11 de outubro de 2012

Consultório do Hipocondriaco -Terceira Edição


MAIS UMA NOVA ÁREA PARA O CONSULTÓRIO

Olá, bem-vindo ao novo consultório - o post anterior encheu e tive de criar um novo.

O meu conselho antes de começar a fazer perguntas é que leia os posts anteriores (os seus comentários) pois já tenho cerca de 1200 comentários neste site - deverá portanto encontrar muitos casos semelhantes ao seu.

Faça log-in com a sua conta do google para começar a participar na nossa comunidade!

Torne-se membro da nossa página no facebook e converse com os outros membros da comunidade!

Pode fazer a sua questão, a sua dúvida ou deixar o seu testemunho.

Respondo a todos o mais rápido que puder.

Abraços

Hipocondriaco

167 comentários:

  1. olá, encontrei teu site em um momento de muitas duvidas e muita preocupação e medo por estar com uma crises,bom saber que podemos ter com alguem para perguntar , alguem que ja viveu nesse mundo. já tive crises de panico e ansiedade e tenho muito medo de doenças fatais e sempre venho a pensar que estou com algo q vai me tirar a vida sem chance de eu ser socorrido,ja dei varias entradas em hospitais e em consulta medica preocupado de estar tendo algo cardiaco ou outras doenças como por exemplo algo respiratorio,doutor ja fiz varios exames de coração e de outras doenças e resultados sempre bons, antigamente eu tinha duvida e medo só que quando via o exame com resultado bem tirava isso da cabeça, hj percebo que não esta fazendo esse efeito, um exemplo é que fiz mais uns exames cardiacos a pouco tempo, foi tudo normal e medico disse para não me preocupar e ando ainda sentindo algum desconforto no peito e quando sinto não ando acreditando nos exames e acho que a qualquer momento vou morrer, doutor marquei um psiquiatra, so q vai demorar a consulta, tem como osenhor com sua experiencia tenter a me entender melhor isso? eu procuro ler algo sobre que eu posso entender e creio que se eu tirar essa duvida de nao acreditar em exames ou saber que posso confiar nos exames e q isso é esmo psiquico eu consiga lutar melhor nas horas de crises,o senhor pode me dizer q se tens exames normais, digo que o unico achado no exames ecocardiograma foi uma refluxo da valvula mitral e com esteira e eletro normal,posso acreditar que nada q eu sinto seja mesmo do coração, muito do meu mal estar , desconforto no peito vem seguido de gases e ate vontade de evacuar, o que o senhor pode me clariar a mente sobre isso doutor.

    ansiosamente esperto que esse comentario chegue ao senhor e que o senhor possa me ajudar...desde ja aradecido

    ResponderEliminar
  2. Ola,

    Todos os seus sintomas apontam para um disturbio de ansiedade, e os meus parabéns por dar o primeiro passo e ir ao psiquiatra, é meio caminho andado.

    Grande parte do pessoal com disturbios de ansiedade tem regurgitação mitral.

    Se os exames estão bem, então nada foi detectado, então estes sintomas tipicos de ansiedade podem ser confirmados como ansiedade.

    Abraços

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  3. ola doutor, queria perguntar uma coisa que não achei nada parecido por aqui, não sei so eu tenho essa preocupação ou esse medo mesmo na verdade, tive asma quando crianca e por todos esses anos nao voltou, e sofro de sindrome do panico e transtorno de ansiedade, e voltou um pouco esses tempo a asma, segundo o medico com pequena asma, queria que o senhor me explicasse..ele falou em uma bronquitisinha e tal, eu estou em uma epoca de constante crises de ansiedade e me falaram que ansiedade, medo pode piorar a asma, tive contato em uns dias com mofo e passou uns dias tive falta de ar e logo em seguida uma dor de garganta e depois tive tosse , geralmente a noite e a falta de ar, so nao tenho chiado no peito , nao sei se isso pode ser da asma, ja q tive uma pequena reação alergica qdo tive esses dias o contato com mofo, o q acontece que venho a ter crises de ansiedade e me causa falta de ar, ou nao sei se quando tenho falta de ar me da essas ansiedade exagerada, eu fico com medo de ter algo grave ja q me falaram q qdo tem crises de ansiedade panico, medo exagerado pode agravar a asma, mesmo que eu fiz o exame expirometria e deu normal a 2 meses atras, esse quadro do pulmao pode mudar drasticamente com esse pouco tempo, e esses sintomas de falta de ar , respiração ofegante, mais sem chiado no peito, pode ser alguma asma na qual chega a me preocupar sobre quem tem uma pequena asma e agravar ate me levar a morte por crises de ansiedade e panico? doutor.. desculpa o comentario longo e meio sem nexo, eh q estou desesperado mesmo com tudo isso que to passando, espero q o senhor consiga me entender em tudo q escrevi, gracias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      Vou falar com alguem que perceba mais de asma do que eu e responderei amanhã!

      Cumprimentos

      Hipocondriaco

      Eliminar
    2. O termo bronquite significa inflamação nos brônquios que pode ter diversas causas, no seu caso, segundo o que descreve parece ser bronquite asmática, u seja, uma inflamação causada por estímulos exteriores (no caso das alergiar) e por estímulos internos (tendo como exemplo as crises de pânico).

      Durante um ataque de pânico, o seu sistema nervoso funciona no sentido de contrair. Uma das camadas de tecido que envolve os brônquisos é uma camada muscular e, tal como a maioria dos músculos do seu corpo, durante uma crise de pânico tende a contrair.

      Isto pode então provocar a sensação de falta de ar.

