreais que vem de minha cabeça????? Mesmo com meu histórico é dificil de acreditar.

    ResponderEliminar
  133. Anonimo,

    Medo de sair de casa é agoraphobia. Está a confundir.

    Disponha sempre

    ResponderEliminar
  134. Anderson,

    A paroxetina é uma grande ajuda, folgo que esteja a fazer tratamento.


    Disponha sempre

    ResponderEliminar
  135. Doutor, preciso de dicas para controlar a minha hipocondria =(

    Eu tenho 19 anos e a minha vida neste momento, baseia-se em umas semanas de boa disposição e outras de completo terror de que algo de errado se está a passar comigo. Eu tenho 19 anos, devia estar a viver a minha vida ao máximo, mas em vez disso estou constantemente preocupado com a minha saúde. A minha hipocondria, creio que se desenvolveu o ano passado, quando eu tive uma gasteroenterite. Ao inicio começei com dores de cabeça que não passavam e por alguma (muito estúpida) razão procurei na internet por casos iguais ao meu e foi ai que tudo começeu... Só encontrei resultados, para tumores cerebrais e outras doenças relacionadas. Fui a 1 médico que me disse que era uma virose e disse para fazer uma dieta "mole" à base de sopa e alimentos pouco gordurosos. Passei o dia seguinte bem, mas ao fim do dia começei a voltar a sentir as dores de cabeça e tive o meu 1º ataque de pânico. Disse aos meus pais que queria ir novamente ao hospital e na 2º vez um outro médico voltou a fazer o mesmo diagnóstico e receitou-me vários comprimidos, para enjoos, dores de cabeça e para a digestão. A partir nunca mais fui o mesmo. Qualquer sensação que tenho no corpo, é sinal de doença e por mais que tente afastar esses pensamentos da minha cabeça, é quase impossivel, pensar/fazer outra coisa.

    Eu não posso viver assim! Eu sempre fui um rapaz saudável (há uns meses fiz análises ao sangue e à urina e estava tudo bem), na minha familia não há historial de qualquer das doenças que me aterrorizam todos os dias, pratico exercicio fisico, alimento-me bem, não fumo... mas mesmo assim tenho de estar constantemente preocupado. Chego quase ao ponto da depressão em algumas ocasiões =(

    O que posso fazer no dia-a-dia que me faça pensar menos nisto? (de momento não estou disponivel para ir ao psiquiatra)

    ResponderEliminar
  136. qu8e bom saber que não sou a única no mundo com esses transtornos, eu me sinto cansada, qualquer sintoma e eu acho que vou morrer também, minha mãe sofree de sindrome de pânico, tem pavor de ter cancer, e eu cerscendo ouvindo isso, enfiei isso na cabeça, estava assistindo o gianechini dizendo que o cancer dele da garganta começou como alergia, pronto achei que estava tambem, ai só fico pensando nisso, tenho uma vizinha que esta internada com esquemis quase morreu, pronto acho que minha veias estão todas entupidas que a qualquer momento eu vou ser a proxima sinto ate dormencia nas pernas e nas mãos, e li que é assim que começa derrame cerebral, agora eu enfiei na cabeça que to com uma pinta na canela, que é cancer, ja começei sentir dor na batata da perna só fico pensando que não vou criar os meus filhos tem 2 bebes tenho 28 ano eu não quero orrer mas a morte não me sai da cabeça eu realmente sinto q meu corpo esta cansado dessas preocupações eu ja tive depressão uma vez, mas e3stava curada, enfim recebi um telefonema dizendo que o pai da minha amiga teve ataque do coração esta noite, ja estou eu em crise novamente, marquei psquiatra para o dia 12 vamos aguardar, eu sou casada, mas só fica na minha mãe, não fico com meu marido, por que sinto que ela vai morrer tambem, fico procurando caroço nos meus filhos, meu bwebe tem laringite valergica acho que ele vai morrer tbm de parada respiratoria...socorro só Deus para me ajudar, vejo as outras pessoas tão felizes por que não posso ser assim tambem.. não consigo nem fazer planos para o futuro, por que acho q vou morrer a cada segundo..

