8 de março de 2012

Consultório do Hipocondriaco

NOVO POST PARA O CONSULTÓRIO - o antigo fechou por estar na máxima capacidade de comentários

Este é o meu consultório,


Leia os comentários já feitos, possivelmente existe já alguém com o mesmo problema que o seu e irá identificar-se. (nas velhas instalações poderá ver cerca de 750 comentários)

Para quem tem problemas a comentar, ou a "loggar", registe uma conta de Google, não dá problemas e é aceite em quase todas as aplicações web, seja youtube, gmail, blogs, google social - vale a pena, e uma vez com conta pode carregar ali no botãozinho do lado que diz "Aderir a este site".

Não se esqueça também de se tornar membro da pagina do facebook e meu amigo :D (caso queira é claro) estou apenas a sugerir :)


De qualquer modo, sinta-se à vontade para comentar com qualquer problema, dúvida, desabafar ou apenas deixar o seu testemunho. Eu responderei diariamente!

286 comentários:

  1. Muito bom seu "consultorio"!!!
    Sofro muito de hipocondria... criei até um blog para dividir isso com quem me entende, pois é muito sofrido!

    www.blogdahipocondriaca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Rafael - 33 anos -1,68 - 85 kg writes: Prezado Dr. Estou a 01 semana tendo episódios de sensação de sufocamento (segiundos) e percebo que meu coraçao dá uma descompensada, como se desse uma falahada e volta. Tive isto a 01 ano atrás fui ao hospital achandoque estava tendo um infarto, e o medico me ouviu, disse que era psicológico e me fez um eletro que não deu nada. Estou agora com muita pressão no trabalho e na vida pessoal, tenho sentido muito estes sintomas e no momento estou tartando apenas com remedios ortomoleculares, mas percebo que preciso de algo mais forte. Estou a 04 anos sem tratamento com ansioliticos e já liguei para minha psiquiatra. Minha pergunta, esta sensação de bolo na garganta, como sufocamento em segundo e sensação de falaha no batimento cardiáco é típio de hipocondríaco e ansioso? Tenho 33 anos, fiz todos exames que uma pessoa tem que fazer, já fiz vários tratamentos de ansiedade até com episódios de o corpo esquentar todo, ferver mesmo e formigar (adrenalina total) e sito aos poucos foi passando. Sou um empresário, minha empresa tem entorno de 120 funcionários, vivo em reuniões de decisão, tenho outros cargos de confiança e percebo que no momento estou no pico de ansiedade. Mas estes sintomas na garganta, parecendo que sufoca em segundos, com a percepção que o coração deu uma falahada, está me deixando doido e preocupado. Já marquei cardiologista novamente, mas estou cansado de ir e vir e saber que a mente é a grande repercursora destes sintomas. Devo me preocupar com estes sintomas na garganta, sufocamento e com sensação de falha no batimento? Lembrando, que a 1 ano 1/2 a tras deu o mesmo, fui medicado com ansioliticos e melhorei, porém agora voltou e está mais forte. Me ajude com históricos que tem, ok? Muito Obrigado Rafael.
    Agardeço se me responder também por e-mail - rafaelsetha@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Muito Boa Noite Rafael,

    Pois certamente será uma recaída quanto ao seu problema de ansiedade.

    O Bolo na Gardanta deve-se à contração de músculos internos e a falha na batida cardiaca é uma extra-sistole.

    A Extra-sistole é um fenomeno que assusta muita gente - incluindo a mim, pois tambem tenho diariamente - e que consiste numa batida em seco do coraçao, ou seja, o coraçao bate sem ter sangue la dentro e entao se estiver a sentir a pulsaçao parece que nao bateu. Sente tambem uns pulos ou umas borboletas no peito, sensaçao de bolhas no peito ou expectoraçao a soltar, vai variando mas algo assim.

    É um mecanismo de auto-regulacao e é totalmente inofensivo.

    Alguma duvida pergunte

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite.

    Penso que sofro de ansiedade, o que nunca foi incomodativo para mim (pelo menos até à pouco tempo). À cerca de um ano e meio, tive um familiar a quem foi diagnosticado cancro do pulmão e que acabou por falecer. Fui visitar tal familiar poucas vezes, e das vezes que fui, senti me horrivelmente. Durante o tempo de doença dele, foi raro sentir me com medo de morrer, ou colocar me no lugar dele. No entanto, desde exactamente dia 30 de Dezembro de 2011, que tive uma crise (não lhe chamarei de pânico, pois não sei o que é) durante a noite: Medo de ter leucemia. Isto tudo aconteceu porque sabia de duas colegas que tinham tido anemia (e superado) e porque a minha alimentação era bastante desequilibrada, e a minha namorada me disse que ainda apanhava uma anemia (isto talvez umas semanas antes). Nessa noite, senti me horrivelmente, e decidi pesquisar na internet o que era a anemia, e como é obvio encontrei que poderia ser indicios de leucemia, o que me fez sentir muito mal (acabei a chorar no quarto dos meus pais). No dia seguinte fui ao médico, que me disse que não tinha anemia nenhuma, mas que me receitou analises sanguineas, raio x pulmonar e electrocardiograma, onde nao acusou nada. Lembro me do receio que tive antes de fazer o raio x pulmonar, e da minha certeza de ter cancro do pulmao (sou fumador). Sinto inumeros sintomas de cada vez que leio alguma coisa relativa a qualquer doença. Sei que isto é um problema psicológico, sei que está tudo na minha cabeça, sei que quando acordo com dores nas costas, é da cama e não do cancro nos ossos, mas apesar de saber isto tudo, ainda continuo a achar que uma dor de dentes é um cancro. Como é obvio, ja percebeu qual é o meu problema: medo do cancro.
    O que me aconselha caro amigo?

    Agradecido
    André

    ResponderEliminar
  5. Ola Andre,

    Isso tende a piorar com o tempo se deixares.

    Se eu fosse a ti consultava o psiquiatra e contava-lhe isto tudo, enquanto não está muito desenvolvido o problema da ansiedade é mais fácil de ultrapassar - quando bem instalado já é um desafio.

    Nao deixes arrastar.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  6. Sim, eu vou marcar uma consulta de psicologia já esta semana (não é vergonha nenhuma). Já agora caro amigo, saberá responder me a uma questão: Normalmente, qualquer coisa me dá medo de estar com cancro, mesmo o simples facto de alguém me dizer que "hoje estás amarelo"; Temo pelas pessoas que me rodeiam: Por exemplo, se a minha mãe adormece no sofá, penso que está com a mesma doença, o meu pai teve dois enfardamentos devidos à má digestão, e sempre que dá um arroto pergunto lhe se está tudo bem e fico horas a pensar naquilo; Questiono me acerca de problemas filosóficos porque é o que eu estudo; Sempre que oiço de um acidente, tenho medo de me acontecer o mesmo e deprimo um pouco; etc etc etc.

    Saberá dizer me se todos esses sintomas se enquadram nalgum quadro geral?

    Muito agradecido
    André

    ResponderEliminar
  7. Ola Anónimo.

    Parece-me que tem marcas tanto de Hipocondria como de Ansiedade Existencial.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite Doutor,

    Há cerca de um mês fui ao cardiologista por causa de extrasistoles supraventriculares, que eram imensas. Depois passou, mas ele receitou-me inderal 40mg. Agora elas voltaram e ontem comecei a tomar, não sinto muitas melhorias. que devo fazer?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. no ecocardiograma, holter e prova de esforço não deu nada a não ser extrasistole

      Eliminar
  9. Ola Ricardo,

    Acho que devias passar no cardiologista e pedir para falar com ele, contas-lhe isso e perguntas-lhe o que fazes, ele nao te ha de cobrar nada.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Olá Doutor, preciso da sua ajuda. há uns dias passei por aqui e contei um pouco o que estava acontecendo comigo..talvez não lembre, mas sou a "queridinha da familia"..kk.Pois é, eu fui ao cardiologista pois sinto umas batidas erradas no coração( pulos e falhas) como se fosse parar de bater.Isso acontece todos os dias e é horrivel!!!! Fui a emergencia pq achei que fosse ter uma parada cardiaca,enfim quando isso acontece me da um desespero grande!Ninguem da minha familia tem problema cardiaco,só o meu avô paterno que ja faleceu.Fiz ecodopplercardiograma,ECG,e holter e todos deram perfeitos! Porém , acho que há alguma coisa errada pois sinto isso todos os dias!Sinto paradinhas com faltas de ar e isso me assusta pois vem do nada!!Tenho uma consulta marcada com um psiaquiatra daqui a duas semanas, mas no momento nao sei o que pensar e o que fazer!Isso é psicologico ou realmente posso estar em perigo? Obrigada Dr, um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Essas sensaçoes ha muita gente que tem, tal como disse anteriormente são extrasistoles. O coraçao bate, mas bate vazio, e por isso é que nao sente a batida, como que falha. Pode dar uma a menos, uma a mais. Enfim, é um mecanismo de auto-regulaçao do coraçao que toda a gente tem. Uns sentem outros nao. Outros sentem muito como nós, é cansativo e amedrontador mas é inofensivo.

    Faz bem em ir ao psiquiatra.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Olá Dr. tenho 20 anos e sou brasileira,queria saber se é possível a garganta desencandear faringites e/ou amigdalites por transtornos de ansiedade ou hipocondríacos?E parabéns pelo blog é muito legal e interessante.

    Beijos:-)

    ResponderEliminar
  13. Olá Carla,

    Não... isso não tem nada a haver.

    Muito obrigado pelo elogio.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  14. Obrigado pela atenção,há 9 meses tive minha garganta paralisada depois de uma faringite e desde então fiquei com dificuldade para engolir(fiquei por um período sem conseguir engolir até água) e sempre tendo faringoamigdalites.Um otorrino me disse que era ansiedade generalisada e uma psiquiatra somatização.Outro otorrino e um neuro estão procurando mas tenho muito medo que seja ansiedade e choro muito.O que você acha?

    Beijos:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      A dificuldade em engolir deverá ser ansiedade sim, e chorar com medo que seja ansiedade é contra-producente, ao fim ao cabo, chorar e pensar no assunto só gera mais ansiedade!

      Eliminar
  15. ola doutor..queria que me tirasse uma duvida..eu sempre senti dores no peito..mal estar..ja fiz varios exames e nenhum com resultado de problemas cardiacos..fiz d novo ha uns 4 meses um eco..e deu normal...sabado passado senti um mal estar ..uma dor forte no peito do lado esquerdo..e fiquei com muita sudorese..coisa que eu nao tenho..fui ao medico na quarta feira e fiz eletro e deu normal..embora q ela falou q a 4 meses com exame normal e agora com o eletro normal..nao precisava fazer nada..as dores continua..e o medo continua..de ser algo cardiaco..quais a eficiencia desses exames..e a duraçao de validade deles..desde ja agradeco sua atenção...o site esta muito bom..

    ResponderEliminar
  16. Ola George!

    O medico tem razão, esses exames são frequíssimos e normais pelo que não há necessidade de fazer mais nada. Sudorese e dormencia são grandes sintomas de ansiedade, especialmente nas mãos (o suor nas axilas muitas vezes)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde doutor! Descobri o seu blog por acaso e cheguei aqui, parabéns pelas matérias são ótimas e confortantes..
    Vou tentar resumir meu caso o mais breve possível!
    Tenho 20 anos, descobri que tenho prolapso da válvula mitral com 15 anos, e síndrome do panico com 15 tbm. Síndrome do pânico eu faço tratamentos faz mais de 2 anos, atualmente tomo paxil 12,5mg por dia e me ajudou muito pois fiquei dos 15 aos 17 tentando controlar sem medicamentos, e minha vida foi um inferno nesse período!
    Tenho extra-sistoles todos dias! E ontem me aconteceu pela terceira vez o seguinte: Estava na academia fazendo musculação, quando senti uma extra-sistole, mais dai não parou, comecei ficar nervoso, meus braços começaram a formigar e tive que me deitar comecei a me desesperar um pouco pois as extra-sistoles não paravam! Tive umas 30 extra-sistoles no mínimo nesses 6 ou 7 minutos que fiquei mal..
    Isso me deixou triste pois estou numa fase que ja tinha superado tudo isso, a ultima vez que tive isso foi a uns 2 anos atrás! Pode ter sido estresse? Terminei com a namorada mais voltei... Tinha prova.. Sou muito ansioso!
    Já fiz milhões de exames cardíacos esta tudo normal, só tenho prolapso com leve sopro. Não tenho restrições nenhuma para fazer exercícios, porem estou só fazendo musculação, você me aconselharia fazer aeróbicos tbm?
    Só quero ter certeza que não vou morrer quando tiver essas arritmias ou extra-sistoles seguidas... O que devo fazer quando tiver, apenas manter a calma que vai passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola anônimo, bom dia.Tomei a liberdade de responde-lo por já ter passado por isso inúmeras vezes.Voce tem todas as respostas das perguntas que fizestes , como disse, já fez "milhoes"de exames dando sempre tudo normal, não sofres de nenhuma doença física mas sim de somatização. Procure descobrir o que saiu do eixo em sua vida, coisas que estão fora do seu controle ou até mesmo que vêm lhe causando tristezas ou preocupações e tente elimina-las, pode ser estresse sim. Quanto a ter certeza de que não vais morrer seria imprudente lhe assegurar isto, pois todos vamos, apenas lhe tranquilizo dizendo que nunca ouvi dizer de alguém que tenha morrido durante uma crise de pânico, eu nunca morri e nem você morrerá. Aprendi apenas a controlar-me nesses momentos. Uma boa dica é a da respiração abdominal,a respiração tem uma relação íntima com os nossos estados emocionais, basta pensarmos que, quando estamos aflitos, ansiosos, com medo, a nossa respiração se torna mais rápida e superficial. Assim, podemos dizer que, regra geral, a nossa respiração é afectada pelo nosso estado emocional ou psicológico.a respiração abdominal produz um estado de relaxamento que, com o tempo pode, mesmo acabar por reduzir significativamente a tensão alta e os estados de ansiedade
      A respiração abdominal é usada muitas vezes em psicoterapia para combater estados de ansiedade e ataques de pânico. No ínicio de um ataque de pânico, por exemplo, se formos capazes de fazer algumas respirações abdominais o mais provável é que todos os outros sintomas acabem por não chegar a aparecer e que o ataque acabe mesmo por não ser desencadeado.
      Preste atenção ao que o seu corpo está dizendo , e cuide-se, um abraço e fique na paz.