      Nem todas as crises asmáticas são acompanhadas pelo característico chiar da doença, muitas são acompanhadas de tosse seca que poderá antão conduzir à dor de garganta. Mesmo antes de ter o ataque de asma, a sensação de dor e aperto no peito é bastante comum.

      A probabilidade de ter um ataque de asma é tão mais elevada quanto o tempo de contacto com o que lhe provoca alergia. No seu caso, falou-me do mofo, é importante manter as paredes, móveis e roupas livres deste invasor. Pode fazê-lo lavando a parede enegrecida com uma solução de água com lixívia, devendo também prevenir o seu aparecimento através de um bom arejamento da casa, uso de um desumidificador durante o inverno e evitando lavar o chão com excesso de água, especialmente nos meses mais húmidos. É igualmente importante utilizar roupas de cama que possam ser lavadas a pelo menos 60ºC, pois só a esta temperatura as "sementes" do mofo são eliminadas.

      É fundamental fazer a medicação para a asma segundo as indicações do seu médico ao mesmo tempo que tem estas atitudes preventivas.

      Caso a situação se mantenha deve consultar o seu médico e discutir a situação com ele.

      Eliminar
  4. OI doutor ,por favor me de uma explicaçao pq toda vez que estou com o estomago cheio tenho muitas extrassistoles ,muita msm! ja n estou comendo comida de sal a quase 1 mes e estou me sentindo fraca pois amamento muito ,Doutor ja fui no psiquiatra mas teenho q tirar o bebe do peito para tomar o medicamento e isso ta me matando de tanta trizteza .me ajuda eu tenho q voltar a comer se nao eu nao vou aguentar, me de uma explicaçao por favor ,fui no cardiologista to tomando inderal de 10 e aprazolan !obrigado .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      As extra sistoles quando come deve ser pela ingestão de ar. Normalmente quem sente extra sistoles quando come ou bebe agua tem a ver com isso. Com a ansiedade ingere mais ar.

      Deixe de comer leguminosas secas como feijao e grao, e alimentos que produzam gases como frutos secos... nao beba bebidas gaseificadas.

      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Ao Anonimo da asma, já falei com a minha colega e postei a resposta que a mesma enviei a seguir à sua questão.´

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Doutor Penso excessivamente em pressão arterial de achar que ela esta sempre alta . porem tenho TOC e muita ansiedade , por ter esses pensamentos obsessivos essa hipocondria por pressão que me atrapalham no dia a dia o que de fato acontece se ela toda vez aumentar,dias,anos ou meses a valores muito altos como 16,10 18,10 ? Posso ter um infarto ou derrame Outra duvida por eu ter essa obsessão por pressão preciso medir a pressão toda hora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for momentaneo nao faz mal, se for cronicamente é hipertensao e deve ser medicado.

      A pressao arterial é medida no máximo uma vez por dia e sempre a mesma hora.

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Doutor ,fui ao cardiologista com o holter ,exames d sangue e eletrocardiograma ,ta tudo normal ,se eu tivesse algum problema cardiaco ,alguma cardiopatia daria em algum desses exames?Penso q tenho algo pois tenho muitas extrassistoles e no holter nao acusou nenhuma . Ocardiologista disse q e ansiedade ,sera?obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Sim, o Holter detectava com toda a certeza.
    Extrassistoles toda a gente tem, uns sentem mais outros menos, uns têm mais outros menos. Eu também sou dos que tem mais e sei que nao é agradável!

    Cumprimentos,

    Disponha sempre

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite Doutor??
    O senhor diz cronicamente, devido aos pensamentos obsessivos e a ansiedade , ou que já tenha uma pre-disposição genética a desenvolver a doença?
    Essa relação de momentâneo com cronicamente que não entendi muito bem?
    Boa Noite Doutor obrigado pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cronicamente quer dizer se for todos os dias, momentaneo é se for um dia no meio de muitos.

      Eliminar
  10. oi doutor, o holter so detecte as arritimias ou outras doenças?obgd.

    ResponderEliminar
  11. Ola Doutor Bom Dia

    O senhor me esclareceu muitas duvidas em relação aos pensamentos
    obsessivos sobre pressão , porem gostaria de tirar outras duvidas?

    Esses pensamentos não consigo tira-los da cabeça fica na minha mente a todo momento consumindo a maior parte do tempo , me causa uma irritabilidade , um nervosismo muito grande , fico inquieto , chegando ao ponto de a qualquer momento querer explodir o que de fato pode acontecer comigo , terei algo grave tipo infarto?
    Tomo zoloft obrigado doutor

    ResponderEliminar
  12. Ola

    Claro que nao, nada do que disse e sintoma de infarto

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. oi doutor ,por favor me esclareça uma dúvida .Sou muito ansiosa tem dias que nao me aguento,estou deixando todo mundo da minha família preocupado nao como comida de sal a muitos dias e estou muito magra e ainda amamento muito .Doutor ,tenho muitas extrassistoles ,muitas msm estou ficando péssima por isso nao como ,acho q piora com o estomago cheio .Tenho muita fome olho as pessoas comendo e começo a chorar porque eu tenho uma fome enorme e nao como por medo de me da saextrassistoles .Ja fiz o holter e nao acusou nenhuma extrassistoles ,o cardiologisata disse q é tudo psicológico ,to fazendo tratamento com psicologo e tomando inderal 3 vezez ao dia e aprazolan mas o que me faz melhorar é o fluoxetina 20 mg mas ainda nao posso toma-lo pois amamento .Doutor fiz exame de sangue e nao deu nada mas tenho manchas roxas nas pernas e algumas no braço ja me disseram que é cardíaco e com isso fico mais nervosa ,me ajuda doutor .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      Bem, já fez exames e está tudo bem. Então que vai fazer? Ficar escrava do medo e deixar de comer? Deixar de poder dar os nutrientes que a criança precisa? Ficar chorando?