    ResponderEliminar
  137. Dr. Hipocondríaco, Joice e Anônimo (19 anos),
    Este site é maravilhoso, não só porque podemos trocar informações, mas, porque o maravilhoso Dr. Hipocondríaco nos responde prontamente, está sempre por perto e já sentiu na pele o que temos vivido.
    Não sei se leram o meu depoimento, o anterior a esse respondí ao Anderson, que também vive as mesmas coisas.
    É uma pena que muitos se identifiquem como anônimos, respeito isso, mas, seria muito melhor se trocássemos experiências sabendo o nome de cada um (aquelas pessoas com ELA, CÂNCER e outras doenças terríveis trocam informações se identificando... é claro que como uma boa Hipocondríaca estou sempre lendo os depoimentos deles... como sofro e me auto-flagelo com isso).
    Também tenho 2 filhos pequenos se eles tem uma febrinha já entro em pânico, todo ano faço uma série de exames de sangue neles e vivo procurando o que não tem nos corpinhos deles, qualquer manchinha roxa de pancada normal de criança me apavora, tenho 39 anos, sou casada (e como disse ao Dr. Hipocondríaco, meu marido não aceita bem essa situação) e é terrível VIVER (uma benção que Deus nos deu) saudável, achando diariamente que a morte está próxima.
    Estou tomendo Paroxetina e Rivotril, melhorei muito dos sintomas físicos (menos os espasmos musculares que continuam, mas, já fiz a Eletroneuromiografia, só que não estou confiando no resultado), mas, as paranóias não acabam.
    Será que terei que fazer uma terapia?
    Já perdi 9 quilos com tudo isso e só voltei a me alimentar por causa dos remédios.
    Que Deus nos abençoe e também ao Dr. Hipocondríaco que nos proporcionou este espaço.
    Fiquem na Paz!

    ResponderEliminar
  138. Anderson, você escreveu: "___ Sempre penso, não sou louco, trabalho, tenho nível superior, estou bem profissonalmente. Será que mesmo assim eu posso ter este problema de sentir sintomas irreais que vem de minha cabeça????? Mesmo com meu histórico é dificil de acreditar."
    Síndrome do Pânico com Agorafobia, Patofobia, Hipocondria, Cancerofobia (e todas as centenas de IAS que existem), acometem desde crianças (o filho de uma amiga minha de 9 anos tem), pessoas humildes, sem formação (nem informação), até Políticos, Executivos, Pilotos, Atletas, Artitas Famosos e por aí vai... Sou jornalista formada, trabalhei 10 anos no Jornal O Globo, tenho a informação nas mãos e, mesmo assim, quando o Jornalista Rodolfo Fernandes (do O Globo) morreu, mudei meu foco para ELA e , mesmo com Paroxetina e Rivotril (que controlam meus sintomas físicos) continuo com a fobia, chego a ter os sintomas da doença, mesmo tendo feito o exame mais eficaz para detectá-la, não acredito no resultado do exame... ás vezes penso como vc, como é possível ter essas coisas na cabeça, com ciência do que é e não conseguir tirar?
    E o pior é que não podemos nos abrir com qualquer um porque, quem não tem não consegue entender e acha que é maluquice ou que não temos coisa melhor pra fazer ou que queremos chamar a atenção.
    A maioria das pessoas nem ao Médico quer ir, porque não quer imaginar a hipótese de ter uma doença, quanto mais ouvir falar delas.
    É isso... Áh! Há quem diga que Darwin tinha Pãnico.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  139. Anónimo de 19 anos,

    Parar com os sintomas de ansiedade é relativamente facil, agora mudar maneiras de pensar é muito dificil.

    Se souberes ingles, com a tua idade ja deves saber, procura CBT Therapy for anxiety no google e lê sobre a terapia CBT, pois é o que ajuda a mudar a maneira de pensar.

    Dispoe sempre

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  140. Ola Cris,

    Obrigado pela intervençao e palavras gentis,

    Gosto muito que interajam uns com os outros, e sim sei o que custa ter estes problemas, senti na pele a angustia do panico e hipocondria durante muito tempo e estou convosco.

    Sao todos pessoas inteligentes e uteis para a sociedade, mas a sociedade exterior, diga-se de passagem, está-se nas tintas para vocês e para mim, pois para a sociedade nós somos apenas ligeiramente psicóticos ou mesmo maluquinhos, "é tudo frescura".

    É uma estupidez, sinto me a vontade hoje para partilhar algo convosco, algo que nao deveria porque nao ha provas e os estudos estao ainda a começar.

    Existe agora a teoria - nova e NAO provada, mas que me desperta bastante atençao porque eu proprio estou a considera-la - de que o transtorno de panico tem origem num erro ainda desconhecido na ligaçao entre cérebro e coraçao, por isso e que muita gente se concentra neste orgao. Este problema de ligaçao inofensivo causa apenas uma sensaçao errada de que algo está a falhar. É uma teoria como qualquer outra, mas parece-me um passo para começar à procura de algo fisico que cause estas mudanças além de alteraçoes hormonais. Pois um problema destes nao se trata apenas de uma maneira de pensar. Nao levem isto muito a serio pois é uma teoria embrionaria, mas é algo em que vale a pena pensar. Porque isto e sinal de que a sociedade começa agora a esgravatar um pouco de que se trata tudo isto, e cada teoria destruida se torna mais um passo para descobrir de que se trata isto e de provar de uma vez por todas que o pessoal de que isto vitima nao é apenas maluquinho.

    Eu estou aqui para voces.