      Eliminar
    2. Obrigado pelas informações "Lua Nua"! Mas o que mais incomoda no momento são as extra-sistoles seguidas! Você tem isso? Eu não tinha, eu tinha umas 2 por dia assim bem isolada. Agora já tive essa semana 2 vezes várias assim tipo umas 10 seguidas, parece que o coração sai totalmente da ordem normal.. Mas pode ser normal né do Prolapso... Só preciso fazer exames de novo, eco, esteira, e tals pra eu ficar mais tranquilo.. Porque nós hipocondríacos sempre achamos que estamos com algo novo! Mas muito obrigado espero que dê tudo certo para você também! Abraços!

      Eliminar
    3. Ola Alessandro.

      Extra-sistoles seguidas assustam muito, e quem tem normalmente tem por fases. Há alturas em que se tem uma ou duas isoladas e há outras em que se tem muitas seguidas todos os dias, mas normalmente apenas uma vez por dia.

      Isso, além de muito assustador, é normal.

      Exercícios Aeróbicos são sempre bom sinal.

      Quanto ao formigamento, isso é sintoma de panico certinho! A tensão faz com os nervos sejam pressionados, daí o formigamento.

      Cumprimentos e Desculpa não ter respondido mais cedo

      Hipocondriaco

      Eliminar
    4. Sério? Que bom, pq eu nunca tinha perguntando isso pro meu médico e estava me deixando nervoso, muito obrigado mesmo doutor! Já me deu uma aliviada e tanto! Agora só esperar para fazer novamente os exames e deixar a cabeça 100% livre de preocupação! Abraços e tudo de bom para o senhor!

      Eliminar
  18. Ola doutor bom dia, encontrei seu blog numa dessas "consultas" por doenças na net , e me foi de muito esclarecimentos em vários assuntos. Aproveitando também para parabeniza-lo pela iniciativa de ajudar pessoas que passam por estes problemas psicológicos e as vezes não teem com quem falar.
    Se sou hipocondríca, não sei, mas sei que vez por outra acho que tenho alguma doença grave, e passo a pensar e pesquisar pela 'tal', o bom é que não demoro muito tempo nisso, passa logo. Estou a tratar de depressão há 18 anos ( nem sei se é depressão ainda ou talvez apenas dificuldade de conviver com os problemas ), tomo Alprazolam 0,05 pela manhã e também Paroxetina 20 mg, e mais 0,05 de alprazolam a noite , sinto-me tranquila quanto a isto, não tive mais crises de pânico reconhecidamente, embora sempre estou preocupada com minha saúdee com medo de estar doente,tenho muita ansiedade e não gosto , então acho que a medicação é pouca, pois pensava que não sentiria nenhuma.Ando a passar por problemas familiares , mudanças de moradia e coisas do genero pessoal , isso tem me deixado mais ansiosa ainda, aconselharia um acompanhamento psicoterápico ? Achas normal uma pessoa tomar antidepressivo e ansiolítico por 18 anos ? Tenho extra sístoles , sou hipertensa ( hereditariedade ), tomo atenol 25 mg.Ainda teia muito paa dizer, mas por hora fico po aqui, para não causar má impressão da primeira vez, rsrsrs.
    Doutor gostava de te-lo em meu msn, ou facebook , deixo o meu : martanazareth@hotmail.com.
    Abraços a todos e muita paz.

    ResponderEliminar
  19. Bom dia , pensei ter lido que responderias "diariamente ".

    ResponderEliminar
  20. Ola Lua Nova,

    Tenho andado ocupadissimo. Ultimamente tem me acontecido mais vezes do que gostaria.Infelizmente a crise repercute-se para toda a gente, e eu não tenho tido mãos a medir para trabalho.

    Portanto peço desculpa.

    Adicionei-te no Facebook.

    É normal fazer essa medicação sim, infelizmente há muito boa gente que é medicado cronicamente.

    Quanto ao que eu acho que seria indicado para o teu caso - Terapia Cognitivo-Comportamental.

    Eu dou aconselhamento de Terapia Cognitivo-Comportamental on-line NO ENTANTO não acho ético atender pessoas que vêm ter comigo por este meio, pois poderia estar a "vender-me". No teu caso acho que é mesmo o que precisas portanto sugiro que procures um terapeuta especializado em Terapia Cognitivo-Comportamental.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  21. ola doutor..uma pena a crise ter pego ate o senhor e nao poder esta presente no site como antes, pois sentimos a falta disso aqui..doutor..como ja tinha vindo aqui outras vezes para falar do meu meu exagerado de doenca cardiaca..eu fiz outra eco a mais ou menos 15 dias, nao tive tempo de ir la pegar o resultado..mais o medico que fez disse q estava tudo normal..so q ando vendo muito esportista nos ultimos dias morrerem de problemas cardiacos..dai volto a sentir um pqueno mal estar..uma pequena dor..pronto..esqueço de todos os exames q fiz a dias e ja fico achando q vou morrer a qq momento ...o que o snehor acha dessas mortes..seria motivo msm pra gente nao acreditar se estamos seguros com o nossos exames..

    ResponderEliminar
  22. Boa Noite.

    Essas mortes sao muito frequentemente resultado de cardiomiopatias.

    Se os exames estao bons nao ha cardiomiopatia, no entanto, alguns dos desportistas sofrem de morte subita inexplicada. Os desportistas morrem com a mesma frequencia que as pessoas normais, mas reparam nos desportistas porque sao famosos. A verdade e que a morte subita, mesmo que muito rara - MESMO rara - existe em toda a populacao. Essa é uma variavel rarissima, tao rara como a de ter um aneurisma ou que um relampago lhe caia em cima. Temos todos a mesma chance, e temos de aprender a conviver com isso.

    ResponderEliminar
  23. Dr,
    sou brasileira e encontrei o site, me indentifiquei muito!
    Desde criança sofro com tonturas, principalmente se eu levantar da cama muito rápido.
    Tenho um filho de 1 ano e meio que dorme no berço ao meu lado e essa noite acordei assustada porque achei que ele estava sufocado pelo edredom e dei um "pulo" da cama. Nisso me gerou forte tontura , coloquei a cabeça pra baixo entre as pernas e melhorou um pouco.
    Já fiz raio X da cabeça e não deu nada, mas ainda sim, tenho muito medo de adoecer.
    Meu maior medo tb é de câncer...perdi meu pai há 3 anos com câncer de pulmão e também já trabalhei em quimioterapia na mesma época (sou enfermeira) e desde então só piorei.
    Tenho pânico que vem do nada...as vezes estou passeando no shopping por exemplo, e me bate aquele medo de doença, ou percebo algum sintoma em meu corpo e já fico desesperada.
    Marquei um psiquiatra para o final deste mês, o Dr acha que fiz certo ou deveria marcar psicólogo?
    Tenho medo de tomar remédio controlado e me dar reação alérgica ou coisa do tipo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ter medo de tomar medicação. Para o seu caso é indicado. Não se esqueça que muitas vezes problemas desses são um desiquilibrio quimico no organismo e a medicaçao vai tratar de por tudo como deve de ser e de equilibrar os seus niveis quimicos.

      Toda a gente sente tonturas quando se levanta demasiado depressa, ainda para mais quando se está em repouso. Nao se assuste.

      Psiquiatra é sempre melhor que psicologo.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  24. ola doutor, sofro tambem com a sindrome do panico e hipocondria, sempre acho que tenho algum problema no coração e ja fiz varios exames, sinto dores e fico com medo, fiz um exame de novo a pouco tempo e o medico que realizou o exame me falou que esta tudo bem que as dores que eu tenho não vem de problema cardiaco , só que depois que eu peguei o resultado no laboratorio, vi que esta escrito que tenho insuficiencia leve das valvas mitral e tricuspide, o senhor poderia me falar o que é isso, e se é grave e porque que em varios exames que eu fiz ninguem tinha colocado essa observação, seria algo que possa prejudicar minha saude?
    desde ja, agradeço a atenção
    e parabens pelo site

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é grave.

      Eu tenho isso, é inofensivo e so precisa de ser cuidadosamente acompanhado. Fale no problema ao seu cardiologista e ele dirá o que precisa de fazer.

      Eliminar
  25. Boa noite doutor


    Chamo-me Rúben, tenho 18 anos, ainda sou muito novo. Desde já a algum tempo que me tenho andado em baixo, sempre a pensar em que tenho algo a acontecer em mim, tenho medo de morrer, algo que me transtorna muito ... Sempre desde novo faço desporto, todos os anos faço exames médicos, nos quais nunca me acusou nada, mas fico sempre com medo de ter alguma coisa grave e poder ser tarde ou vir a morrer ... Por vezes o meu corpo dá alguns sinais, do tipo extra-sistoles, sensação de estar fora de mim, medo imenso, mas penso logo no mal, em algo de errado e depois meto-me a fazer pesquisas no google e fico ainda mais assustado e pior, por vezes também fico com falta de sono por acontecerem estas coisas. :(
    Gostava que me desse uma opinião acerca mim, o que eu poderia fazer para tentar aliviar que tenho.
    Cumprimentos Rúben

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ruben,

      Isso é um transtorno de panico a começar. Eu comecei assim quando tinha a tua idade e so passado 5 anos consegui curar-me pois nao procurei ajuda atempadamente.

      Marca psiquiatra o quanto antes e conta-lhe tudo. Diz que podes estar a desenvolver transtorno de panico.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  26. Ola Dr.gostaria de lhe perguntar se no transtorno da ansiedade é normal sentir como se fosse um bolo,outras vezes como se fosse bolhas chega a doer a parte supior do torax,parece que tem algo que esta inchando na garganta isso me atormenta porque penso que pode ser edema de glote o engraçado é que eu estou sentindo isso a varios dias e junto o meu estomago fica revirado,eu durmo assim e acordo assim só basta eu abrir o olho que ja começa isso é quando durmo,tenho sentido a sintomas terriveis de ansiedade fui diagnosticada em 2010 mas estava gravida evitei tomar remedios mas depois do parto piorou de uma maneira inacreditavel ja senti coisas que eu mesma me pergunto como estou viva,eu tenho muito medo de tomar remedios e ter um choque anafilatico,morrer dormindo enfim,tudo pra mim é uma doença grave,ja fiz varios exames desde então mas nunca deram nada,só não fiz endoscopia pois tenho medo da sedação,mesmo assim ainda acho que tenho uma grave doença que não foi diagnosticada ainda,ja passei em varios psiquiatras mas não consigo confiar neles pois nenhum me escuta só pedem para falar os meus sintomas no momento e me passam remedios sei que psiquiatra não é psicologo mas acho que é importante eles manterem uma confiança medico e paciente pois só assim conseguimos nos tratar,desde ja obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola.

      Nestas doenças mentais é preciso ter força de vontade.

      Medo de medicaçao É SINTOMA. Repare, você não tem medo porque está intrínseco a si, você tem medo porque tem essa doença mental. Esse medo é mais um sintoma. Para vencer isto você tem que ter força de vontade e mentalizar-se de que isso é um sintoma.

      Para curar isso precisa de tratamento psiquiatrico para equilibrar os niveis quimicos no seu organismo. Voce precisa de ir ao psiquiatra e respeitar a medicaçao. Vai ter medo nos primeiros 15 dias, mas depois vai se sentir melhor. Lembre-se, o medo da medicaçao é sintoma. Lute contra isso.

      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Bom dia doutor, me chamo Francisco Serejo e acho que sofro de Hipocondria. A 45 dias eu senti uma dor de cabeça e fui pesquisar na internet sobre essa dor de cabeça e fiquei pensando que tinha algo muito grave e a dor de cabeça nao passava de forma alguma. entrei em desespero e cheguei a dizer para minha mãe que ia morrer. depois de alguns dias fui em uma emergencia e fiz uma tomografia que deu normal. fiquei alguns dias bem e depois a sensação de que estava doente tomou conta de mim de novo e eu voltei a pesquisar ne internet sobre essa doença e comecei a sentir outras coisas. coloquei na minha cabeça que deveriam ter trocado meu exame ou coisa do tipo ou entao que eu poderia ter criado a doença no intervalo de 30 dias e fui ao medico novamente. ela riu da minha cara e passou varios exames para mim. sai de la bem e com a certeza de que não tinha nada. eu passei alguns dias bem mas nos ultimos 15 dias eu comecei a pensar tudo de novo e comecei a sentir o lado do meu corpo dormente. todos dizem que eu nao tenho nada e é tudo da minha mente. sera isso mesmo doutor? ja nao sei mais o que fazer.

    ResponderEliminar
  28. Serejo, dormencia é sintoma claro de ansiedade!