      Chegou a altura de se impor! De se mostrar a mulher que é! De olhar o medo nos olhos e enfrenta-lo. Coma! Viva! Respire! Já está provado que não tem nada e que é psicológico, então mostre quem manda!

      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Ola Dr.muito boa essa pergunta de cima pois eu também as vezes aparecem manchas rochas nas pernas e nos braços,mas os meus outros sintomas são tão mais intensos que não ligo muito mas sera que tb pode ser por causa da ansiedade?Dr.quanto tempo vale uma tomografia da cabeça,tenho o diagnostico de tag e sp enfim todos mas ando sentindo muita tontura,enjoo e a pressao um pouco alterada,tomo remedio de pressao mas é normal mesmo não estando na crise a pressao ficar alterada sinto medo desses sintomas juntos,ando sntindo tb umas coisas estranhas na cabeça fiz a tomografia em dezembro do ano passado nossa me sinto pessima,o senhor acha que só com força de vontade sem remedios é possivel nos livrarmos dos sintomas? Desculpe tantas perguntas mas o senhor consegue passar muita tranquilidade pelo que li nos depoimentos,desde ja obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Olá,

    Ser possivel é, não é é muito frequente. Veja, normalmente estes problemas de ansiedade e doenças deste tipo devem-se a um desequilibrio quimico no organismo, e só passam com medicação psiquiatrica adequada.

    Nao pense em medicaçao psiquiatrica como sendo perigosa, cria dependencias, e é para malucos. Nada disso, isso era nos anos 20! O que o tratamento faz é estabelecer de novo o equilibrio quimico, para que? Para que novamente equilibrada e sem sintomas você consiga superar isso.

    A medicaçao por si só não cura, mas equilibra os seus niveis e permite que se cure a si propria.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Doutor obrigado por esclarecer minhas dúvidas ,mas o Senhor não me explicou o motivo das manchas roxas em meus braços e pernas pd ser cardíaco?Eu sou a segunda pergunta de baixo p cima do dia 3 de novembro .obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Peço imensa desculpa mas não a posso diagnosticar online, além de essa não ser a minha área.

      Abraço

      Eliminar
  17. Ola dr ,minha mãe no final de semana passou muito nervoso e raiva quando foi na segunda-feira achei que ela estava um pouco estranha perguntei se ela queria ir ao médico ela não quis passado uns 15 minutos ela me pediu pra ir ao médico disse que tava sentindo muita moleza e as vistas estavam vendo td turva, pensei que a pressão pudesse ter baixado chegando ao médico a pressão estava 12 por 9. O médico falou que isso e do nervoso derepente ela começou a chorar no consultório fiquei preocupada ela rbn disse pro médico que quando fica nervosa sente dor de cabeça, dr este ano ela ja fez todos os exames cardiológicos, clínicos e ginecológicos e td deu normal, o problema e que ela quer carregar o mundo nas costas, o nervosismo e a ansiedade pode causar estes sintomas moleza, visão embaçada irritabilidade, insônia. Me responda por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pode,

      O que deve fazer é, descartando doença física, fazer a sua mãe consultar um psiquiatra. Pode ser um desequilibrio quimico que precise de medicação.

      Vão lá sem medo e falem com o Dr.

      Ele está lá para ajudar.

      Cumprimentos

      Eliminar
  18. obrigado dr por responder tão prontamente e com tanta atenção, como disse a cima os exames esse ano já foram feitos e td deu normal, agora vou marcar um psiquiatra ela anda muito nervosa mesmo.

    ResponderEliminar
  19. ola dotor , eu tenho simtomas ja fais 3 anos e sempre penso que tenho uma doença grave , d um tempo pra ca eu tou sem apetite porque eu fico pensando que eu vou vomita se eu comer tudo que eu como meda vontade dee vomita meu corpo dou inteirinho fraqueza muita fraqueza mais antes eu vivia en medicos mais agora eu tenho medo de ir ja fis varios exames e deram tudo certinho , nao tem nem conta de quantos hemograms completos eu fix ja dr mais eu nao intendo como eu posso sentir tanta coisa assim tou 4 dias sem comer bem dr ja nao sei mais o que faser eu tou muito triste muito mesmo

    ResponderEliminar
  20. Ola Anonimo.

    Dê um passo por si e por quem a ama e vá a um psiquiatra, devido a toda a ansiedade o corpo está em desiquilibrio quimico, o psiquiatra vai ajudar a restabelecer isso.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  21. oolá doutor, doutor como ja postei aqui sobre meus medos e sintomas..eu procurei o psiquiatra e ele me receitou pondera aumentando a dose e depois passando pro paxil 25 , doutor tive problemas de dormencia na boca..bocechando muito que chegava ate doer..e disturbo na ejaculação..e depois de mais de um mes..muita coceira e mancha pequena na pele..o senhor sabe q isso pode ser do remedio? esse remedio o senhor conhece ele eh bom? doutor..dor um pouco abaixo do peito digo no começo da costela q me acordou..e seguido de flatulencia..pode ser de origem cardiacas essas dores? obs eu fiz exames de eco e esteira a 3 meses

    ResponderEliminar
  22. Ola.

    O que me descreveu são sintomas de ansiedade. O Paxil é optimo. Conheço e recomendo!