    Disponham sempre

    Hipocondriaco

    Obrigado à minha comunidade por me fazer sentir que o que faço faz alguma diferença

    ResponderEliminar
  141. Olá Dr. e pessoal. Eu sou a anônima que já passou por aqui e comentou duas vezes.
    Bom, eu comecei a tomar hoje um fitoterápico chamado Ritmoneuran e vou tentar algumas técnicas para aliviar a ansiedade. Será que ajuda Dr.? Acho que vou ao Clínico Geral pra ver se ele me encaminha ao psicólogo ou psquiatra. Quero realmente ter certeza de que não é nenhuma outra doença. Já fiz vários exames (até cardiológicos) e não deu nada, mas rs. Tem dias que estou melhor, em outros eu acho que vou morrer mesmo sem motivo ou quando sinto alguma dor ou desconforto já acho que é alguma coisa séria. Não sei, mas tenho muito medo de morte súbita e infarto, e hoje me passou uma coisa nova pela cabeça: fiquei com medo de explodir alguma coisa por dentro, algum órgão, não sei o porquê.
    Ah, Cris também sou jornalista formada e acho que comecei a ter vários sintomas devido a correria da profissão (que eu amo) e muita informação ao msmo tempo.
    Dr., é possível que eu tenha pânico e início de hipocondria? Tenho 23 anos.

    ResponderEliminar
  142. Ola Anonima,

    Ainda nao se identifica e respeito isso, mas gostaria que se identificasse, para a conhecermos, para pertencer à nossa comunidade, para associarmos as suas histórias e quem sabe para poder ajudar alguém como já vi pessoas como a Cris fazer.

    Fitoterapia não dá em nada... Não faz bem nem faz mal. Não faz nada.

    É possivel ter ansiedade generalizada com preocupaçoes hipocondriacas que se pode estar a desenvolver para Transtorno de Panico sim. Vá então ao clinico geral, mas prefira psiquiatra ao psicologo.

    Cumprimentos e disponha sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  143. oi dt é verdade que se aliança ficar preta por dentro é sinal que seu organismo nao ta bom ou isso é mito

    ResponderEliminar
  144. oi dt entaum sou eu do remedio citalopram quetiapina e topiramato como eu disse pro sh eu so to tomando o citalopram 20 mg so ele to tomando 1 mes e 10 dias to bem melhor so q enves enquanto sinto os sintoomas é normal dt ou tenho q almenatr a dose e tb gostaria de fazer uma pergunta eu gostaria de fazer faculdadde de pisicologia o q o sh acha sera q seria uma escolha boa com esse problema q tenho o sh recomenda alguma q seria bom pra mim pois tenho medo de fazer pisicologia e desencadear forte de novo os sintomas um abraço

    ResponderEliminar
  145. ola dt gostaria de saber se pessoas com ansiedade generalizada ou panico nas crises pode da derrame cerebral ou coisas assim

    ResponderEliminar
  146. dt boa tarde !!eu tenho ansiedade muito forte gostaria de saber se esses sintomas é realmente de ansiedade sinto muito calor no corpo e queimaçao na cabeça que fico com mais medo e vai aumenatando mais eu respiro bem fundo e vai passando ontem aconteceu duas vezes e ja to tomando mediçao a 3 meses é de 20 mg sera q preciso de aumentar pois ja nao estava sentido nada agora esta voltando esse medo de ter de novo meses penso q vai me dar algo muito grave na hora

    ResponderEliminar
  147. Oi Erica,

    Quando recaidas dessas ocorrem deve consultar o psiquiatra que a acompanha... normalmente fica gratuito, diga apenas que precisa de fazer uma pergunta sobre o tratamento e quando ele a receber fale no que se passou e pergunte o que ele acha.. ele com certeza nao cobrará nada.

    Abraços

    ResponderEliminar
  148. Ola anonimo,

    As crises de ansiedade e panico sao totalmente inofensivas e é impossivel morrer disso. Em toda a historia da humanidade NINGUEM morreu de ataques de ansiedade e panico. Ou seja, é mesmo inofensivo.

    Disponha sempre

    Abraços

    ResponderEliminar
  149. Ups... fiz um erro nas respostas... a resposta acima em que disse que era para a erica era para o segundo anonimo.. decerto se aperceberam.