    Normalmente os doentes associam dormencia a problemas cardiacos, mas na verdade é sintoma de ansiedade generalizada. Tem de consultar um psiquiatra, nao deixe desenvolver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. doutor, mesmo essa dormência sendo continua e só de um lado, ela é sinal de ansiedade? nos primeiros dias era do lado direito e depois passou para o lado esquerdo. desde já agradeço a sua ajuda.

      Eliminar
  29. Doutor tenho alguns sintomas da hipocondria nem sei disser qual é o sintomas pior, pois são todos ruins, queria que o senhor com sua experiencia me falasse se qdo vc se sente ocm falta de ar sem motio aprente, vem os medos de ser uma doença grave e fatal, que a qualquer momento vc noa vai mais consegui respirar, o senhor tem algum conselho que dar para que na hora desse sintomas expecificamente podemos fazer pra parar e se realmente pode acontecer de morrer disso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impossivel morrer de ataque de panico.

      Bem, isso é uma educação que tem que ser aprofundada. Teria que flutuar pelo ataque de ansiedade. Flutuar é uma técnica de terapia CBT.

      Se conhece algum teraputa cognitivo-comportamental aconselho.

      Hipocondriaco

      Eliminar
  30. Ola Dr.me chamo Grace sou a que tem medo de remedios,quero lhe agradecer por suas palavras,o Sr.disse que ja passou por isso então entende muito bem o que passamos,muito bom o Sr. ter escolhido essa profissão pois ajuda muita gente que tem esse terrivel problema,muito obrigado.

    ResponderEliminar
  31. Sim sei bem o que é isso. Sofri a minha quota parte, e saber como é grande o sofrimento é que me faz estar aqui hoje com vocês a dar o meu melhor para os ajudar.

    ResponderEliminar
  32. Olá Dr., me chamo Romualdo, sou brasileiro, 21 anos e creio que padeço do mesmo mal de todos que por aqui passam, a hipocondria. Sensação de ansiedade exagerada, preocupação constante com doenças crônicas ou agudas letais, busca de médicos especialistas em cada área de preocupação, e um agravante, sou estudante do 9º período de medicina, já passei por todo conteúdo teórico do curso, logo tenho base para todos os tipos de doenças graves, ou ao menos, dos piores! Então, qualquer alteração encontrada em meu corpo é motivo de preocupação quanto a possibilidade de câncer, de Doenças neurodegenerativas, de doenças reumáticas graves e afins. Procurei psiquiatra, mas o mesmo não me atendeu tão bem, me passou logo um neuroléptico (risperidon) e um antidepressivo (nortriptilina) que não quis tomar por receio de ficar muito dopado e não poder viver bem.. pois convivo com pessoas que os usam e vejo a lentidão que o mesmo causa. Estou tentando investir na psicoterapia, que iniciarei na próxima semana. Família e namorada já estão um tanto cansados dos meus relatos. E o que surgiu desta vez, foi que percebi uma tumefação no palato duro há um mês e duas semanas, em dois locais contiguos na região paramediana direita, ficando um deles dolorido e edemaciado há 3 semanas e que está em regressão, mas continua razoável tumefação, e o outro local ficou dolorido e edemaciado esta semana e está em regressão, mas sempre persistindo a tumefação percebida a pouco, sem história de trauma perceptível. Mas aí surge o medo, isto já estava aí? se sim.. será que é um cancer de palato duro? Eu irei procurar a odontologa segunda-feira, estou muito temeroso, com receio de ela pedir biopsia e do resultado dessa biopsia dar algo indesejado. Não tenho historia de cancer na familia e sofro de sinusite, além de estar no momento em que meus terceiros pré-molares estão nascendo, estava tentando associar os fatos.. mas minha mente quer me dizer que não, que aquilo é de um possível cancer.. e como geralmente canceres desta região são malignos, isso me deixa ainda mais preocupado =(... gostaria de alguma dica, quanto ao problema psiquiatrico e quanto a este episódio, ando angustiado e perdendo minha vida a pensar nestas coisas! E no momento estou sem falar nada a meus pais, por receio de sua reação! =(
    Aguardo sua resposta Dr.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao problema psiquiatrico, evitar medicação é tipico para pessoas como você, independentemente da desculpa - é pensamento sintoma. Assim como os restantes pensamentos são pensamentos sintomas.

      Quanto ao palato, é um local propicio a desenvolver pequenos quistos e é mesmo comum que isso aconteça sem razao em especial.

      Bocheche com elixir para a dor desaparecer.

      Quanto a ajuda, penso que esse psiquiatra nao foi de todo um bom profissional, até pela medicação que lhe passou, mas existem por aí bons profissionais.

      Vá a um terapeuta CBT (Cognitivo-Comportamental), são raros neste país mas é o melhor método para doenças do seu tipo.

      Eliminar
  33. ola doutor, me chamo priscila a mais o menos 1 ano senti uma dor no peito de lá pra cá minha vida tem sido constante em médicos, cheguei no ps pensando estar infartando o médico pediu eletro e exames de ensimas e nada deu, procurei um cardio fiz eletro,eco, esteira e deu td normal.
    procurei um ortopedista e ele me pediu uma tomo e uma ressonancia pensando ser uma inflamação no externo do torax fiquei surpresa pois deu td normal não sei o que pensar,as vezes sinto meu coração acelerar parece que vai sair pela boca, as vezes parece que ele tá batendo devagar, sinto falta de ar. tenho medo de estar com alguma doença séria como cancer no osso ou no pulmão tenho medo de td, não consigo dormir sinto ardência no corpo,sentimento de morte é horrivel, tenho medo de ir ao psiquiatra e ele me passar remédios fortes, td que sinto acho que uma doença muito séria preciso de ajuda, não tenho mais paz agora estou bem daqui a pouca começo a sentir alguma coisa e já acho que tô doente que tenho alguma coisa séria quero ir ao médico nem meu marido aguenta mais.

    ResponderEliminar
  34. Ola,

    Isso é tudo pensamento típico priscila, pensamento sintoma. Tudo o que está a dizer é exactamente o que os livros dizem que alguém com a doença que você tem diria. O que tem é uma grande dose de ansiedade generalizada com preocupações hipocondriacas.

    Precisa também de terapia CBT (cognitivo-comportamental) e de uma consulta psiquiatrica. Medo dos medicamentos é da doença que tem, todos têm medo dos medicamentos, mas se quer melhorar tem de lutar contra esses pensamentos sintoma.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  35. Olá Dr. Tenho 26 anos e possuo prolapso na válvula mitral com pequeno sopro.
    Gostaria de saber se nesses casos é normal sentir dores na região do peito, especialmente, quando ficamos mais ansiosos e agitados? Além disso, gostaria de saber se a ansiedade aumenta a quantidade de extra-sístoles.

    Muito obrigada!!

    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Vanessa,

      A ansiedade aumenta muito a quantidade de extra-sistoles.

      Quanto ás dores, não tem a ver com prolapso. As dores são musculo-esqueléticas, dos músculos que ajudam a ligar as costelas e as mesmas ao esterno. Quando se tem muita ansiedade dão dores e picadas.

      Eliminar
  36. Olá meu caro amigo, saudações do Brasil.

    Gostaria de saber se sentir uma queimação no estomago e pequenas pontadas no peito são sintomas de ansiedade ou coisas do tipo.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sim, existem muito mais pessoas com o mesmo problema, decerto poderá ler aqui...

      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Olá, Dr!

    Há algum tempo vim aqui relatar alguns sintomas meus de ansiedade que me impediam de praticar atividades fisicas, pois me assustavam. Na época você me aconselhou a procurar um médico desportista e ver a questão da minha dosagem.

    Procurei o médico desportista, relatei tudo, fiz exames, que acusaram Prolapso da Valva Mitral. De certa forma fiquei até aliviado quando eu soube ter isso, pois eu finalmente tinham uma resposta para as coisas que eu sentia. No entanto, tenho ainda algumas dúvidas sobre essa doença.

    Hoje já pratico musculação, o médico disse que não tenho nenhuma contraindicaçao, mas outro dia eu li um artigo que dizia que pessoas com prolapso e que praticam atividade física correm maior risco de terem problemas mais graves e até morte súbita. Isso é verdade? Fiquei preocupado porque a musculação é um atividade um pouco intensa.

    Eu sinto desde os meus 14 anos ansiedade. Essa ansiedade vem como uma onda, rapida, mas suficiente pra fazer meu coração bater com força sufocantemente. As vezes acontece apenas se eu pensar nessa ansiedade ou se eu ja estiver preocupado comk entao nem sei se sou eu quem a cria na minha cabeça ou se é resultado do prolapso (fiquei sabendo que o prolapso provoca ansiedade). Bom, descobri que quando tomo o betabloqueador essa sensação diminui, mas não totalmente. Mas as vez acho que falta um ansiolítico, pois não tomo nenhum, apenas um antidepressivo que meu psiquiatra receito e que tbm tem um efeito sobre ansiedade. Mas penso que algo mais especifico pra ansiedade pode acabar com esses episodios.
    O que você acha? Ansiolítico podem ajudar esse meu quadro estranho de ansiedade? Tenho medo de ter que passar a vida toda tomando ansiolítico, as pessoas falam tão mal desses remédios, que eles provocam dependência.
    O pior é que meu psiquiatra acha que não preciso tomar ansiolítico. Já pensei em ir em outro pra ver outra opinião. Essas ansiedades atrapalham meus exercícios?

    Outra dúvida: tenho que arrancar um dente siso em breve. Ouvi dizer que quem tem prolapso deve ter alguns cuidados. Quais são, Dr?

    Dr, obrigado pelo espaço e pelas respostas. Já me tranquilizei bastante em relação ás extra-sistoles por conta do relatos e hoje pouco me assusto. O que não to acostumado ainda é com dores no peito. Hoje por exemplo sinto umas pontada, isso é novidade pra mim e me assusto, fico pensando que é por causa dos exercicios, ou da ansiedade, ou da combinação dos dois.

    Obrigado e abraços!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Sim pessoas com prolapso têm de tomar anti biotico quando arrancam dentes... Fale com o seu médico sobre isso.

      O prolapso inofensivo não traz risco acrescido de morte súbita, isso é totalmente infundado e ridiculo.

      O antidepressivo, se corretamente administrado, não causa dependencia. O ansiolitico é que causa dependencia. Diga-me, o que toma? Crie outro post no fim da lista e responda.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  38. boa noite doutor pode me chamar de carla, gostaria de relatar ao senhor que ultimamente venho sentido no peito umas dores tanto no esquerdo quanto no direito já fiz varios exames eco, esteira e eletro e deu td normal as vezes sinto uma pontada no peito direito outras vezes no esquerdo não sei mais o que pensar chego ate a disconfiar se esses exames são confiaveis, já fiz uma tomo e td normal, agora comecei a sentir umas dores nas costas na parte de cima e dos dois lados da costela que vai ate embaixo dos seios as vezes acho que é alguma doença no pulmão ou ate mesmo nos ossos o pensamento de que eu to com alguma coisa ruim não sai da minha cabeça o medo da doença, de morrer, sinto medo de tudo, tenho medo de ir ao psiquiatra e ele me passar remédios fortes que me façam mal, tenho medo de ficar em casa sozinha e passar mal o que será que eu tenho não aguento mais sentir tantas dores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carla...

      O que tem é um transtorno de panico... medo de medicaçao e de psiquiatra, medo de se sentir mal, medo de estar sozinha, tudo sintomas do mesmo. As dores também. São musculo-esqueleticas.

      Precisa de consultar um psiquiatra e provavelmente tomar medicaçao para ajustar os niveis quimicos do seu organismo - lembre-se que o medo da medicaçao faz parte da doença. Nao é você a pensar isso da medicação, mas sim os pensamentos-sintoma. Tem de lutar contra isso.

      Precisa também de aconselhamento CBT.

      Alguma duvida disponha sempre

      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Rafael,

    Estamos na mesma situação... pontadas no peito, ansiedade extrema... Será que isso se deve ao fato de sermos portadores de Prolapso na Válvula Mitral??
    Vamos aguardar a resposta do Dr.!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontadas devem-se à ansiedade extrema.

      Mas a ansiedade extrema tem relaçao com o prolapso. Eu também fui vitima de transtorno de panico, como decerto já devem ter lido, mas lutei contra isso. Quando fiz os exames para descartar outros problemas aquando dessa altura de ansiedade também descobri que tinha prolapso da valvula mitral.

      Eliminar
  40. boa noite,me chamo maria doutor a mais o menos uns 10 meses venho sentindo umas dores no meio do peito, fui zilhões de vezes no ps achando que estava enfartando, fui ao cardio e fiz eletro, esteira e ecodoppler conclusão td normal. passei pelo ortopedista fiz uma tomo e ele disse que não deu nada que era uma enflamação no esterno já tomei varios antiflamatórios a dor só amenisa mais não cessa, não sei mais o que pensar agora tbm ando sentindo dor nas costas na parte cima e nas costelas tem hora que parece que sinto até falta de ar, DEUS me livre mais penso que pode ser alguma coisa no pulmão ou nos ossos coisa muito séria como é possivel isso, tenho medo de estar doente alguma doença séria, tenho medo de ser coração, sinto medo de morrer choro quando começo a sentir essas coisas, algumas vezes tenho medo de ficar sozinha, medo de dormir chego a colocar o celular para dipertar varias vezes a noite. agora mesmo estou com uma dorzinha no peito uma senssação estranha no estomago e aquele medo de acontecer alguma coisa. o que será td isso não tenho mais paz só fico pensando coisa ruim, não consigo ter um pensamento bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Ansiedade generalizada. Você tem que lutar contra isso, comece por consultar um psiquiatra e lembre-se - medo da medicação tem a ver com a doença.