    Continue com o tratamento e fale comigo outra vez daqui a duas semanas, combinado?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. Ola. É a primeira vez que escrevo no seu site. ( aliás penso que seja a primeira vez que esteja a falar com alguém que conhece realmente este tipo de problemas... Quero desde já agradecer por estar a ler o meu texto. Segundo o médico estou a ter uma recaida de ansiedade e hipocondria. Pois sempre fui muito electrico desde que me lembro de mim, e foi na adolescência ( aos 16 anos ) que me diagnosticaram problemas de ansiedade . Revelou-se nessa altura pois perdi o meu pai foi um mau bocado... dava entrada nas urgencia com crises de panico. fiz exames ao sangue ecocardiograma radiografias as costas . Pois sempre tive dores impressoes no peito quando andava mais ansioso! ou seja sempre que a ansiedade " ataca "é automático dores no peito desconforto nem sei bem explicar. Fiz um tratamente com um anti-depressivo, nao me lembro do nome mas sei que nao era muito forte, e alprozalam uns seis mesinhos e entao a coisa la passou, os exames que tavam todos bons... os sintomas com a medicação acalmaram muito. mas quando fiz o electrocardiograma no centro de saude o medico que me atendeu fez o exame e disse que estava tudo bom que tinha uma coisita numa veia mas que nao era nada demais ... confesso que entrei em panico mas com a medicaçao ja andava muito melhor, entretanto levei o exame ao meu medico de familia e ele disse que estava tudo bem com o exame que o meu coraçao estava bom . E lá passou o meu " problema cardiaco ", entretanto quando deixei o tratamento com a minha psicologa, já andava bem como novo praticamente, passado uns tempos andava com enormes dores de cabeça estive 1 mês com dor de cabeça... eu levei para cancro, mais exames mais idas ao medico tudo normal. Ansiedade. Então uns dias depois dei entrada no hospital pois vomitei sangue ... foi quando "li a minha certidão " pois pensava que era desta que ia morrer... ou seja uma ulcera. prometi a mim mesmo que a historia do cancro tinha que morrer ali. E assim foi. quando ja andava melhor um colega meu que andava por maus caminhos depois de tomar um ancido com quetamina ficou esquizofrenico... Nem vale a pena dizer mais pois eu ate achava que andava a ouvir coisas, pois andava numa fase em que quando me estava para deixar de dormir mesmo naquela transição parecias que ouvia mesmo coisas entrava logo em panico... mais uma ida ao psicologo e ela explicou-me que como eu andava tão sobre stress podia estar a exprimentar transição do sono-vigilia etc. Mas que nao presentava quadro nenhum de esquizofrenia. Ok foi quando me disseram que eu era hipocondriaco, pois isto tudo aconteceu em dois anos, foram 2 anos de sofrimento pois todas " as piores doenças possiveis e imaginarias estavam comigo".

    Hoje estou com 19 anos, a minha vida mudou completamente emigrei pois nao conseguia arranjar trabalho. Estou a viver ainda com a minha mae pois ela emigrou quando eu tinha 13 anitos. Bom a historia agora nao e muito diferente arranjei um part-time pois nunca tinha trabalhado so que nao gostei muito daquilo comecei a andar super nervoso pois queria me vir embora de la... Ou seja o stress aumentou mais sintomas... Comecei a andar com dores nas costas no peito e as vezes sentia o braço esquerdo com um formigueiro ... Foi o panico outra vez ... desde entao nao tenho pensado em outra coisa. Arranjei aqui um medico de familia ( portugues ) o que ajuda muito. E expliquei o meu historial com este tipo de coisas ... Ele auscultou-me disse que estava tudo bem com os ventriculos. E disse que para eu ficar mais descansado que me marcava um exame ou seja um electrocardiograma. Mas passou-me uns cumprimidos para fazer acalmar os sintomas Inderal metade de manha metade a noite, e o rebalance 250. Mas confesso que a medicaçao nao foi milagrosa pois ja nao sentia com tanta frequencia mas ainda sentia... Fiz o exame ele disse que tava tudo bem para praticar muito desporto e para ser acompanhado por um psicologo. Que com o tempo tudo isto iria voltar ao normal. Ok Mas aconteceu-me algo que nao nunca me tinha acontecido algo em mim nao quis acreditar...

    ResponderEliminar
  24. O que me vinha a cabeça era mas "porra" eu continou a sentir estas coisas... o exame pode nao detectar todas as doenças ou nao sei ... so sei que nao consegui de parar de pesquisar sintomas na net ... sistemáticamente estou eu a pesquisar aquilo que sinto na net. ( Ainda falta 1 mes para começar no psicologo.. ) Diga qualquer coisa porfavor se já experenciou ou já conheceu alguem com estes sintomas as vezes tambem sinto impressao no peito outras sensaçao de falta de ar as vezes fico com a cabeça a roda... Mas quando faço esforços nao sinto dores no peito nao sei é mais picadas do que outra coisa mas pronto.

    Muito obrigado, e peço desculpa pelo testamento.

    ResponderEliminar
  25. Ola,

    Agradeço imenso o seu "testamento" porque é um caso padrão de ansiedade, panico e hipocondria. Muita gente se vai identificar consigo.

    Pesquisar os sintomas na Net é capaz de ser a unica coisa que é expressamente proibido aqui na comunidade... Toda a gente sabe que eu NAO QUERO ninguem a pesquisar sintomas na net. Assim, peço que pare - so lhe vai fazer mal.

    Na net estao escritas as coisas que atraem trafego, pois trafego = dinheiro. Nos sites cientificos estao explicadas as coisas para quem percebe da ciencia e sabe tudo o que esta por tras do que la esta escrito. Em suma, para quem nao percebe nada do assunto as coisas assustam.

    Ora, pare de fazer essa pesquisa. :)

    Como disse, o seu caso é o tradicional e padrão.

    É muito comum.