    Erica, agora para si, acho que tirar psicologia vai melhorar o seu estado, nao piorar, acho uma excelente ideia

    ResponderEliminar
  150. ola doutor, tenho uma duvida que eh uma preocupacao minha e pelo q vejo de varios outras pessoas, tenho exames recente ok, sempre mesma resposta do medico que meu coracao esta bem, so q ja vi uma reportagem sobre infarto por stress sem nenhum dos outros grupo de risco, na mesma reportagem fala do sintomas fisicos do stress como o mesmo sintomas de uma crise de transtorno de ansiedade ou de panico, entao quem passa por essas crises de panico e de transtorno de ansiedade mesmo com todos os exames bons, pode nfartar por isso, mesmo com todos os exames com resultado positivo, sinto que vou infartar, di ja vem aquela angustia e dai aumenta a ideia q vou infartar mesmo por esse stress todo

    ResponderEliminar
  151. Boa noite Doutor, marquei exames de rotina, pois já não os faço à muito tempo. Expliquei ao médico o que sentia: que o coração às vezes parece que pula, expliquei que de repente sinto uma batida muuito forte! que as vezes, sem motivo aparente o meu coração começa a bater muito rapido o dia inteiro, e eu consigo senti-lo! o que incomoda muito uma vez que não quero pensar nisso, mas consigo "ouvi-lo". Também referi que agora me canso com muuiita facilidade, basta estar sentada no sofa e levantar-me que o coração começa a bater muito rapido, como se ja estivesse cansado, como se tivesse feito exercicio. Fiz um electrocardiograma e fui auscultada e estava tudo bem, mas ele mandou-me fazer o exame do Holter (que ja fiz e deu tudo bem), ecocardiograma Doppler, e prova de esforço. Mas só para o ano. Acha que é normal ter esses sintomas? As vezes tambem sinto umas dorzitas e constumo também ter uma sensação estranha, que não sei muito bem explicar, mas como se o coração estivesse cansado :s
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  152. Olá Doutor, meu nome e Célia e não sei se sofro de transtorno de pânico ou de alguma doença cardíaca, sinceramente sinto-me tão confusa e baralhada que fico com uma angústia e tristeza enorme por não saber o que tenho. Vou tentar explicar o melhor que posso o que se passa comigo. Desde criança que sempre tive um medo terrível de doenças ao ponto de muitas vezes esconder dos meus pais as pequenas quedas que dava, não fosse lá aquelas feridas ser algo de muito grave. Na minha fase de adolescente penso que já não era tanto assim, no entanto a partir dos 20 anos, idade em que casei e tive a minha filha, tudo voltou mas com maior intensidade. As primeiras vezes que tive sintomas de panico nem sabia o que isso era e lá estava eu a pensar que tinha algo de muito grave a nível físico. Comecei nesta altura a ir a médicos onde me diagnosticaram muitas vezes depressao e realmente assim era, eu tinha muita ansiedade que me levava ao panico e consequentemente à depressão. Os sintomas eram os mais variados, ondas de calor, falta de ar, o coracao disparava, sensação de desmaio, enfim eram tantos que nem da para dizer todos aqui. Quando era medicada andava bem depois parava e voltava tudo ao mesmo. Cada vez que voltava a ter esses sintomas e outros era como se fosse a primeira vez e lá voltava eu a acreditar que estaria com alguma doença grave. Fazia exames e estava tudo ok e eu acalmava-me durante algum tempo. Há uns anos que tenho arritmia, fiz electrocardiograma, ecocardiograma e holter nada foi detectado. No entanto a ansiedade e o medo nunca me largaram. tomei durante 3 anos cipralex e ai sim consegui ter uma vida normal. Entretanto em Março deste ano resolvi deixar de tomar por me sentir curada. Agora voltou tudo em força, tenho ataques de panico, ansiedade constante, acho sempre que vou morrer a qualquer momento e estou convencida que tenho um problema cardiaco serio, uma vez que o meu coracao dispara constantemente e sinto sensacoes desconfortaveis no peito todos os dias. Falto muitas vezes ao trabalho e evito ir a muitos sitios. Em Fevereiro deste ano fui ao cardiologista em consulta de rotina e mais uma vez fiz eco e ecg e estava tdo bem. Agora no dia 3 de Janeiro vou fazer uma prova de esforço, e estou cheia de medo porque acho que o meu coracao nao vai aguentar. Enfim estou a passar uma fase muito ruim pois não consigo pensar em mais nada senao na doença a nivel cardíaco que acho que tenho. Sinto-me muito triste, angustiada e não consigo ter força para fazer nada na minha vida. Só me apetece dormir os dias inteiros. Para agravar a situação passo horas na net a procurar sintomas para esta eventual doença. Estou perdida e não sei que fazer.