      Força!

      Hipocondriaco

      Eliminar
  41. Pessoal, estou com um problema na net e é com dificuldade que faço este post.... responderei em 24 horas, quando for trabalhar responderei de la.

    Abraços a todos.

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  42. Ai doutor, que fase terrível que estou vivendo!
    Tenho tontura desde criança, fiz exames e foi diagnosticado labirintite...mas faz uns 6 dias q tenho sentido vertingens diariamente, fui ao PS ontem e a medica pediu pra eu ir a um psiquiatra (marquei consulta para o dia 30-05), nao vejo a hora de ir...Na minha mente, passam coisas terriveis, possiveis doenças q possa ter q causam tonturas...e é impressionante, qd eu penso na tontura, ela vem... é possivel isso? nossa mente ter controle sobre nosso corpo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza que e possivel. Mas acho que ja sabia a resposta :)

      Eliminar
  43. Boa tarde Dr.Meu nome é Paulo. Meu caso é um pouco chato e complicado a uns 2 anos e meio atrás eu fiz a pior merda da minha vida, eu era usuário de cocaina na epoca que passei mal eu tinha 18 anos, em um certo dia eu usei muita cocaina usei 8 horas seguidas dai passei mal e tive ataquicardico, depois disso minha vida virou um inferno fui ao cardiologista pois sempre pensava que ia passar mal, sentia dores do no peito palpiações, fui ao cardiologista fiz eletrocardiograma, ecocardiograma, hollte 24, teste ergometrico e exame da tireoide e não deram nada.
    Só que continuo com os mesmos sintomas sempre penso que vou passar mal já fui varias vezes no hospital com o coração acelerado e o eletrocardiograma nunca acusou nada. Fazia 6 meses que eu estava normal, porém as crises voltaram o cardiologista suspeitou de arritima mais nunca deu nada, hoje quando eu sinto eu já fico mais tranquilo, as vezes eu estou bem e do nada sinto um batimento estrando como se fosse um barulho e meu coração dispara só que meus exames sempre foram normais.
    Com certeza ficou o trauma antes eu tinha medo de ir para lugares longe com medo de passar mal e não chegar a tempo no hospital em seguida piorou eu penso que tenho todas as doenças do mundo.
    No começo do ano eu tive diarreia e pensei que tava com HIV, fiquei mal sentia varios sinstomas e achava que tava com HIV fiz o exame e deu normal mais mesmo assim eu penso que to doente, sinto fadiga não tenho mais vontade de sair, sempre fico colocando a mal no peito para olhar meu batimentos, acho que tenho todas as doenças do mundo.
    Realmente eu nunca pensei em passar por isso e concerteza isso é meu psicologico.

    Eu tinha uma via normal, saia com amigos pra todos lugares, mais minha vida mudou no dia que passei mal por causa da cocaina e concerteza ficou um trauma, hoje eu prefiro ficar em casa não saiu mais pra festas como antes e to sempre cansado achando que to doente.
    Lembrando desde do dia que passei mal a 2 anos e meio atras eu não uso mais drogas e nunca mais vou usar.

    Obraço e Obrigado por tirar nossas duvidas é por ver que não é só eu que sinto essas coisas estranhas.

    ResponderEliminar
  44. Obrigado pelo teu testemunho.

    As drogas aumentam em muito a probabilidade de desenvolver problemas psiquiatricos. Neste caso foi o que aconteceu. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  45. Esta pagina sera sempre gratuita, mas para aqueles que manifestaram interesse em ter umas sessoes comigo fiz a pagina de consultas CBT.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  46. Dr. Gostaria de mais informações sobre meus sintomas, gostaria de saber se seria necessário procurar um psiquiatra para fazer um tratamento pois continuo com sintomas de arritima, porém meus exames estão todos normais sempre fico pensando que vou morrer ou passar mal ou que tenho um doença mais séria, quando vejo alguem falando de alguma doença do coração e penso que tenho tbm, isso é muito chato.

    Sou Paulo que falei sobre meus sintomas no comentário acima.

    ResponderEliminar
  47. Ola,

    Os seus sintomas sao todos tipicos de ansiedade generalizada. Ha duas hipoteses de momento, se nota que esta a melhorar basta procurar um especialista em CBT, se nota que esta a piorar tem de consultar um psiquiatra e fazer um tratamento para evitar que a coisa piore ainda mais, so depois podera passar para a fase da terapia.

    Um abraço Paulo

    ResponderEliminar
  48. ola,
    me chamo raquel fui diagnosticada com inflamação no esterno sinto dores no peito as vezes não consigo nem fechar a calça jeans, mais não consigo acreditar que neste diagnostico apesar de ter feito uma tomo e ressonancia o médico disse que não era nada só a inflamação, mais não consigo pensar em outra coisa que não seja coração ou alguma doença mais séria já fiz eletro, eco e esteira td normal, tenho medo de estar com alguma doença, o meio do meu peito doi sinto mal estar falta de ar, cançasso é td muito estranho, tomo antinflamatórios mais não tenho sossego. dizem que a ossesteocondrite vai e vem não sei mais o que pensar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ja a diagnosticaram cabe-lhe a si aceitar isso. Força de vontade e a palavra chave nesta fase. Acredite

      Eliminar
  49. oi meu nome é rosa tenho 32 anos venho escrever aqui porque preciso desabafar com alguem e de ajuda tbm, tem uma semana que venho sentindo dores nas coastas bem na parte de cima dos dois lados e na parte da frente do tórax bem acima do seios qualquer movimento mais pesado que faço parece que vai estourar não sei mais o pensar, não consigo tirar da cabeça que possa ser o coração mesmo já tendo feito varios eletros em ps e um ecodopller e esteira que o cardio pediu e todos os exames deram normal pois as vezes sinto meu coração acelerar sinto ate fico cansada minha garganta parece que fica ate ardendo pegando como se o coração fosse sair pela boca. Mais voltando ao assunto das dores não sei o que pensar não sai da minha cabeça o pensamento de que posso estar com pneumonia ou com alguma doença mais grave parece que a minha respiração fica pesada mais curta como se fosse uma falta de ar, eu tô aqui agora chorando pensando só neste tipo de coisa com os nervos a flor da pele, sinto medo de ter alguma doença, medo de morrer, me policio quando estou fazendo alguma coisa porque acho que vai acontecer algo ando estremamente nervosa não tenho paciência com nada, quando começo a sentir dor começo a chorar fico desesperada quero logo ir ao ps achando que vai acontecer alguma coisa comigo, fico muito triste com isso pois meu marido e meu filho ficam preocupados meu filho me ve chorando desesperada ele me abraça e fala que eu não tenho nada que é pra mim ficar calma meu marido me lava no hospital quando começo a chorrar e fico nervosa e sempre tá td certo pressão, oxigenação batimentos, mais hoje eu não tô legal tô com aquelas sençassões e não tenho ninguem pra falar ja que meu marido ta viajando a trabalho e não quero que ele se preocupe e como eu tenho medo de ficar em casa sozinha só eu e meu filho eu tô na casa da minha mãe não quero que ela se preocupe. Deus que me livre desses pensamentos ruins, as pessoas falam que isso é da minha cabeça mais pelo o amor de Deus como pode isso se eu sinto as dores as sensações elas estão ali o tempo todo. Me ajude o que posso fazer ja fiz uma tomo e uma ressonancia e o médico disse que não deu nada será que preciso repetir os exames pra ver se depois que realizei esses exames apareceu alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      Dores nessas zonas quando pega algo pesada e certo e sabido dores musculo-esqueleticas. A ansiedade generalizada que vem a sentir mantem o seu corpo sempre contraido, e os musculos perto das costelas e do esterno (musculos internos estes) estao doridos.

      Leia o meu post que separa dor cardiaca de dor nao cardiaca.

      Qualquer duvida disponha sempre

      Hipocondriaco

      Eliminar
  50. Olá, Dr.! Obrigado pela resposta e dicas. Vou falar com meu dentista sobre o antibiótico e o PVM.
    Bom, o antidepressivo que estou tomando atualmente é o Cloridrato de Paroxetina, 20mg. Já o beta bloqueador é o Ablok Plus 50mg (Atenolol). Eu ainda não tive a oportunidade de falar ao meu psiquiatra sobre o PVM.

    Obrigado pela atenção! Abraço!

    Rafael

    ResponderEliminar
  51. De nada Rafael, disponha sempre.

    Paroxetina e bom para isso... da-lhe tempo.

    ResponderEliminar
  52. ola doutor..tem um assunto q eu pouco vejo por aqui..queria que o senhor me ajudasse..eu tenho transtorno do panico e hipocondriaco.. e eu qdo criança sempre tive bronquite..umas pessoas falam q ninguem tme bronquite..e sim asma dpeois nunca mais tive..hj tnho mais de 30anos e senti um pouco d efalta de ar e o medico falou q tava com uma leve bronquite e me passou ommix e flluir..qdo tive no medico nem tive uma crise assim ..e nem tinha comprado o remedio..ontem eu tive um crise de falta de ar toss seca, juntando isso a panico q me da de medo de doenca achei q me iria faltar ar de vez e tal..comprei o remedio hj so que nao achei nada sobre isso e nem sobre a relacao de ser pior pra quem tem crise de ansiedade..de panico se eh pior ou pode agravar essa doenca a ponto de ser fatal ou de uma piora considerael, o senhor poderia me tirar essa duvia ou indicar algum texto sobre isso pela internet..e se possivel se o senhor conhece esses remedios..
    desculpe a pergunta grande e um pouco fora do tema do q tenho visto
    desde ja agradecido

    ResponderEliminar
  53. Ola,

    Nao pesquisar sobre nada relacionado com a saude na internet. Nunca!

    So tenho uma coisa que exijo dos meus leitores, e que larguem a mania de pesquisar sobre saude na Internet. Esse e o maior dos males.

    Quanto ao seu problema, aconselho a fazer a medicaçao que o medico lhe passou. Crises de ansiedade podem sim despoletar crises de asma, mas nunca ninguem morreu assim.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  54. oi doutor sinto umas dores nas costa dos dois lados que vai ate a costela, doi muito o pescoço tbm ate minha cabeça dói as vezes sinto como se estivesse com falta de ar estou preocupada penso que pode ser alguma coisa grave apesar de ter feito um raio x e o médico falou que o pulmão tá limpinho. só penso em coisa ruim esses pensamentos não saem da minha cabeça só penso em doença.

    ResponderEliminar
  55. Ola,

    Pois, se lhe está a afectar a vida sugiro um psiquiatra para dar a volta a isso!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde Dr. Hipocondriaco! Parabéns pela iniciativa do blog, nos ajuda muito, funciona como terapia em grupo. Sendo assim irei relatar meu caso. Sou brasileira, tenha 34 anos e sofro com a hipocondria há uns 3 anos. De uns meses para cá tudo se acentuou, sou extremamente ansiosa, e já tive várias situações de pânico, que com muita força de vontade consigo controlar. Faço terapia há alguns meses, mas confesso que não venho encontrando o caminho para bloquear minhas preocupações com minha saúde. Já procurei por vários médicos, com as queixas psicossomáticas que o Dr. conhece. Não foram encontrados problemas cardíacos e os exames laboratoriais são normais. O que me atormenta nos últimos 8 dias,é que tenho tido uma enxaqueca terrível, ora do lado direito da cabeça, ora do lado esquerdo, bem no topo, a dor não é constante, vai e volta, mas me pertuba muito, fazendo com que eu acredite que seja um aneurisma, sinto dormência no rosto do lado esquerdo, fui a um neuro que me disse se tratar de enxaqueca, mas não consigo me tranquilizar, já que dura vários dias. Estou atormentada pela idéia de ter um aneurisma. As vezes nem sei se de fato estou com a dormência,mas fico prestando atenção, tanto na dor, quanto na sensação de dormência. Dr. o senhor que já passou por isso, me diga, posso estar criando esses sintomas? Já fui a um psiquiatra que receitou paroxetina, mas não tenho coragem de tomar. Me ajude por favor!!! Essa doença imaginária tá paralisando minha vida. Obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar
  57. Boa Noite.

    Dois pontos.

    Primeiro ponto- A Hipocondria e Transtorno de Panico fazem ter medo de medicaçao. E um sintoma! Tem de tomar a medicaçao. Paroxetina é excelente. Foi o que eu tomei quando era novo e estava com o vosso problema e como vêm resultou. Tome tambem.

    Segundo Ponto - Vou lhe explicar porque é ridiculo ter medo de um aneurisma. O aneurisma nao dói! Se dói é porque não é aneurisma :D As pessoas associam mas só porque não sabem. Aneurisma NAO doi!

    ResponderEliminar
  58. Obrigado Dr. Hipocondríaco, me tranquilizou. Minha dor de cabeça é provavelmente então, causada por minha ansiedade. Como estou frequentemente ansiosa, a enxaqueca é constante, é isso? Resolvi que irei tomar a medicação. Muito grata por sua atenção! Boa Noite!