    Cumprimentos, coragem.

    ResponderEliminar
  26. Olá, Dr.
    Estou fazendo tratamento com Paroxetina 25mg para Síndrome do Pânico.
    Procurando mais detalhes sobre a paroxetina, vi que é perigoso o uso da substância L-Triptofano com paroxetina. Devo evitar alimentos que contêm triptofano? Pois são vários: banana, leite, carne, ovos. Minha consulta com o médico é só daqui um mês, pode tirar essa dúvida?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  27. Muito obrigado pela resposta. Sim entretanto parei de pesquisar pois notei que se estava a tornar umimpulso muito grande sempre que sentia qulquer coisa de anormal la estava eu a pesquisar ... parei de pesquisar e de alguma maneira sinto-me melhor mais calmo e tranquilo tbm ao ler o seu post. Com calma sei que me sentirei melhor :)
    Isto agora quer e tempo e força de vontade!

    Muito obrigado a todos, e tenham força pois tudo se resolve com o tempo... e preciso tentar por mais que custe ser optimista. Força a todos!

    ResponderEliminar
  28. Não há problema nenhum.

    Não precisa de ter qualquer cuidado adicional com a dieta. Teria de comer cerca de 300 ovos por dia para tal ter efeito - e morria muito antes de problemas de colesterol :D

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  29. ola doutor, estive aqui esses dias falando do que sentia, e falei que ia começar a tomar o paxil 25. e o senhore pediu pra falar depois de duas semanas...doutor..ja faz um mes q tomo, confesso q senti melhoras sim..algumas reaçoes sao bem desagradaveis e por sentir algo e eu ser hipoconriado por muito me causas crises e preocupaçoes, os primeiros sintomas ate diminuiram..doutor entrei com uma profunda preocupaççao desde ontem que senti algo que nunca tinha sentido, mais primeiro queria contar tbem algo q aconteceu ontem tbem um pouco mais cedo, e q ate fiquei alegre..estive em um momento que eh um dos que mais me causava panico, q era esta preso em um lugar que nao tinha como sair..pq isso sempre eu tinha medo de lugar assim..pois se eu tivesse algo.nao tinha como ser socorrido, nao sei se esse eh um sintoma normal. mais sempre vivi assim...tentando nao passar por situação que podria estar sem um socorro rapido podemos assim dizer...e eu fiquei uma hora..parado no transito em uma via expressa sem poder ir pra lugar nenhum..sempre tive panico com isso..e fiquei normal..como se nada tivesse acontecido..e nem alimentei coisas na minha cabeça..
    achei bom isso... so q horas...depois..a noite..estava eu em casa..e normal..ate feliz pelo ocorrido..achei q fosse uma vitoria..e me deu uma coisa..q nunca tinha sentido..como enquanto vc ta resprando..se fechase tudo por um tempo e fibrilase a respiração..me deu isso algumas vezes..como um espamos sabe..vc ta respirando normal..e fibrilasse..e voltava ao normal..so que desde ontem.tive isso..varias vz..e ja vem o medo..se eh algo cardiaco..se eh sinal q posso sofrer uma parada respiratoria..doutor..estou muito assustado com isso...o senhor pode falar algo sobre esse sintomas?? eu tenho realmente motivo de me preocupar???obs..fiz exames cardiacos...3 meses..ecocardiograma eletro..e esteira..muito obrigado pela atenção doutor..

    ResponderEliminar
  30. Ola,

    Olhe, essa vitoria é sua e do tratamento. O tratamento fez com que o corpo estivesse mais equilibrado e assim nao se enervou... so vai melhorar com o tempo, à medida que o corpo se equilibra.

    Quanto a sensaçoes estranhas... eu quando fiz tratamento com paroxetina durante o primeiro mes sentia o sangue como se fosse gelo ou vicks de mentol a correr nas veias... ficava tao fresco por dentro... como se fosse pasta de dentes a correr no corpo.

    Isto para dizer que a paroxetina tira sintomas de stress mas faz os nervos ficarem alerta... nao o sistema nervoso, mas os nervos em si ficam hipersensiveis o primeiro mes ou mes e meio. Primeiros mes e meio os pacientes encontram sensaçoes que nunca sentiram.

    Depois passa... fale comigo para a semana!

    ResponderEliminar
  31. sim doutor..vou contando para o senhor e para q todos possam ver a evoluição do tratamento.. doutor..ele nao ter problema com o coração nao neh..ou seja..mesmo depois desses exames..qlq sensações..eu possso ficar tranquilo que esta tudo bem...e ele nao ira piorar..ou esses sintomas estranho pode me levar a morte nao nh..subita..

    ResponderEliminar
  32. ola doutor, queria perguntar uma coisa pro senhor..a sensação de que o coração em tempo em tempo..ele da como e fosse uma batida como se fosse mais forte..que incomoda..chega a sentir ela na garganta..isso pode ser reaçoes do paxil..pq ele acompanha a um como se fosse um espasmo respitatorio e isso me deixa com medo..estou apavorado com esses sintomas de ser algo perigoso..ainda mais sendo nessas datas que nao consigo falar com o meu medico..o senhor sabe algo sobre o q pode ser essessintomas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso nao tem nada que saber mesmo... são Extra-sistoles... mecanismo de auto-regulaçao do coraçao perfeitamente inofensivo, 70% das pessoas sentem e 30% das pessoas não.