    ResponderEliminar
  153. Olá, tenho 17 anos, sou brasileira e no ano de 2011 sofri muito com essa doença. Ano de vestibular, estudando cerca de 10 horas por dia, meu corpo começou a responder por todo tempo dedicado a estudos e comecei a interpretar isso de uma forma diferente. Comecei a notar gânglios em meu pescoço em maio, se não me engano, fiquei de olho neles. Em junho fui em uma otorrino e ela avaliou e afirmou não ser nada grave, mas para mim eu estava morrendo. Em julho eu fiz uma septoplastia, e para isso tive que fazer muitos exames, não deu nada de errado neles. Eu estava focada na doença, acreditava que eu tinha uma doença grave, por isso não tinha aparecido nada nos exames. Em agosto aparece o reinanldo com Linfoma, um dos sintomas eram os ganglios, daí que eu piorei. Comecei a sentir dores na região do pescoço, dores de verdade. Vivia num mundo só meu, não conseguia mais estudar, nem viver direito, eu estava morrendo, e a minha doença se chamava HIPOCONDRIA. É uma dor real com uma doença imaginária, é assim que a defino. Eu sofria no meu mundo, me sentia fraca cada dia mais, entrei em depressão. Quando eu falava sobre hipocondria pra outras pessoas, logo vinham com um preconceito de "ah, você gosta de tomar remédios", "é só parar de pensar nisso que melhora"; não, amigos, eu não gostava de tomar remédios, nem tomava muitos. E sobre o parar de pensar nisso, é impossível, é difícil entender sem estar na pele da pessoa. A diretora da minha escola me pegou chorando num dia desses, começou a falar que eu fazia isso pra chamar atenção, foi terrível. Eu só queria paz! Outro sintoma do tal linfoma são alergias, acabei desenvolvendo uma alergia a dipirona sódica. Como não acreditar que não está doendo se você começa a ver tudo pelo seu corpo? Os médicos dizem não ser nada, mas você vê e sente, é isso que acontece com uma pessoa hipocondriaca. Não queria procurar tratamento, acreditava que ninguém poderia mudar meus pensamentos, somente eu, não precisava da ajuda de ninguém. Pena que não é tão fácil assim. Posso dizer que psicólogos me deram uma força, mas quem realmente mudou a situação foi eu. Lembro-me que ela dizia para eu parar de tocar no meu pescoço que iria parar de doer, fiz isso e realmente parou de doer. Notei que doía de tanto eu apertar. Disse pra eu parar de pesquisar na internet sobre qualquer coisa que aparecia em mim, parei e realmente ajudou. Não digo que a internet seja uma vilã, mas todos nós sabemos que se você botar "ferida na boca" no google, aparecerá como primeiro resultado "cancêr de boca". Parar de fazer essas pesquisas ajuda demais um hipocondriaco em tratamento. Comecei a fazer o uso de antidepressivos, eu estava hipocondriaca, depressiva e com ansiedade excessiva. Também não acreditava que um remédio iria fazer eu melhorar, mas me enganei completamente. Não sei se eu estava dopada, mas eu não tinha mais motivos pra ficar triste, estava sempre feliz. Chorar? nunca mais, besteira. Me pegava pensando sobre o efeito desses remédios, curioso demais. O que acontece com o hipocondriaco é que vivemos em torno do nosso corpo, qualquer pelo encravado é um cancer de pele, daí vem a não aceitação das pessoas perante nossa doença. "ah, que pessoa boba, é só uma feridinha", é assim que a maior parte da população pensa, na verdade estão certos, ninguém é obrigado a nos entender. Sei que agora estou bem, pelo menos acho. Me curei da depressão, minha hipocondria não me afeta tanto mais, agora tenho mais controle sobre meus pensamentos. O que mais me ajudou foi a presença dos meus amigos e principalmente a minha força de vontade de sair desse mundo negro que nunca mais quero voltar. Doença falsa, sofrimento real. Com esse enorme depoimento queria compartilhar com vocês o que é ser um hipocondriaco.

    ResponderEliminar
  154. Camila,
    Texto perfeito, vocês conseguiu de maneira clara definir o que somos, sentimos e como amaioria nos vê.
    "Doença falsa, sofrimento real" essa é a nossa frase.
    Parabéns

    P.S: Minha fobia atual é a de estar com ELA (mesmo que a Eletroneuromiografia tenha afirmado que não), a medicação ajuda demais e consigo controlar melhor meus pensamentos a respeito, mas, os espasmos musculares (fraquinhos, pequenininhos) ficam tentando reacender a neurose.


    Ao Dr. Hipocondríaco, mais uma vez, meu agradecimento por este espaço e por estar presente conosco.

    ResponderEliminar
  155. oi dt !!! hoje nao entrei pra falar dos meus problemas ,mais pra agradecer a vc por dedicar um tempo do seu dia pra nos ajudar vc tem um otimo coraçao !! q esse ano q entrou o sh possa conquistar todos os seus objetivos e sonho muita saude e sucesso q deus venha te abençoar grandemente essses sao meus sinceros fotos a vc parabens por ser essa pessoa maravilhosa ....