    ResponderEliminar
  59. dr tenho 17 anos e ultimamente minha vida tem sido um inferno. não é de hoje que sinto varios sintomas, tenho medo de leucemina, e olho frequentemente pra ver se não tenho um caroço atras do pescoço. tenho diarreia e ano passado depois de ir para em um hospital achando que estava com apendicite, fiz varios exames e não identificaram nada. levei em uma gastro o exames e ela me disse que tinha sindrome do intestino irritavel. por um tempo passo. se meus nariz sangra um pouco por rececamento vo ao medico, acho que em um ano ja fiz mais de 4 exames de sangue, entre ecografias, exame de urina, fezes.. ultimamente passei por 2 meses dentro do hospital porque meu namorado se acidentou. la vi de tudo. e só piorei tive uma gastrointerite, fui ao medico fiz exames e nada de mais, me tratei, parei de tomar o anticoncepicional e comecei a menstruar muito, fui a ginecologista e ela vez exames nada de errado. agora estou com uma dor frequente no abdomen na parte de baixo, e com intestino uma hora preso e outrauma hora diarreia, to me tratando com uma psicologa, mas sinto furmigamento nas maos as vezes, e se sinto dor de cabeça ja penso que estou com cancer, ou no meu intestino penso estar com cancer , ou com uma doença grave. entro em panico porque a dor vai e volta e nao consigo ir no banheiro com tranquilidade. não posso ver um sinalzinho diferente em meu corpo que me assusto. estou muito triste por isso, estou deixando de fazer tudo na minha vida. minha medica gastro disse que se ja fiz eco e tomagrafica e outros exames e não apareceu nada agora só resta fazer coloscopia mas tenho medo da sedação, de sangrar de passar mal durante o exame e ate mesmo morre. nao sei o que faço mais . amanha de manha vo no laboratorio fazer mais exames de sangue .. ja marquei um psiquiatra para o dia 03/07 mas não sei se vai passar, eu sinto varios sintomas sera da minha cabeça só?

    ResponderEliminar
  60. Olá, bem vinda,

    Ainda bem que já marcou psiquiatra! Essa pergunta você responderá melhor do que eu... pese tudo e pense.

    Boa sorte com o psiquiatra, depois diga como correu

    ResponderEliminar
  61. ola, Dr por ter varios sintomas e sempre a mesma coisas , eu chego a ficar com vergonha e revoltado por tudo q sinto, que penso, queria que o senhor me tirasse uma duvida, eu so tive problemas de bronquite quando criança, tive uma crise, de pouco de falta de ar, as vz chiou meu peito, e fui ao medico ele disse q voltou uma bronquetizinha, e que bronquite e asma eh a msm coisa e tal, so que doutor depois de um tempo tranquilo eu senti um mal estar terrivel quando tive uma crise, doutor ele falou e por exames de rx que meu pulmao esta bom so que passou um remedinho de capsla para respeirar pra ajudar e tal, nao senti nada na hora, depois de um dia a noite eu voltar a sentir isso foi um estopim para ter crises de ansiedade, medo mesmo de morrer, doutou nao conheco nada sobre isso, so que a falta de ar, tosse..eh uma sensação terrivel e isso foi estopim para crises de ansiedade,estou sendo medicado no que se trata ansiedade me passaram rivotril e remedios fitoterapico, so que a minha mente fica muitoc ontra mim mesmo, por perguntas que nao acho resposta aos medicos, porque sao todos evasivos nas resposta ou por nao falar de problema emocional, digo o medico especialista em pulmao, queria q o senhor me respondesse se quem tem transtorno de ansiedade e tem uma leve bronquite..asma..qdo senti um pouco de mal estar disso e isso desencadear uma crise de ansiedade o q faz a piorar ou a gente supervalorizar o sintomas, se quem sofre desse mal, transtorno de ansiedade, panico corre o risco de ter um ataque fatal nessa hora,de uma simples crise de bronquite asma...de ser fatal, eu nao tenho chiadeira no peito qdo tenho tosse e falta de ar, por isso as vz acho q a falta d ear venha da ansiedade, mais nao sei se uma coisa pode afetar tanto a outra a ponto de ser fatal. desculpe o email grande e espero que o senhor saiba me responder isso..

    desde ja agradecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola

      Os ataques de stress ou nervos nunca são fatais. Penso que os médicos esclarecem no como a uma pessoa normal, mas você precisa de mais esclarecimento. Porém acho que não o pede nao e verdade? Por vergonha ou outro motivo deixa passar. O meu conselho é que para a próxima vez diga que se preocupa bastante e que precisa de explicação adicional.

      Acho que lhe faria bem ir a um psiquiatra para ver se a medicação que está a fazer é adequada.

      Eliminar
    2. oi Dr, pior que nao sempre sou claro nas perguntas, me falta mesmo alguem que responda, eles sempre desviam do assunto

      Eliminar
  62. Olá doutor, já estive outras vezes aqui no seu blog. A dois meses atrás eu senti uma dor na nuca do lado esquerdo e uma dormência no mesmo lado e logo pensei que tinha um tumor no cérebro. Pesquisei muito na internet e fiquei espantado porque sentia justamente tudo que la estava escrito. Sentia uma dor da cabeça que não passava por nada e também essa dormência que não passava por nada. Fui a uma emergência e lá fiz uma tomografia do cranio com e sem contrates, onde não foi constatado nada. Depois da realização desse exame, resolvi procurar um psiquiatra e um psicologo para tratar uma suposta depressão e ansiedade. passei um mês bem e me tratando , até que eu peguei uma gripe muito forte e comecei a pensar que estava com câncer no pulmão(meu pai morreu disso). eu fiz vários raio x do tórax, que não deram em nada, mas eu não conseguia acreditar nisso. eu sentir todos os sintomas: até uma dor no peito que não passava de jeito nenhum. Depois eu fui ficando calmo e esquecendo essa história de tumor no pulmão e fiquei bem. a 8 dias eu comecei a sentir um formigamento na mão esquerda que me deixou muito assustado! eu fui dormir com medo pensando que poderia ter algo na cabeça. deste dia para cá eu ando sentindo novamente a mesma dor de cabeça que vai da nuca até o olho esquerdo.. uma dor constante e que não passa. além disso eu também ando sentindo uma dormência no braço e na perna esquerda. as vezes é mais na perna e as vezes é mais na mão. quando eu vou dormir e estou pegando no sono, eu pego uma especie de susto e parece que tem uma corrente elétrica passando pelo meu corpo o que faz com que minhas pernas ou meus braços se movimentem bruscamente. é horrível doutor!! eu já não sei mais o que fazer!! tenho uma consulta marcada no neurologista para o dia 4 de julho e to tomando uma medicação chamada amytril. O senhor acha que tudo isso é causado pela minha hipocondria ou eu realmente devo ter algo no cérebro? é possível um tumor crescer em 2 meses? quero sua opinião. desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  63. Olá.

    Pode tratar-se de ansiedade claro... rigidez provoca dores e dormência da forma que descreve assim com essas perturbações que explica quando tenta dormir.

    Mas se for algo físico não tem nada a haver com neurologico, na minha modesta opiniao claro, na minha opiniao, se for fisico, trata-se de problema de coluna...

    ResponderEliminar
  64. ola doutor.eu sofro de sindrome do panico, a qual eu ja trato e um dos sintomas, ou sintomas de outra patologia, é sempre estar com medo de estar com uma doença seria, eu fiz uma endoscopia por 3 vz..2005 , 2006 e 2008 , as duas primeiras deu pangastrite leve a ultima moderada, desde a endoscopia..tomei omeprazol e a mais de um ano tomo pandoprazol 40 qdo sinto mal.manda tomar dois..estou com um dores e com muito gazes q chega a me dar diarreia, isso eh sintomas disso q eu tinha mesmo..ou pode ser algo grave, tipo, pangastrite moderada e sem o bacteria h pilory, pode agravar pra algo muito grave, tenho motivo pra me preocupar, doutor me pasou endoscopia so q estou morrendo de medo do anestesico ...sedação q da pra durmir, e olha q como falei.ja tomei 3 vz e ainda acho q pode ser perigoso..uma reação alergica.tenho motivo pra me preocupar nas duas coisas q te falei?
    desde ja agradecido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Anonimo!

      Se ja tomou 3 vezes nao tem alergia. Não há que ter medo. Além disso os anestésicos já não dão problemas virtualmente nenhuns. Isso era antigamente.

      Não se preocupe.

      Faça o exame e prossiga a partir daí

      Eliminar
  65. Oláaa Dr.
    Nos últimos tempos tenho sentido dores nos pés nas mãos e as x nos joelhos. Se ando muito doi mais, se estou parado quando me levanto os primeiros passos custam mas depois passa. Fiz RX a uns meses e deu tudo normal excepto uma pequena descalcificação. Tomei cálcio e o sintoma melhorou. Assim que deixei de tomar voltou aos poucos e agora está pior cada dia mais. Fiz outra vez RX e tudo bem e estou à espera das analises. Sou alérgico ao leite e derivados e suspeito que seja por ai falta de cálcio mesmo mas... Mas pensei... pode haver motivos para pensar que seja stress/nervos e ansiedade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por contração talvez agrave, mas não se trata disso. Tem que idade? E peso? É por escaparem muitas variaveis que nao posso diagnosticar online :)

      Eliminar
    2. 40 anos 1.69 74Kg. De fato são pormenores importantes :)

      Eliminar
  66. Bom, nao tem peso excessivo e a idade não é muito avançada pelo que mais vale esperar pelo diagnostico do seu medico. Poderá ser sim falta de cálcio.

    ResponderEliminar
  67. Obrigado Dr. :-) Sexta vou buscar as analizes e depois vou ao médico 4º a 8. Se for isso a partida com um bom suplemento e praia alevio e bem os sintomas espero. Abraços [[[]]]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As análizes estavam óptimas mas o RX denota que o pé chato ainda lá está em especial no esquerdo. O médico receitou palmilhas e antiflamatórios. Será que as dores na coluna pés joelhos e afins são derivados do pé chato ? Mas e as dores nas mãos quando faço flexões ou carrego coisas pesadas essas a mim não fazem sentido ou fazem ? Continuo a achar que uma densiometria ossea aos pés e mãos era importante mas... vamos ver como fico depois das palmilhas e medicação. Abraços Dr. :-) O seu blog continua 5 estrelas como sempre :-)

      Eliminar
  68. Ola doutor ainda se lembra de mim? provavelmente n, pelo exito q tem feito, e fico feliz por continuar na ajuda gratuita,e q apesar de ser atraves dum PC ajuda mt...grande abraço e se se lembrar de mim manifeste-se pf...Bruno Araujo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Araujo!

      Claro que lembro, bolas, não sou nenhum peixinho dourado!

      Achas que sou vedeta é? Nah... Não me esqueço das origens!
      Como vais?

      Eliminar
  69. Olá tenho 15 anos e desde os 7 anos sou muito preocupado com a minha saúde, ja tive muitas crises em que pensava que estava realmente doente mas na realidade não era nada, mas desta vez foi bastante mais forte à 1 mês atrás comecei a sentir faltar de ar e dificuldade para engolir a saliva, chegou um dia que pensava mesmo que ia morrer e fui no médico e disse que a garganta estava inflamada mas quase nada e me receitou antibioticos e melhorei, mas apenas durante 1 semana, depois apareceram os sintomas de dores no peito nomeadamente na parte esquerda à beira das costelas, tonturas, fadiga, dores de cabeça, garganta seca, fico muito sensível ao movimentos, músculos ficam doridos com facilidade, e tenho andado com muita taquicardia e pensamentos que vou morrer em breve, tenho pavor ao cancro, é muito difícil para mim viver assim aliás vi na internet que pessoas ansiosas como eu, têm tendência para desenvolver o cancro mais que outras pessoas logicamente fiquei mais apavorado, neste momento estou a usar, vou ao médico fazer exames e logo se vê, queria mesmo desabafar.

    Obrigado

    ResponderEliminar
  70. este momento estou a suar*

    ResponderEliminar
  71. Olá... Consulta um psiquiatra quanto antes. És novo e se actuares depressa pode ser que te safes permanentemente destas preocupaçoes

    ResponderEliminar
  72. Vamos ver se isto passa rápido, caso contrário é muito provavel que vá a um psiquiatra. Obrigado

    ResponderEliminar
  73. tou bem doutor continuo a jogar futebol, continuo c a minha banda, continuo c as extra sistoles mas em mt menos quantidade, ataques de panico tao ultrapassados e ca an do na minha vidinha...resolvi vir ca p ver como tava e ja vi q ta a bombar como sp...em grande o doutor de todos nós (mais ou menos) hipocondriacos...vou dando aqui uns saltinhos de vez em qd...grande abraço doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes bem Bruno!

      Fico satisfeito de saber que estás melhor! Passa cá de vez em quando para me dizer um olá.

      Abraços

      Eliminar
  74. Claro q sim amigo doutor, mas uma vez q dei ca um salto deixe-me chatea-lo c mais uma das minhas entediantes perguntas(ehehehehehehehehehe) ja falamos sobre isto e o doutor ja me disse mais de mil vezes q os casos dos jogadores q têm morrido, sao doenças n detectaveis em exames, nos mais completos inclusive, q sao doenças congenitas...mas a minha pergunta é esta, será q o desporto e o esforço inerente n despertará prematuramente essa doença??!! ou seja se n jogassem futebol ou outro desporto qq q lhe provoquem esforço, será q essa doença n se manifestaria bem mais tarde, tipo 50 anos, ou mm nem se menifestaria nunca?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for dos casos de doença coronariana, manifesta-se sempre. Se for dos casos em que é indetectável é impossível dizer, pois não se sabe nada sobre isso, é qualquer desequilibrio em relação aos iões.

      Eliminar
  75. Desde já a minha felicitação pelo excelente trabalho!