      Abraço

      Eliminar
  33. doutor sentir o coração bantendo forte, sem alteração nas bpm e so mais forte e sentir ela na garganta pode ser algum sintomas de doença cardiaca? quando eu fiz exames estava na epoca tudo bem

    ResponderEliminar
  34. ESTIVE DE FERIAS DE NATAL E ANO NOVO! AMANHA VOLTO AO TRABALHO :)

    FELIZ NATAL PARA TODA A MINHA COMUNIDADE! ADORO-VOS E COMO TAL, DESEJO QUE NAO PRECISEM DE MIM BREVEMENTE, ESQUECENDO-ME PARA CONTINUAR COM A VOSSA SAUDAVEL VIDA :D

    FELIZ ANO NOVO CHEIO DE CONQUISTAS!

    ABRAÇO

    O HOJE HISTERICO

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  35. Boa noite, Dr. !

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo site, muito esclarecedor e confortador para nós, que sofremos de algum desses transtornos de ansiedade.

    Meu nome é Marina, tenho 20 anos, carioca. Há cerda de 5, 6 meses, venho sofrendo com sintomas que considero serem referentes ao transtorno hipocondríaco. Passo o dia inteiro centrada em mim mesma, fechada no meu mundinho procurando, o tempo todo, algum sintoma que possa indicar alguma séria doença. Certas vezes sinto ardência no peito, dificuldade para respirar. Dificuldade, essa, que às vezes leva meu coração a bater mais forte. Além disso, tenho também umas pontadas de ardência na cabeça, não sei explicar exatamente como é. Mas são pontadas muito repentinas, que passam em menos de 1 segundo. Fico completamente desesperada, triste mesmo, com vontade de chorar. O que mais quero na vida é voltar a ser como eu era antes. Sempre fui uma pessoa ansiosa, mas nada que me impedisse de ter uma vida normal. Hoje em dia, essa suposta hipocondria está começando a afetar meus estudos, meu trabalho e minha vida social.
    No Natal, fiquei sabendo que uma menina de apenas 22 anos faleceu subitamente de parada cardio-respiratória e, desde então, fiquei mais desesperada ainda, comecei a sentir muita dificuldade de respirar.
    Outro dia, minha amiga me disse que o irmão dela está com trombose e, desde então, venho sentindo dores nas pernas. Como tenho aqueles vasinhos arroxeados, e ainda por cima tomo anticoncepcional, estou morrendo de medo de também ter. Gostaria de saber se corro riscos.
    Gostaria de esclarecer se esses sintomas realmente estão vinculados à hipocondria, e também tenho mais uma dúvida: a ansiedade que sinto por medo de estar doente pode fazer com que minha pressão arterial aumente ? Atualmente, este é o problema que mais me preocupa durante o dia.
    Gostaria de saber se alguém conhece algum bom psiquiatra no Rio de Janeiro para me indicar. Quero muito procurar tratamento, mas não sei como encontrar um profissional decente.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  36. Ola,

    Nao conheço, sou Portugues.

    Os sintomas são consistentes com ansiedade sim, mas não posso dizer que não corre riscos por aqui. Consulte o seu medico para que ele a esclareça... nao tenha medo de explorar e perguntar.

    É possivel a pressao aumentar com os nervos sim... mas não se enerve por causa disso, pois aumenta pouco.

    Cumprimentos

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  37. ola doutor, deixei um comentario aqui sobre que eu sentia umas sensaçoes estranhas as vezes na batida do coração, como se fosse uma batida so mais forte, e que me apavorava e perguntei se poderia ser alguma especie de reação do paxil que começei a tomar a um mes, fui a um cardioogista que me passou o exame d holter pra fazer, fiquei 23.45 min com ele e deu 257 ectopicos ventriculares que deu em porcentagem menos de 1 % e que eram todas isoladas,a medica falou que eh arritmia discreta, fiquei apavorado, pois ela ficou em duvida se tinha ou nao que tomar remedio, isso eh perigoso doutor o senhor sabe sobre arritmia discreta. e se isso pode ser do remedio pois a 4 anos atras eu fiz e nao acusou nada disso, isso me deixou apavorado e nao sei o q fazer..

    ResponderEliminar
  38. Ola!

    Cardiologia não é a minha área, porém posso lhe dizer que conheço pessoas que fazem holter e têm + de 6000 arritmias por dia...

    Entregue o exame ao seu cardiologista e ele vai com certeza aconselha-lo bem.

    Dê Novidades

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  39. Olá, Dr!
    É possível que, mesmo depois de encontrarmos o trauma que causou a hipocondria, não consigamos superar um transtorno?
    Pergunto isto pois sempre sinto que posso ser atacada por uma doença terrível qualquer, ao menor "sintoma". Na hora tudo me parece real, e o pior: procuro as causas dos sintomas no google e aparecem coisas terríveis. Eu quero parar de fazer isso e sentir estas coisas.
    Bom, a memória mais antiga que eu me lembro sobre como isso tudo começou foi quando eu era criança de em torno de 5 anos e assisti na televisão um programa em que era dito "os germes estão em todos os lugares". Após isso comecei a ter que lavar as mãos toda hora. Depois, sentia dores no peito e angústias. Meu pai teve que me levar ao médico, tendo feito exames de sangue, e não encontraram nada do que eu relatava. Então o médico me deu umas vitaminas dizendo: depois que você tomar isto vai estar curada. Tomei-as e nunca mais tive problemas.
    Todavia, em 2006, com 22 anos, comecei a ter medo como aqueles outra vez. Sentia sufocamento, coração palpitando e medo de morrer. Não estava muito forte como agora, mas acredito que tenha recomeçado por causa da morte de um amigo em 2005, num acidente de automóvel (eu era apaixonada por ele). Depois aconteceram outras mortes na minha família, em anos seguintes, e penso que minha situação foi se agravando, pois em 2008 tive uma crise de pânico (diferente de tudo o que eu havia sentido até então, pois incluia tremores, amortecimento e pavor incontrolável).
    Pois bem, se a minha hipocondria ainda persiste, e eu me lembro sobre aquele programa de tv onde eu acredito que tudo começou, porque não me curo disto?
    Seria porque aquilo que eu me lembro não foi o que de fato desencadeou a hipocondria? Seria porque aquilo foi misturado a outros traumas durante a minha vida?
    Aí estou na minha pergunta inicial: mesmo se eu descobrir o trauma que desencadeou a doença mental (o descobrimento por si só) poderei não me curar?
    Estou grata desde já pela criação deste blog e pelo carinho e paciência em nos oferecer alguma ajuda.