    ResponderEliminar
  156. Boa noite doutor, há alguma coisa que faça despoletar as arritmias? É que ultimamente quando saio das aulas, quando saio do comboio, de casa ou do carro (em todas as situações descritas, fico exposta a muito vento e frio) e aí é que sinto uma carrada delas! Mal entro num sitio fechado deixo de ter. :s
    E é normal ter tantas arritmias por dia? Quantas é normal ter por dia?
    E ultimamente elas têm sido mesmo muito fortes, parece que se abre um buraco no peito, parece que o coraçao vem ate a garganta, bate com muuuita força! É normal?
    cumprimentos e obrigada

    ResponderEliminar
  157. Dr tenho pensamentos iguais aos da camila Almeida. Meu pai faleceu a dois meses de cancêr no estomago. Alguns dias fiquei deprimido e logo em seguida vim a sentir uma dor de garganta, tomei antibióticos e o médico não encontrou quadro infeccioso, porém sinto muitas e dores e também na região do pescoço. O médico solicitou exames, laringoscopia com foto e ultrasonofrafia do pescoço. Vi a reportagem do Reinaldo Gianechini e morro de medo de fazer o exame e ter alguma doença. Já busquei ajuda no psiquiatra e estou tomando 20 mg de fluoxetina pela manhã e à noite 0,5mg alprazolam e 10mg cloridrato de clomipramina mas tá difícil os pensamentos me consomem e as dores na garganta não passam principalmente quando acordo. Fiz uma bateria de exame antes do meu pai falecer e não deu nada. Faço esporte não fumo e nem bebo e mesmo assim os pensamentos não me deixam. Em 2007 tive um diagnóstico de toc. Fiz o tratamento com o psiquiatra e o psicólogo e melhorei. Mas agora eles voltaram em forma de doenças. Meu nome é Odair

    ResponderEliminar
  158. Pessoal, vou recomeçar a responder. Peço desculpa mas tive de férias de Natal & Ano novo... também tenho direito nao e?

    ResponderEliminar
  159. Olá George,

    Ninguém morre do coraçao apenas por ter ataques de panico. Não existe relação, quem fala disso é porque não sabe do que está a falar, ou então ignora outras variáveis.

    Dispoe sempre

    ResponderEliminar
  160. Joaninha, em relaçao ao teu primeiro comentário, esse sensaçao do coraçao cansado é normal, quando se anda muito nervoso aparece às vezes, também sentia isso antigamente, mas não te preocupes nao faz mal nenhum

    ResponderEliminar
  161. Celia,

    Estou farto de dizer para não pesquisarem doenças e sintomas na net!

    Quanto à prova de esforço é um exame óptimo! Não há que ter medo, está ligada e tem quem lhe esteja a ver todas as ondas electricas ao segundo

    Depois diga como correu

    ResponderEliminar
  162. Olá Camila Almeida,

    Obrigado pelo teu testemunho. De facto nós somos os nossos melhores terapeutas se tivermos força de vontade, determinação e uma ajudinha extra.

    Na verdade os Hipocondriacos têm medo de remédios.

    Bem obrigado pela tua participação, foi um bom testemunho

    Abraço

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  163. ERICA,

    Muito obrigado pelas tuas palavras! Significam muito para mim! Eu também agradeço a confiança que todos vocês me dão. E estou aqui sempre. Quero que contem comigo - Sou um amigo à distância mas tento estar sempre presente.

    Até me fizeste sentir mal por ter estado de férias e ter deixado tanto comentário sem resposta até hoje.

    Um beijinho Erica amiga

    Hipocondriaca

    ResponderEliminar
  164. Olá outra vez Joaninha,

    As extra-sistoles manifestam-se mais numas pessoas menos noutras. Conheço casos de pessoas que nem tomam nada e sao normais que têm 8000 - sim, oito mil, por dia.

    Em relaçao ao frio, espaços abertos/fechados não existe relação. Talvez estejas já a antecipa-las antes de ires para espaços frios e relaxes quando entras em espaços fechados.

    Beijinho

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  165. Odair,

    TOC, panicos e hipocondria fazem parte da mesma familia de doenças psiquiatricas - quem tem uma está mais propenso a ter as outras.

    O melhor que pode fazer é continuar a ser acompanhado pelo psiquiatra.

    A TODOS: mais uma vez peço desculpa pela demora nas respostas.

    ResponderEliminar
  166. 8000? credoo e como conseguem viver com isso? eu fico cheia de medo quando tenho, com medo de ter outra! Nao fazia ideia que 8000 era normal, ate me sinto melhor com as minhas 3 xD
    Obrigada por tudo doutor :D
    ah e obviamente que tem todo o direito de ir de ferias :)

    ResponderEliminar
  167. 8000? isso é mesmo verdade? eu fiz um holter ha dois mese se deu duas batidas extra sistole supraventriculares e um prolpaso detetado no ecocardiograma. Há 4 dias que ando com muitas batidas, as PAC como deu no hotler, mas são mesmo muitas. acho que num dia devo ter umas 30. Posso tar descansado ou preocupar-me? é que quando sã seguidas assutam

    ResponderEliminar
  168. É verdade sim Ricardo & Joana!