    O que me traz aqui é o seguinte:
    Fui diagnosticada com asma em Janeiro deste ano, depois de começar a ter muita falta de ar em Agosto de 2011 (e ter ido ao hospital, onde na altura não me diagnosticaram nada, apenas a tensão arterial um pouco elevada). Tomo Montelucaste e Budesonida/Fumarato de Formoterol para a controlar.

    Recentemente comecei a sentir umas dores no peito, que variam de lugar (já foram do lado esquerdo, por cima do seio, perto das axilas...), aparecem normalmente à tarde/noite e que por vezes pioram quando respiro fundo. Outras vezes sinto pontadas nas costas, e até perto do pescoço. Como já tive a ler respostas anteriores do Doutor a casos semelhantes nos comentários, pergunto, isto poderá ser ansiedade? É que os episódios de falta de ar antes do diagnóstico da asma deixaram-me um bocadinho "paranóica" com tudo o que sinto e acontece no meu corpo, e qualquer dor para mim é motivo de alarme.

    Desde já obrigada

    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá ser sim. Piorar a dor quando respira fundo ou é da asma ou é muscular - de ansiedade. Como é asmática poderá ser disso, mas só apurando.

      Eliminar
  76. Também sinto essas picadas no meu corpo às vezes nas costelas, abeira do coração nas costas na cabeça enfim, é bastante desagradável mas quando estou entretido em alguma coisa não sinto nada, penso que deve ser mesmo psicossomático porque a ansiedade acumulada revela-se nos orgãos e não só, experimenta chá de hipericão reduz a longa prazo a ansiadade.

    ResponderEliminar
  77. Muito obrigada desde já. Pois, eu também já pensei nisso, porque são só de vez em quando. Por vezes também sinto como se o meu coração batesse incorrectamente, e assusto-me ainda mais por causa disso.

    joana

    ResponderEliminar
  78. Pois isso é mesmo complicado, estou sempre ansioso com pensamentos negativos e isso faz com que eu esteja quase sempre com taquicardia, logo sinto bastante fadiga inclusive a minha pressão tem andado um bocado alta, e olha que ainda sou novo tenho 15 anos, só vou descansar quando fizer os exames.
    Li também que fazer exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade, o problema é que mesmo sem fazer exercício físico já fico cansado, então quando faço fico logo com falta de ar e imensa taquicardia.
    Bem espero que não estejas no mesmo ponto que eu.
    Abraços

    ResponderEliminar
  79. Aqui está o sócio de 15 anos ;), li uma coisa que me despertou o interesse sobre fibromialgia, os meus sintomas são iguais aos dá fibromialgia que é uma espécie de depressão porque eu tava maluco por saber de onde vinham as dores inexplicáveis e acho que fibromialgia é a resposta para isso porque aliás sinto fadiga e sou muito ansioso. Penso que isso vai aliviar algumas pessoas nem que seja só pelo facto de terem fibromialgia e não aquilo o que estão a pensar ;) (como eu).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a gente com distúrbios de ansiedade se sente muito ansioso e fatigado ao extremo. Não quer dizer que tenham fibromialgia.

      Eliminar
  80. Tal e qual! Eu penso sempre que, se fizer isto ou aquilo, me vai acontecer alguma coisa. Mesmo agora estava aqui no pc, quando senti o coração a bater com mais força do nada (as tais extra-sístoles que o doutor fala?), e tem sido assim ultimamente. Fui diagnosticada com a asma em Janeiro, e a partir daí comecei a ficar mais apreensiva sobre a minha saúde, mas só este mês é que começou este stress todo com as dores e picadas no peito, às vezes falta de ar, e às vezes nem é dor, é uma impressão imensa, e noutras parece que tenho alguma coisa na garganta que não me deixa respirar correctamente (mesmo depois de fazer o meu tratamento habitual).

    Desde os meus oito, nove anos, também os meus ossos das costelas começaram a ter tendência para se deslocar, será que todas estas dores no peito, costas, etc, podem ser derivadas de ossos fora do lugar/deslocados?

    E o facto de estar descontente com a vida poderá também ser causa destes pensamentos tão negativos? Não me considero uma pessoa infeliz, mas ultimamente vários eventos têm-me levados a estados de maior tristeza, que dantes não existiam.

    Peço desculpa desde já pelo tamanho do texto e agradeço atempadamente.

    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh joanita, pela tua conversa tudo aponta para ansiedade generalizada que tens nesse corpito. Os ossos podem ajudar, eu sempre tive algumas vertebras fora do sitio e tenho dores crónicas às quais já me habituei, desde os meus 17 anitos.

      Eliminar
  81. As dores que sentes acho que muito provavelmente devem ser derivadas da ansiedade
    pois também tenho o mesmo, mas é melhor ser o dr.Hipocondriaco a responder pois ele está mais neste assunto.

    O meu conselho é sair, caminhar,correr exercício físico, ás vezes ler comentários de outras pessoas que sensações idênticas também ajuda bastante a aliviar (falo por mim).

    Fica bem, tu e todos os que sofrem diariamente com esta "ansiedade"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom conselho o exercicio fisico. Aconselho também vivamente a socializar bastante. Está provado que ajuda!

      Eliminar
  82. Muito obrigada pelos vossos conselhos, especialmente as do/a anónimo. Têm-me ajudado bastante!

    E quais a variantes de um ataque de pânico? É que estive a ver os posts do doutor sobre o assunto e não apresento alguns dos sintomas. Basicamente o que me acontece é que do nada, em qualquer situação, o meu coração parece que quer parar, aí assusto-me e fico com um peso, não sei explicar, é uma impressão esquisita. Raramente fico a transpirar, fico apenas com esta impressão.

    Peço desculpa por tanta pergunta, mas estas mentes não perdoam ;)

    joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada caso é um caso. Mais frequentemente os ataques de pânico consistem em pensamentos-sintoma: Angústia, sensação de que algo muito mau está para acontecer, alguma paranóia (do género de char que o coraçao quer parar), dormências e sensação que faças o que fizeres o coração não abranda ou não acelera.

      Eliminar
  83. é verdade, isso é mesmo chato, eu estive a pesquisar no google e afins, que essas subidas do batimento cardíaco inesperadas pode ser muito provavelmente ataques de pânico, e quando uma pessoa fica com medo de ter ataques de pânico gera ainda mais, e olha que os ataques de pânico são inesperados podem acontecer a qualquer momento segundo o que li e pela minha experiência.
    E todos somos diferentes e nem todos sentimos os mesmo sintomas todos variam, e não são todos os sintomas ao mesmo tempo, por exemplo comigo primeiro foi falta de ar e dificuldade em engolir, depois foram as tonturas e fadiga, agora as tonturas desapareceram e a fadiga diminui mas para me massacrar apareceram as dores e pontadas e o meu sistema digestivo não está lá a regular muito bem estou sempre com vontade de arrotar, as "tripas" sempre a mexer e fazer barulho mas pelo que vi por comentários pode ser transtorno de ansiedade generalizada.
    Por isso a minha preocupação já não é tanta espero que isto te ajude em algum caso.

    E quanto mais perguntares melhor porque comigo também tem que estar tudo esclarecido se não, não fico descansado.
    Vamos agora esperar pelo dr hipocondriaco porque gostaria de saber a opinião dele, ele também pelo que vi costuma ser uma pessoa bastante ocupada.

    Força para todos ;)

    ResponderEliminar
  84. Anónimo gostava que te registasses pá. Para deixares de ser anónimo.

    Sim, eu sou uma pessoa bastante ocupada. Antes não fosse, mas tenho que trabalhar e agora com esta crise mais trabalho tenho. Além disso ando inundado de pedidos de ajuda - esta crise está a dar cabo da cabeça das pessoas e criam mais problemas de ansiedade a cada dia que passa sabiam?

    ResponderEliminar
  85. Amigo doutor esqueceu-se da minha resposta...amuei...ehehehehheheh!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja procurei em todo o lado e nao a acho... tens a certeza que nao e aquela que respondi imediatamente por baixo?

      Eliminar
  86. Já me registrei ;) Hoje tive um susto do caraças, estava a sentir as batidas do coração no meu estômago, mesmo fortes e quando punha a mão no peito não sentia o coração e fiquei a pensar que o meu coração foi para o estômago, asério fiquei mesmo assustado, agora até me rio(ahahahah) com a minha palermice ehehhe.

    ResponderEliminar
  87. ola doutor, adorei mesmo o site, como todo mundo que se preocupa de mais com a saude e sempre esta a pesquisar, acredito q varias pessoas encontram esse site, doutor tenho muito medo mesmo de doenca, sempre achar que estou com algo q sera subito e fatal, e coração sempre eh omedo maior, sinto muitas dores no peito, sei q tenho gastrite e a dor que sinto nao eh em um lugar q descreve as pessoas e medicos q falam sobre doencas cardiacas. tenho dor no meio do peito esquerdo, mais nao eh uma dor que me faça sentir q eh embaixo da costela por exemplo, e eh como pontada forte quando da, fui tbem diagnostigado com transtorno de ansiedade , doutor ja fiz no minimo 6 ecocardiograma e nenhum deu algum problema grave no maximo q deu em alguns foi q q a regurgitação e os medicos falam que é normal e que isso não causa nenhum problema serio, doutor o ultimo exame ( ecocardiograma) realizei a 3 meses e meio e sinto dores no peito a uma semana e fico na cabeça se pode ser algo no coração e que nao foi detectado ou que nesse tempo que fiz o eame ate agora algo piorou e existe essa chance e fico sempre a espera, como se nao estivesse me sentindo bem no peito e esperando dor algo assim. doutor eh possivel, tem algo real nessa preocupacao posso mesmo depois de tanto exames fiz 6 ecocardiograma e 3 esteira e o ultimo ecocardiograma a menos de 4 meses de eu estar com problema cardiaco e ter algo fatal? sei que parece bobeira o que estou a perguntar mais eh o q me causa transtorno nesse tempo todo..a duvida o medo de ter algo fatal
    espero que possa que alguem possa a me ajudar com testemunhos ou o doutor com sua experiencia
    desde ja agradecido e desculpa pelo lonnngo texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      Se ler os testemunhos de outras pessoas no site ou no grupo do facebook, verá que esse seu caso é similar a muitos outros.

      Já fez exames e é você quem diz que essa dor não parece a cardiaca, entao porque a duvida? Acho que no fundo já sabe que é da ansiedade, mas ainda não admitiu publicamente.

      Chegar ao ponto em que se apercebe que é ansiedade é fulcral no tratamento. Pense e tente chegar lá.

      Se precisar, estamos aqui!

      Eliminar
  88. Eu também sinto bastante dores no peito parece que são pontadas e mete-me mesmo preocupado mas como tu já fizes-te os exames e eles têm a duração mínima de 1 ano sei isso porque sou atleta e faço sempre de ano a ano acho que não te deves preocupar. Mas espera pelo dr hipocondriaco responder-te.

    Abraços e força temos q vencer a ansiedade.

    ResponderEliminar
  89. és atleta de q rafael?

    ResponderEliminar
  90. Recebi o resultado das análises de sangue e graças a deus estava tudo bem, fiz também eletro cardgiorama e estava tudo fixe ;) será que já posso colocar de lado a opção ter alguma doença grave? obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um alivio... agora com o passar do tempo nao deixes as duvidas voltar! Pés juntos! Firme! E aguenta essa certeza!

      Eliminar
  91. Muito obrigada doutor pelos seus esclarecimentos. Para a semana vou à consulta habitual, e vou falar nisto à médica, apesar de estar muito mais descansada com o que o doutor me disse. Se calhar estou um bocadinho mais paranóica do que o habitual porque ultimamente alguns dos meus vizinhos têm sido alvo de cancro, e ando sempre com medo que me aconteça algo parecido. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  92. sabe, é um pouco constrangedor e revoltante sabe, eu estava morrendo de medo de ter uma doença grave de estomago, fiz um exame e constatou gastrite, estava morrendo de medo de ter tbem problema cardiaco fiz alguns exames e nao constatou nada e pouca semana estou eu aqui, com dor e com medo d novo, tive muita falta de ar e em uma rapida consulta um dia o medico falou q eu tava com uma leve bronquite e depois que me faltou ar uma vez muito, ja achei q iria ter alguma crise de asma e morrer, passei em 3 medicos da area e falou q mal tinha problema e poderia ser da ansiedade e tal, e eu fiquei mais tranquilo e um mes depois estou eu aqui..confuso com falta de ar, que fico a pensar q irei morrer sufocado e sem ar, e dai sei q tenho trnastorno de ansiedade e nao sei se eh disso, e se for nao sei como comportar o q fazer pra essa falta de ar passar , penso que eh algo grave e qdo penso q pode ser da ansiedade nao sei se isso tbem pode matar se pode se rperigoso, nao sei se a falta de ar eh da asma q tive qdo crianca e nunca mais tive, nao sei se eh da ansiedade , nao sei o q fazer viu, que estranho isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que ja tinha falado disso consigo não? Parece que me recordo. Pois eu sei, sabe que é ansiedade mas ao mesmo tempo não acredita...

      Eliminar
  93. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  94. Boa noite. Ando a cerca de 3 meses com dores de cabeça. Já fui a um neurologista que me fez uma ressonância magnética mas visto que o meu avo tem um aneurisma estou assustada. Porque o medico diz que uma ressonância magnética chega para detectar aneurisma se existem Angio ressonâncias?

    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O aneurisma se for possível de ser detectado será detectado na ressonancia magnetica sim!