    Letícia

    ResponderEliminar
  40. Olá Leticia,

    Bem-vinda ao meu pequeno site!

    Saber o que causou não adianta em nada, lamento dizer.

    É necessário saber o que causa o transtorno de panico para o enfrentar, e é por isso que nas consultas que faço atraves do site ou mesmo no dito mundo "fisico" começo por explicar isso.

    Embora seja uma explicaçao extensa e que eu prefiro dar a falar directamente com a pessoa (consulta virtual ou fisica - onde a pessoa pode responder) digo-lhe de antemão que não é tanto o que causou mas o que causa - e isso é o que pensa.

    Penso que o seu caso, através do que me contou, seja hipocondria com um pouco de OCD.

    Ja consultou um psiquiatra?
    Abraços

    ResponderEliminar
  41. ola doutor, obrigado por responder sobre o que eu falei em cima sobre o holter que fiz, que deu 200 e pouco isoladas, o senhor falou que conhece pessoas que tem 6000 entao me diz o que eu tive nao eh tao grave? em 2009 fiz e deu so 5 agora esse tanto, a ansiedade pode causar? sentir esse tipo soluço do coração na garganta eh perigoso?
    e se sinto...a ansiedade que causa pode piorar e virar algo fatal? devo me preocupar..? tenho sindrome do panico a anos..e nunca tinha sentido isso e o holter deu normal antes e ja tinha esse transtorno..

    ResponderEliminar
  42. Já apresentou o resultado do Holter ao seu medico? O que é que ele lhe disse?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. como falei doutor..apresentei sim..um ficou na duvida se passava remedio e o outro nao, os dois ficaram sem uma posição certa, por isso perguntei sobre isso se o senhor tem conhecimentos sobre a qtidade q eh consideravel aceitavel e quais os problemas que pode causar isso. e se isso eh a mesma coisa que o senhor fala que é extra sistole que nao tem problema

      Eliminar
    2. É extra sistole sim, o que acho é que os cardiologistas ficaram na duvida porque nesse numero ja se torna um incomodo na vida da pessoa.

      Portanto mais por uma questao de conforto.

      Eliminar
  43. dois medicos ja viram, um ficou na duvida se receitasse remedio ou nao..so q aumentou e como o senhor falou que conhece quem tem 6000 e nao falou o q significa isso, por isso queria que o senhor falase mais sobre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas pessoas que têm milhares normalmente sao medicadas pelo desconforto que sentiriam, mas podem viver bem com elas.

      Eliminar
  44. Doutor..Fiz uma viagem recentemente e durante a estadia não tinhamos boas condições de higiene e num episodio usei um papel higienico que tinha uma marca vermelha(não sei se era sangue)..ao voltar de viagem me pego pensando se posso ter pego alguma doença e (acho q isso é bom) tenho consciência de q devo estar sofrendo de hipocondria, já que o meu medo se concentra em pensamentos sobre HIV..Minha preocupação tem fundamento ou estou sofrendo com hipocondria?..Sou estudante da area da saúde e acabo me martirizando mais ainda por saber um pouco mais que os outros...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode se transmitir assim ou posso ficar tranquilo?..Já tive problemas com "mania de perguição" e acho q esse problema pode estar voltando de alguma forma
      Ass: Enfo

      Eliminar
  45. Ola Enfo,

    Você deve ter visto bem essa mancha para julgar se era fresca se nao... lembre-se do periodo que o virus pode sobreviver fora do organismo e pense se é possivel ser dentro desse timeframe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lembro..pareço procurar motivos pra me preocupar, as vzs tô preocupado por esse episodio, as vzs por uma relação q tive msm usando camisinha, as vzs por ter bebido numa garrafa q outra pessoa bebeu..Isso não me faz bem Dr..o q o senhor acha, posso estar sofrendo de hipocondria?

      Eliminar
    2. E outra Dr...Não usei a parte q tava vermelha,usei uma arte q tava branquinha do papel,sem marcas...

      Eliminar
    3. Penso nisso 24 Hrs por dia...falei pra minha mãe até já..ela disse q deixasse de colocar essas coisas na cabeça..

      Eliminar
    4. Há chances de contaminação msm assim?...Penso mto nisso de uns dias pra cá

      ASS: Enfo

      Eliminar
  46. Por um momento paro e penso q são só coisas da minha cabeça..mais dali um pouco volta tudo...

    ResponderEliminar
  47. Entao nao tem motivo para se preocupar... Isso tem um pouco de SOC... Deve consultar um psiquiatra.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com nenhum dos motivos citados acima Dr?

      Eliminar
    2. Msm eu tendo gengivite Dr?(desculpe se estiver sendo um pouco repetitivo)...Irei pesquisar um pouco sobre SOC. Ter a opnião de um profissional especialista(msm via on) está sendo mto importante, já me sinto até mais tranquilo, ou menos angustiaDO...Pra mim estou saudavel Dr, mas minha mente parece procurar possibilidades q me deixam mal, não sei se é possivel perceber através dos meus comentários aqui....

      abraços..

      ass: eNFO

      Eliminar
    3. Não beijava dr..só acabava compartilhando copos e coisas do tipo..só fiquei com uma pessoa por lá...