    Pessoal com prolapso entao tem com fartura e, as seguidas durante alguns segundos assustam muito (eu sei que falo de experiencia propria, lembrem-se tambem tenho prolapso e extra-sistoles).

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  169. oi dt mais duvida comecei a tomar anticonsepicinal !gostaria de saber se o citalopram 40 mg corta o efeito do anticoncepicional?
    e tb se eu posso beber envez em qaundo se faz mal tomando esse remedio pois final de ano nao bebi nada pois fiquei com medo de fazer mal obrigada

    ResponderEliminar
  170. ola dt tudo bem? eu estava tomando o citalopram 20 mg mais estava sentido ansiedade queimaçao na cabeça e muito calor!! ai o remedio acabou e fiquei 5 dias sem tomar ,começou a me dar uns negocios estranho q nunca senti parece q minha cabeça tremia e q o q eu tivese fazendo parava ,voltei no medico e pedi o remedio ele aumentou a dose pois disse a ele q ainda estava sentindo ansiedade aumentou pra 40 mg e aquele negocio estranho q estava sentindo passou assim q tomei o 1 remedio gostaria de saber se isso é abistinencia e como vou fazeer quando nao quiser mais tomar esse remedio obrigada

    ResponderEliminar
  171. Ola Erica

    Beber um copo por dia nao faz mal (se for de cerveja ou algo assim fraco) coisas com mais de 20% de alcool não deverá beber, se tiver menos - dos 0 aos 20% pode beber um por dia.

    O efeito que falou é sindrome de abstinencia sim, quando quiser parar com esse remedio terá de fazer desmame - deixar de tomar muito gradualmente, mas quando chegar a altura o psiquiatra recomendará as doses de desmame. Quanto à pilula - o citalopram nao corta o efeito da pilula!

    Um beijinho Erica, dispoe sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  172. Olá Dr.
    A alguns anos fiz uma densiometria e deu que a coluna tinha -2%(algo assim) e que o femur estava ok. Geralmente (não sei porquê) fazem apenas a estes dois locais por defeito. Na segunda vez que fiz deu -1.5(+/- este valor), está melhor menos mal. Hoje fui buscar um RX aos pés porque continuavam a doer. Diz que está tudo OK mas que provavelmente tem uma diminuição da massa ossea. Poderá uma descalssificação ossea em algumas zonas provocar ansiedade, alergias na pele entre outras coisas ? Por exemplo a minha urticária que tive no verão ? Li a uns tempos que falta de massa ossea podia provocar algumas coisas deste genero. Será verdade ? Algum conselho ? Vou mostrar o exame ao médico mas gosto de 2º opiniões ;) Obrigado e um abraço.

    ResponderEliminar
  173. Ola Rui

    Lamento imenso, mas não poderes pronunciar-me sobre esse assunto, pois a minha área não é essa e opiniões pouco educadas sem 100% certezas não as dou neste site.

    Peço a compreensão :)

    Dispoe sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  174. Dr. Obrigado na mesma pelo reply,

    Direi assim que sober algo. Abraço :-)

    ResponderEliminar
  175. Dr e o seguinte eu sou uma pessoa muito cismada, ja tive crises de ansiedade, a uns tempos comecou a doer-me a garganta, fui ao medico e ele fez analises e disse que era faringite, (o medico e na suica onde vivo) entrentanto eu comecei a cismar e a ver umas manchas na minha lingua e penso que tenho cancer ou algo assim, mas ao mesmo tempo penso que a 4 5 dias fiz exames ao sangue e estava tudo bem , acontece que acordei e pareceu.me ver um carocinho perto da amigdala, nao me lembro se ja tinha sentido ou nao, depois ja esqueco a cisma da lingua... costuma ser assim, tudo comecou a um tempo quando morreu um amigo meu de acidente automovel , comecei a ter bastante medo de morrer, ja cismei com cancer na cabeca, no pescoco, ataques cardiacos, e esses pensamentos faziam com que me sentisse mesmo muito mal! acha que sou hipocondriaco? obrigado espero que possa responder. abraco

    ResponderEliminar
  176. E ao acordar na minha saliva costuma sair um pouco de sangue, se eu cuspir normal nao mas se eu absorver a saliva da garganta sai um pouco.. estou aterrorizado.

    ResponderEliminar
  177. Sera da faringite?
    é que em 2 semanas fiz 2 vez analises ao sangue e estava tudo bem.