      Eliminar
  95. GRANDE DOUTOR, DEVE TER-LHE PASSADO A MINHA MSG, RESPONDA-ME PF A ESTA...Claro q sim amigo doutor, mas uma vez q dei ca um salto deixe-me chatea-lo c mais uma das minhas entediantes perguntas(ehehehehehehehehehe) ja falamos sobre isto e o doutor ja me disse mais de mil vezes q os casos dos jogadores q têm morrido, sao doenças n detectaveis em exames, nos mais completos inclusive, q sao doenças congenitas...mas a minha pergunta é esta, será q o desporto e o esforço inerente n despertará prematuramente essa doença??!! ou seja se n jogassem futebol ou outro desporto qq q lhe provoquem esforço, será q essa doença n se manifestaria bem mais tarde, tipo 50 anos, ou mm nem se menifestaria nunca?...

    ResponderEliminar
  96. É impossível saber, porque essas "doenças" são acontecimentos que ainda não se percebem relacionados com os iões do coração. :s

    ResponderEliminar
  97. okapa...obrigado, mais uma vez doutor..

    ResponderEliminar
  98. Boa noite, desde já o muito obrigada ao doutor e a todas as pessoas que me ajudaram anteriormente. Fui na última semana ao médico da asma, que me regularizou a medicação, e teve a medir-me a tensão arterial e a auscultar, etc etc, e não encontrou nada de anormal.

    Eu só queria perguntar se o doutor sabe de boas informações das formas utilizadas para conseguir tirar estes pensamentos negativos da cabeça (para além de sair, socializar, etc, que me recomendou e que eu tenho tentado fazer o máximo que me é possível), porque actualmente a minha situação não é das melhores para ter outra despesa com psiquiatra (um dos meus pais está sem emprego). Eu sei que não vai substituir um profissional, mas gostaria de ler algumas coisas sobre o assunto.

    Desde já o meu muito obrigado pelo excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  99. Olá Joana,

    Bem, o melhor seria fazer terapia CBT, visto que não pode consultar um terapeuta o melhor será então procurar sobre o assunto. Há mais material em inglês, pelo que se perceber faça uma pesquisa sobre "CBT Therapy".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  100. MEU NOME É TIAGO, DR.eu tenho sindrome de panico desde 2004 fiz tratamento de 2005 atá 2008 já tem 4 anos sem tomar medicamento mais eu venho sentindo muito medo pq de vez enquando eu sinto meu coração bater estranho como se faltasse uma batida ai no mesmo estante vem um ar e uma vontade arrotar ou uma torce , isso tem cura ou faz parte dos sintomas da síndrome de panico ?já fui em vários médicos fiz exames cardiológicos e graças a Deus não deu nada , fico com muito medo disso na minha família ninguém tem caso de doenças de coração. Na verdade até quando tomava os anti-depressivos sentia isso , teve uma vez que fiquei quase um ano sem sentir isso mais esse ano tá complicado , estou pensando em voltar o tratamento de novo. obrigado desde já

    ResponderEliminar
  101. Nao faz parte do sindrome de panico. Faz parte sim ter medo, mas isso que sente sao extra-sistoles ventriculares ou supra-ventriculares. É natural e 30% da populaçao as sente - incluindo eu.

    ResponderEliminar
  102. Dr. o senhor disse que 30% da população senti isso inclusive o senhor, como falei eu sinto isso de vez em quando tem ocasião que fiquei 1 ano sem senti , 1 mes sim outros não sempre assim. podemos considerar isso uma doença cárdica ou tem como agente combater isso ? eu fiz uma vez todos exames cárdicos fui avaliado por 3 cardiologistas ,resultado final mim falaram para passear um pouco na praia, na verdade sempre faço o Eletrocardiograma com medo de ter alguma coisa mais um médico disse como eu não tenho abitos alimentares irregulares,não fumo ,não consumo bebidas alcoólicas e na familia não tem casos não tem necessariedade de ficar fazendo exames cárdicos todo ano. no meu caso eu voltando o tratamento do MEDO será que diminui ou agente vai levar isso pra vida toda? (aos 21 anos comecei o tratamento da síndrome do medo , hoje tenho 29 anos ) OBRIGADO PELA ATENÇÃO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Tiago,

      Lamento mas algumas pessoas sentem mais e outras menos. A unica coisa que pode fazer é nao beber cafeina (cafe e cha preto por exemplo) nem bebidas alcoolicas. Beba tambem muita muita agua. Isto minimizara as vezes que lhe da - mas infelizmente é para a vida toda. É inofensivo mas incomodo.

      Desculpe a demora na resposta. Tenho andado com uns problemas no trabalho

      Hipocondriaco

      Eliminar
  103. ola doutor, os comentarios e suas resposta me ajuda muito, a pelo menos a tirar algumas duvidas, medos etc, no momento doutor ando com muita falta de ar, passei em dois medicos e ainda nao fiz o exame que se chama espirometria, digo recentemente ja fiz algumas vezes esse exames, os medicos me dizeram que nao eh nenhum problema respiratorio , que tive uma bronquite leve e q nao era disso, pelos alguns sintomas que me acompanha e pelo fato de estar sempre ansioso, com medo como esperando algo ruim, alguma crise ou algo fatal, tento nao preocupar no momento como algo fisico e fatal e sim tbem como sintomas do panico, do transtorno de ansiedade, a minha duvida doutor é que , fazendo tratamento, procurando medico e tal, so que no momento de crises de achar q ta faltando ar,tem algo que pode ser feito para aliviar, porque é desesperador essa falta de ar, parece que o ar nao entra, o senhor ou alguem q ja passou por isso pode me ajudar?

    desde ja agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respiraçao com o Diafragma.

      Respire utilizando a barriga - Respire fundo ate a barriga chegar ao tamanho maximo e depois expire lentamente. Inspire pelo nariz e expire pela boca.

      Terapia CBT seria ideal para si. Procure um profissional nessa area.

      Eliminar
  104. Doutor, sinto que tenho melhorado bastante com o tratamento. Desde janeiro faço uso de Venlafaxina, 225 mg, e Alprazolam para momentos mais difíceis. Contudo, as crises de pânico que incluíam formigamento, extra-sístoles, tremores, bolo na garganta, respiração ofegante, pavor e sudorese evoluíram para uma sensação de nervosismo ainda forte perante dificuldades normais da vida. Comecei recentemente a Terapia Cognitivo Comportamental, mas me preocupo muito porque passo uma semana bem e na outra geralmente recaio por conta de algum estresse comum. Isso faz parte do tratamento? A melhora é assim mesmo gradativa e paulatina? Digo isso porque antigamente eu tinha crises intensas mas eram muito esporádicas e ultimamente tenho crises bem mais brandas, contudo mais recorrentes ainda que sob efeito da Venlafaxina. É um horror quando alguma coisa muda na minha vida. Um trabalho novo, principalmente, me cria uma expectativa terrível e aí vem aquela sensação de descontrole. Gostaria da opinião do senhor se a dosagem do remédio está boa e se preciso fazer alguma outra cousa. Estou sempre no Facebook como André. Abraços e obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Andre.

      Hmmm... Venlafaxina... eu para alguém como o senhor recomendaria Paroxetina.

      Havia de consultar o seu psiquiatra e inquirir sobre se nao poderia experimentar. Venlafaxina é um pouco mais activa.

      Mas sim, o progresso é gradual e requer esforço.

      NAO evite as coisas que lhe provocam stress! Exposiçao gradual! Tente expor-se gradualmente a situaçoes que o enervam.

      Va dando novidades

      Cumprimentos

      Seu Amigo

      Hipocondriaco

      Eliminar
  105. Continuação: Recentemente mudei de psiquiatra, este que receitou a Venlafaxina, com a qual me dei bem junto com o Alprazolam, porque cobrava muito caro e não me dava retorno. Sinto que ainda tenho muita necessidade do Alprazolam, pois tenho passado por estresse. Tenho medo do novo psiquiatra receitar outro antidepressivo, pois antes da Venlafaxina tive péssima experiência com a paroxetina e com o Ecitalopran, os quais não me fizeram bem. Meu tratamento está bom, ainda que tenha altos e baixos, mas as crises não sejam mais tão fortes? André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah deu-se mal com a paroxetina? A serio? Tem a certeza que nao foi o choque do primeiro mes? A Paroxetina é horrivel nos primeiros 15 dias... durou mais que isso?

      Eliminar
  106. Olá Doutor Boa noite, hoje senti algo que nunca tinha sentido ja há muito tempo que nao sofria de um ataque de panico julgo eu que foi, estava eu no cafe muito tranquila, a pensar q algo poderia aconteçer e se fosse parar ao hospital ou algo assim, de repente senti a cabeça leve, e as maos a suar, e um susto enorme por ter sentido o q senti, o coraçao acelarou...e eu acabei por entrar em panico mas se dizer nada a ninguem, fui a casa de banho molhar a cara, e tentei nao pensar muito de repente fiquei novamente c a sensaçao da cabeça leve o coraçao a acelerar muito!! fiz exames ao coraçao, electro holter e raio-x nao deram nada!! ..fiquei muito em baixo porque tive tanto medo da reaçao q estava a ter pensei q ia morrer q ia p hospital..depois fui a farmacia medir a tensao pq pensei q fosse uma quebra de tensao, tinha ela a 11/8 o que tava optima! as pulsaçoes estavam a 130 tava msm mt mt nervosa :( preocupa.me sentir isto na cabeça :s e depoiis de seguida assustarme :( sera q tive um ataque de panico?

    ResponderEliminar
  107. Respostas
    1. Ola Daniela... de certeza absoluta que teve um ataque de panico :)

      Eliminar
  108. Olá, Dr.!

    Hoje li uma notícia na internet que uma menina de 28 anos morreu ontem dentro da sala de aula, vítima de um infarto. Disseram que ela tinha arritmia. Quando li isso, entrei em pânico. Eu tenho PVM e, algumas vezes, sinto arritmias (extra-sístoles). Gostaria que o sr. me ajudasse ao esclarecer se todas as arritmias são nocivas ao ponto de causar infarto. Essas arritmias que eu tenho, devido ao prolapso, são nocivas? Estou muito preocupada... Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há mais arritmias não fatais que fatais... Que pena essa menina ter falecido, mas provavelmente tinha cardiomiopatia.

      As arritmias do prolapso inofensivo são inofensivas.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  109. Ola Dr.tb vi essa reportagem que a vanessa viu fiquei apavorada com isso,ja faz mas de um ano que fiz 2 ecocardiograma e texte ergometrico e 4 meses que fiz eletro,ja faz um tempo que venho sentindo as tais extra-sistoles pois sinto o coraçao da uns pulos que parece que vai parar e um aperto muito grande,antes sentia só algumas vezes mais agora sinto todos os dias muitas vezes por dia,Dr.sera que preciso fazer um holter e novos exames é que estou tao cansada de ir aos medicos mas ao mesmo tempo é tao ruin sentir essas coisas no coraçao nossa é como se fosse morrer eu ja passei em varios medicos ja fiz varios exames faz mais de um ano tenho o diagnostico de ansiedade e sindrome do panico e outros mas comigo os sintomas sao todos os dias 24 horas o duro é saber se é mesmo ansiedade ou outra coisa,o que faço Dr. desde ja obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, as arritmias crescem à medida que a ansiedade cresce. Embora sejam inofensivas são muito desconfortaveis. Tem de tratar o mal pela raiz - ja frequenta um psiquiatra?

      Abraços

      Hipocondriaco

      Eliminar
  110. ola anonimo, eu entendo o que voce ta falando, tbem passo por algo parecido, ja fiz varios exames tambem, e mesmo com exames e medicos falando queesta tudo bem, os sintomas, são reais, e incomoda muito e dai la vem a duvida de nono..e 24 horas essas ansiedade, doutor duas perguntas se o senhor ou alguem puder me responder, im e it mnimas sem sinais e hpa , que vem no resultado do ecocardiograma, o que eh? é perigoso, pode matar?? e a outra é homeopatia pra tratamento de transtorno de ansiedade e panico , hipocondria, pode ser util?
    desde ja agradeço pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, resultados de exames nao analiso por motivos éticos, mas a sua outra pergunta pode suscitar debate. Eu, por exemplo, não acredito em Homeopatia e penso que é placebo. Mas para quem acredite muito até é capaz de ajudar.

      Cumprimentos

      Eliminar
  111. Boa tarde Dr!

    queria Tirar uma duvida consigo.faz anos que sou hipocondriaca,mas desde este inicio do ano comecei a desenvolver uma cisma/paranoia na minha cabeça e não sei se isso é uma doença real.Em certos momentos, começo a sentir o meu cérebro.A minha atenção foca se só nele, nos neurónios...nao sei explicar...as vezes parece que abana...eu sei que talvez seja psicológico...mas é horrível...estar a falar com pessoas e desenvolver este sintoma/pensamento que não vai embora.O que posso fazer para isto sair da minha cabeça.Estou perdendo empregos por medo de sentir isto na cabeça e não me consigo concentrar em nada.As vezes ate fico tonta.Sofro tanto que me bloqueia para falar, para tomar um emprego...Doutor que me aconselha.Um bem haja para si!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Niama Moraes,

      Bem-Vinda!

      Penso que o que tem de fazer é mesmo consultar um psiquiatra para averiguar esses "pensamentos-sintoma". Já experimentou? Se não, não pense que psiquiatra é para os doidos e fracos e experimente!