    ResponderEliminar
  178. Olá Dr.
    Tenho 25 anos. Tive uma grande depressão há alguns anos, acompanhada de ataques de pânico e muita ansiedade, mas com medicação melhorei e deixei de me sentir tão ansiosa. Acontece que com as preocupações da vida (falta de emprego, vida nova, etc), comecei a ter recaídas, sentindo-me sem forças, apagada, e com grande problema de auto-confiança e auto-estima. Sinto-me numa bola de neve, e penso que ninguém me compreende, e revolto-me comigo própria sentindo-me incapaz e inferior às pessoas "normais". Há algum tempo para cá as coisas pioraram e comecei a sentir palpitações, com o stress também sentia que pioravam. Decidi então voltar ao médico que me aconselhou fazer Holter 24h, que acusou 2 extra-sistoles ventriculares e supra-ventriculares, com bloqueio durante a noite. Levei depois ao cardiologista que me explicou que seria normal sentir isso (batida forte do coração seguida de batimento irregular) porque podia ser da ansiedade e deu pouca importância. Mesmo assim fiz ecocardiograma que revelou um PVM com leve insuficiência. Desde que soube desse diagnóstico que nao páro de pensar nisso e cada vez sinto mais as palpitações / extra-sistoles. Penso que seja psicológico porque quando resolvo ignorar fico bem uns dias, mas depois quando volto a sentir fico muito revoltada e acabo por deprimir novamente. Por vezes acontece quando me levanto ou quando tomo banho e é muito desconfortável porque não sei a causa e fico muito nervosa. Tenho tensão normal e batimentos dentro da normalidade, mas esses batimentos subitos estão a descontrolar a minha vida.

    O que devo fazer??

    Sílvia.

    ResponderEliminar
  179. dt boa noite to desesperada preciso saber algo de ti ho como eu disse aumentei o remedio citalopram pra 40 mg e pq ontem tive as sensaçoes me espilca é normal sentir as vezes ou o remedio nao deixa dar mais os sintomas nunca sarei de ves to com medo de voltar forte de novo mesmo toamndo remedio aguardo

    ResponderEliminar
  180. Doutor sou o do caso da dor de garganta, eu nao paro de observar a minha lingua e garganta , a minha lingua tem as bordas mais elevadas e eu nao consigo parar de olhar no espelho por favor me ajude.

    Abraço

    ResponderEliminar
  181. Olá...

    Só para dizer que respondo daqui a umas horas quando sair do trabalho.

    Um abraço a todos e até já

    ResponderEliminar
  182. Dr mais uma vez sou o anonimo da dor de garganta, Tb tenho uma bolinha debaixo do queixo... pequenina!

    Eu estou muito preocupado ando sempre a mexer a bolinha e ja me doi ate! Nao sei o que fazer, ja fui ao medico 5 vezes em 2 meses!
    Sinto que tenho todos problemas, da garganta, da lingua, debaixo do queixo, tenho 22 anos e tenho muito medo de ter cancer!

    :(... Abraco dr!

    ResponderEliminar
  183. Ola Anonimo da garganta.

    Olha essa area tem muitos ganglios, se mexeres neles ficam-te a doer e isso é normal. Pára de mexer por uns dias que param de doer.

    Quanto ao resto poderá ser sim da faringite.

    Confia no teu médico, tudo parte de ti, da tua força de vontade, e se achares que nao consegues sozinho experimenta ir ao psiquiatra.

    Um Abraço, dispoe sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  184. Ola anonimo das arritmias,

    Pelo que percebo foste ao medico ha pouco tempo por causa disso. O que é que ele te disse que poderias fazer quanto a isso?

    ResponderEliminar
  185. Ola Erica,

    Quando voltas a tomar é normal sentires-te pior, tens de dar mais uma semana até o medicamento se instalar outra vez. É o que dá parar assim de repente.

    Dispoe Sempre

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  186. Sou o anonimo da garganta.
    doutor e acha que se eu tivesse alguma coisa grave os exames de sangue detectavam?

    ResponderEliminar
  187. Tenho medo de ter cancer dr :(

    ResponderEliminar
  188. Anonimo, foste ao medico e falaste-lhe desse medo? Que te disse ele?

    ResponderEliminar
  189. Nao, nao falei... Eu estou na suica, em portugal um medico particular disse para eu nao sismar, mas aqui na suica eu nunca lhes perguntei e quando perguntei foi numa consulta a muito tempo e eles disseram que eu era saudavel, mas desde que me comecou a doer a garganta que eu fiquei a sismar assim, apesar de eles me receitarem um liquido para gargejo e a dor ja melhorou muito, fizeram analises ao sangue e tudo, e tava tudo bem, mas eu agora ando sempre a olhar a garganta, mal me levanto e isso que faco. Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha tido assim dores de garganta, comecou quando comecei a trabalhar aqui na suiça nas estradas! E depois tb fiz antibiotico mas nao ate ao fim, aliviou mas voltou outra vez, agora ja ando melhor mas de vez em quando la doi um bocado! Um abraço doutor e obrigado por se disponibilizar a aturar estas perguntas todas!

      Anonimo da garganta. ps: Vou me registar :)

      Eliminar