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  112. ola doutor foi uma benção encontrar esse site, muitas duvidas que as pessoas coloca que acaba servindo para todos, eu tambem sofro de sindrome do panico e estou com uns sintomas que esta me angustiando muito, estou naquela fase de sentir algo e mesmo com o medico falar que o exame ta normal, voce nao fica totalmente confiante, e esta paralizando muito minha vida, doutor sempre tive pressao baixa,andei um pouco ansioso, sentindo sintomas que achava que ia morrer e fiquei assim por uns 3 dias, depois disso doutor eu senti um mal estar, dor na nuca, quando eu mexo com o pescoço aumenta a dor de cabeça, e enjoos , fiquei apavorado com medo de ser algum problema de doença , fiquei com medo de minha pressao me desse algo fatal, medi a pressao na crise em um hospital quando estava ansioso e sentindo mal, minha pressao estava 14x9 o medico me deu remedio muscular, doutor essas medidas pode me causar algum dano serio, tipo avc, aneurisma, estou muito preocupado e com medo, fico com medo de ter algo por estar com pressao alta, pq continuo com sintomas, fico com medo de sangrar nariz ou ter um aneurisma, ja fiz tomografia a 1 mes, so q nao sei se a tomografia pode demostrar algum problema como uma predisposição a ter aneurisma, o senhor poderia explanar sobre esse tema, se é possivel isso acontecer?
    desculpa a tamanho do texto é que eestou apavorado

    ResponderEliminar
  113. Bom, Anónimo, só quem tem aneurismas ENORMES é que os pode detectar.

    Regra geral, os aneurismas não são detectáveis.

    Não são detectáveis e não dão sintomas. Os aneurismas não doem, não fazem enjoos, não fazem nada. Só dão sintomas quando rebentam.

    A ansiedade causa esses sintomas, talvez seja esse o problema, e como já descartou os fisicos...

    Qualquer duvida diga

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  114. Oi doutor meu nome è Natalia ,sou extremamente ansiosa tenho medo de tudo ,acho que td vai acontecer comigo .Doutor nao ando sozinha ,tenho dois filhos lindos que precisam de mim,me ajuda ! Tenho sentido muitas extrassistoles quando estou com o estomago cheio mas,acho q e emocional .Tive um bebe a 3 meses ,passei a gravidez tomando fluoxetina nao tive mais as extras mas,agora to sofrendo com elas d novo ,pq parei de tomar pois to amamentando .me ajude por favor parece que vou morrer de tanto nervoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Natalia...

      Pois, teve de para a fluoxetina e fez muito bem. Tem problemas de ansiedade mas estava a ser acompanhada certo?

      Nos compreendemos! Existem centenas de casos aqui no site que podem comprova-lo!

      Eliminar
    2. Doutor fiz tratamento muito tenpo e melhorei mas ,interrompi o tratamento apos o parto Doutor,parei pela amamentaçao mas ,estou pessima com as extrassistoles eu nao consigo ter uma vida normal.To sofrendo muito tem acontecido muitas coisas comigo ,to deprimida ,e nao tenho vontade de nada .o senhor pode me dizer algo com esses sintomas q escrevi?obrigado pela atençao.

      Eliminar
  115. Ola Doutor,

    Venho escrever hoje porque acho que ando com a tensão baixa, sempre a 100/70 e hoje ia desmaiando qd ia a caminhar. devo preocupar-me?

    ResponderEliminar
  116. Ola Ricardo.

    Alegra-te, quanto menor a tensao normalmente maior a longevidade - desde que em limites saudaveis claro. Ia desmaiando é um pouco subjectivo. Podias pensar que ias desmaiando e ser so sensaçao - a ansiedade causa isso por exemplo

    Por agora penso que nao ha razao para se preocupar. Comece a medir a tensao apenas 1 vez por dia - todos os dias a mesma hora exactamente.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  117. ola doutor.
    tenho sentido dores constante no torax, nos dois lados das costelas abaixo dos seios e na parte de traz das costas, a uns oito meses fiz uma tomo e uma ressonancia o orto disse que não deu nada e que td indicava se tratar de uma osteocondrite ( costeocondrite) nem sei o que é isso! e que um dia vc pode estar bem e no outro não, ele me receitou biprofenid quando sinto as dores eu tomo e isso resolve durante algum tempo, o mais imprecionante doutor é que não consigo acreditar que seja isso logo eu ja começo pensar que possa ser coração e que a qualquer momento vou ter um treco mesmo ja tendo feito exames como eletro, esteira e eco e o cardio disse estar td bem, ai vem o pensamento que possa ser alguma coisa no pulmão muito séria fiz um exame que tem que ficar assoprando e deu td normal, fui na piscologa e ela disse que era um trantorno de ansiedade e me encaminhou pro psiquiatra tenho medo de ir e ter que tomar algum remédio que me faça mal. será que o senhor poderia me esclarecer alguma coisa sobre esse negocio de osteocondrite ou costeocondrite será que essa dores que sinto é mesmo disso, e essas sensações estranhas que eu tenho medo de ter um ataque do coração uma doença no pulmão chego a pensar em td que é tipo de doença que possa ter no osso, não aguento mais .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Anonimo,

      A minha area é a psiquiatria, não ortopedia, pelo que penso que não posso responder a sua questao por motivos eticos. Porem, sei que ter medo de psiquiatra e da medicaçao e natural. Pense que esse medo é apenas mais um sintoma e faça alguma coisa por si... consulte um psiquiatra - Dê um passo em frente!

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  118. Eu também sintia muitas dores nas costelas na parte do hipocondrio mais no lado esquerdo do que no direito mas em ambos claro, e também dores nas costas, tinha formigueiros nas mãos e pés, tonturas , desiquilibro mas há medida que a ansiedade foi diminuindo eu fui perdendo os sintomas mas ultimamente tenho andado ansioso e como sempre os sintomas voltam é mesmo chato :x acho que não tens razão para te preocupares visto que já fizes-te os exames.

    Abraços e muita força para ultrapassar a ansiedade

    ResponderEliminar
  119. Doutor me ajuda, eu nao aguento mais to deprimida, tenho medo de morrer pelas extrassistoles ,estou tendo muitas extras sera que é ansiedade ?tenho dois filhos meu marido me traiu e eu ainda sai como culpada to sofrendo muito .me ajuda me diz o que eu tenho por favor!To com medo ate de sair de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Isso é tramado, esses eventos... penso que devera consultar um psiquiatra e contar-lhe tudo, sem compromisso e sem medo! Verá que vai ajuda-la muito!

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  120. Dr. é normal que em dias muito quentes e seco surjam mais extrassístoles?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É natural sim, pois os Batimentos ficam naturalmente mais acelerados nesses dias, o que aumenta a probabilidade de extra sistoles.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  121. Oi dr querido!!! quem tem extra sistole por ansiedade,na hora do sexo se sentir pode continuar ou tem q parar? Dr. às vezes deixo meu esposo sem amor por 2,3, meses porque, qdo começamos, sinto umas batidas na gargants, aí entre escolher ele e meus filhos(penso q vou morrer e deixar meus filhotes ),prefiro os filhotes. Como faço? Obrigadooooooooooo!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Depende, se ja fez os exames e está tudo bem pode parar durante uns segundos se a incomoda e continuar depois. Mas mesmo que continue, nao se passará nada.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  122. Parabéns pela oportunidade de nos ajudar dr.Não sabe como nos ajuda. Dr. qdo vou ao clínico geral,depois dele ver tdos resultados normais,inclusive cardíacos,e por aparelho q vcs escutam coração e pulmão,ele disse assim:vc não tem palpitação não.Então dr, que nome se dá isto então,é tipo uma batida a mais,um reflexo na garganta,uma sensação igual o sr fala de bolha meio peito.meus exames não detecta nada,apesar de ter feito só eco e teste ergométrico e 4 eletrons. Que Deus abençõe ainda mais o senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, está tudo bem... o que você sente é o que muitos de nós sentimos, inclusive eu.

      Extra sistoles, sao completamente naturais, embora desconfortaveis.

      Cumprimentos
      Hipocondriaco

      Eliminar
  123. Olá Dr achei seu site pelo google e gostaria de um ajuda. Antes de mais nada queria mencionar que sofri uma crise de ansiedade grande há uns 20 anos atrás e de lá em diante tomo remédios e acabei ficando nos últimos 8 anos tomando apenas metade de citalopran e metade de clonazepam 1 x ao dia. Pois bem nas ultimas duas semanas tenho sentido um bolo, nó, bola na garganta além da sensação de sempre ter um pigarro. Mas diante do meu histórico eu tenho quase certeza que seja ansiedade mas a cabeça não para de querer achar que pode ser alguma doença grave. Esses pensamentos incomodam muito. O que o Dr diria a respeito ?

    Abs
    Junior

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Junior, penso que se o incomoda mesmo pode ir ao medico so por descargo de consciencia. Depois, se isso lhe afectar a vida do dia a dia deverá consultar um psiquiatra.

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
  124. Oi Dr. o senhor pode me ajudar?Sinceramente tô ficando pior do q tava antes.Bom tive problema sério de ansiedade,medo de doenças,sensação q ia morrer e me curei sem medicamentos.Porém,sinto um pouco de ansiedade(aquela q vejo ser anormal,tipo semprre apreensiva,tensão e medo),porém,fico mais bem do que mal,e do nada meu coração parece q dá um pulo e eu notei q não posso mais passar raiva,nervoso,fico parecendo q vou sofrer um ataque,sinto q não aguento mais brigas,e já fui muito nervosa! Quero q o senhor me ajuda se puder e vou agradecer muito,quero saber se já faz 6 meses q tdo começou e há 1 tô bem,é obrigatório tomar medicamento para acabar c estas sensações ou se o pior já passou posso continuar sem? tenho 2 filhos pequenos,q precisam muito de mim,já tenho 40anos e tenho q tá ágil p cuidar bem deles, e existem organismo q ficam pior qdo páram medicação não é(ou não)? tenho medo de atacar o coração(tá tdo bom c ele,a não ser refluxo discreto mitral ).Me perdoe por escrever tanto!!!! ótima noite

    ResponderEliminar
  125. Dr, eu disse na mens. a cima q tenho medo destas reações de aperto, pulos do coração tensão atacar o coração e não os medicamentos.Que Deus lhe abençõe muito mais !!!!!!angélica

    ResponderEliminar
  126. Dr não existe nada natural para ansiedade,tenão?algum fitoterápico? gosto muito do diasepan,já tomei umas 8 vezes nas emergências,porque será q os méd. não recxeitam p tomarmos um quarto durante o dia p livrarmos tensão,medo,aperto coração,arritmias?ele é muito bom não é doutor? grata,pâmela

    ResponderEliminar
  127. Dr. não existe nem um blog ou site q a gente possa fazer a trapia olhando o computador? AGRADEÇO P VALER

    ResponderEliminar
  128. DR ME AJUDE: MORRO DE MEDO DA MORTE,MORRO DE MEDO DE NOTÍCIAS RUINS,ME AJUDE AÍ C SUAS BOAS PALAVRAS,BOAS INFORMAÇÕES

    ResponderEliminar
  129. Olá Dr. Tô muito anciosa p esta resposta do senhor, tenho muita ansiedade,e tenho algo no peito direito,ou nas costas do lado direito também, tipo palpitação.Pode acontecer palpitação do coração do lado direito e nas costas também? então o q sera. Valeu ai doutor.Um abraço

    ResponderEliminar
  130. Boa noite DR. O que é problema emocional,dr? parece q tem algo q dá um pulo no peito esquerdo,e dizem q é emocional,porque sai de uma depressão,decepção,maldição,pertubação,tudo que tem ão. Fiquei muito prá baixo, e todos dizem que é emocional,já que todos exames estão bons. obrigado dr

    ResponderEliminar
  131. doutor , eu recentemente venho tentando descobrir a causa de algumas dores que sinto no quadril.Já passei por alguns medicos e nada...;Recentemente comecei a pesquisar sobre as possíveis doenças na internet e cheguei até um "auto diagnóstico" um pouco improvavel:"um linfoma", o unico sintoma relativo que eu sinto é uma sensação de coceira no corpo que passou a ser constante após a visita ao site.Gostaria de saber se é possivel minha mente estar criando tais sintomas pelo fato de eu estar com medo ??

    ResponderEliminar
  132. Parabens dr. pelo lindo trabalho feito qui,nos ajuda imensanente.tô querendo saber do senhor qdo dizem que stress causa infarto,quais os sintomas que a pessoa tem que sentir com relação ao stress antes do infarto? se os exames tiver tudo ok,mas mesmo assim meu sentimento for de decepção,coração respondendo rápido(assusta a toa),quais os sintomas dr? vivo tenso,sei lá parece que tô sempre apreensivo e agora surgiu uns batimentos extras ou pulos, que tá me incomodando muito.fique c PAZ DE SENHOR<BOA SEMANA DR

    ResponderEliminar
  133. Dr como espxlicar pulsações do lado direito como outra pessoa relatou,eu também sinto,só q o meu não é palpitaçao não é tremer,parecendo um peixinho no meu peito direito,e vai quase debaixo so braço ás vezes.obrigada

    ResponderEliminar
  134. Ai dr,minha amiga disse que tinha estress demais e o cardiologistas deu 5 anos pra ela sofrer um infarto.e não foi c 5,mas sim c o prazo de 7 anos ela sofreu 3 seguidos,com 35 anos. Dr posso ter um também,tô muito angustiada,peito apertado,uns troço esquisitos,sinto que o coração não é igual antes,tá balançado,meu eco tá bom.Apesar que acho que o caso dela era nervo(muito nervos),E aí dr,desde já agradeço

    ResponderEliminar