      Eliminar
  48. Ola Dr,gostaria muito que o senhor me tirasse uma duvida,tenho o diagnostico de ansiedade generalizada,panico e hipocondríaca,eu sofro muito com as extrassístoles fiz um holter em outubro e acusou taquicardia sinusal e 4 extrassístole isoladas,o cardio disse que isso não era doença que é controlado pelo emocional,ate ai tudo bem eu sempre tive muito aperto no peito assim constante,e taquicardia,mas tive duas crises estranhas,depois do exame o meu coração acelerou de uma maneira diferente pode ser meio absurdo o que eu vou escrever mas parece que só uma parte do coração batia eu senti um aceleramento muito forte e um ritmo diferente,as extrassístoles no dia do exame não deram muito mas costumo sentir muito mais umas 20 todos os dias,agora isso que aconteceu nessas crises me assustou muito pois logo lembrei de um amigo que morreu porque tinha fibrilação,sei que o senhor não é da área de cardiologia mas acredito que possa me ajudar com essa duvida sera possível eu esta com fibrilação,sera que esse ultimo exame holter foi o suficiente para detectar ou não,essa semana comecei o tratamento com paroxetina espero obter sucesso com esse remédio,sem mais peço desculpas pelo texto longo e agradeço desde já.Sera que tenho que ir ao cardiologista denovo?

    ResponderEliminar
  49. Paroxetina é otimo! Dê-lhe 20 dias para actuar e estará a sentir-se muito melhor :D

    A ideia que tem da fibrilhação está incorrecta! Não tem nada a ver com a sua preocupação, desde já concordo com o cardiologista.

    Descanse e diga-me como está no fim de 20 dias de tomar a medicaçao

    Dê novidades

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  50. Drs fiz uma viagem e lá ocorreram algumas situações q tem me assom brado nesses ultimos dias e são elas:1.ao utilizar um banheiro de um restaurante utilizei um papel higienico q tinha uma marca vermelha(não tenho ctz q era sangue), mas não usei a parte vermelha, desenrolei e usei uma parte branca, há riscos?..tenho uma impinge nas nadegas e os banheiros eram utilizados or várias pessoas, isso muda alguma coisa?...2. tenho gengivite e lá bebiamos água(as vzs cerveja) em garrafas e copos de outras pessoas, há risco?...3. tive relações com uma garota, usei camisinha, mas lembro q masturbei ela e q costumo roer unhas. um dia após vi q tinha um pequeno corte no dedo(ela disse ter feito exames recentemente e estar saudavel, mas msm assim pergunto), há risco?...voltei de lá com a garganta já inflamada, axo q devido a ter forçado um pouco a voz num dos dias(meio sem voz) e senti febre e tô com umas marquinhas vermelhas e tosse..faz umas 2 semans e ontem vi um inchaço na axila direita(acho q é um linfonodo), penso nisso 24 hrs por diia Dr..preciso fazer exame? possoficar tranquilo?...

    ResponderEliminar
  51. Precisa de consultar um psiquiatra, como disse anteriormente, e contar-me depois como correu :)

    ResponderEliminar
  52. Gostaria de uma resposta mais "completa" Dr...Há riscos? o q o Sr acha q tenho?..minha preocupação tem alguma procedencia?..Por favor, aguardo resposta...

    ResponderEliminar
  53. Queria essa sua ultima opnião pra saber realmente se preciso fazer exame ou se devo ir somente a um psicologo/psiquiatra...Desde já obg...

    ResponderEliminar
  54. Nao necessita de fazer exame já, no entanto se acha que é a única maneira de se sentir à vontade faça.

    O psiquiatra é que nao deve faltar.. e psicologo nao chega, voce tem um desequilibrio quimico que precisa de ser colmatado.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  55. Dr fiz um exame hj e deu negativo graças a Deus...Tbm tirei algumas duvidas e estou bem mais tranquilo..parei de ficar pensando só nisso..O q mais ajudou foi tirar essas duvidas, vi q algumas preocupações não tinha a minima procedencia..Acha q msm assim ainda é necessário um psiquiatra?..

    Enfo

    Desde já obg

    ResponderEliminar
  56. Gostaria de te dar os parabéns por essa iniciativa, pois sei o quanto é difícil termos que implorar atenção nessas condições. Tenho 26 anos e há 6 síndrome do pânico. Faço terapia (TCC), tomo Paxil e ainda faço acupuntura. Hoje em dia não tenho mais crises fortes, sei me controlar, mas esse lance de doença, de achar que sempre tenho algo que os médicos nunca descobrem eh uma constante. Volta e meia tenho falta de ar, tontura, essas batidas irregulares no coração e se estou meio deprimida pronto, sempre começo a me encaixar nas piores doenças possíveis. Já fiz exames diversos, e faço exames de sangue a cada seis meses, pq pra mim, uma dor nas costas sempre eh sintoma de algo mais grave. Mas minha duvida hoje eh a seguinte: desde que meu pai teve um infarto vou ao cardio todo ano. Há uns 2 ou 3 anos fiz exame de esteira, eco do coração e router 24 horas e deu tudo bem. Nos anos seguintes ele so faz o eletro e pede exames de sangue. Qual a validade desses exames como a eco, o da esteira e o router,? Será q eu deveria fazer com mais freqüência ou se tivesse alguma patologia ja teria aparecido lá ? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Pati,

      Muito obrigado.

      Como és nova o holter 24 e a prova de esforço com ecg - esteira - têm uma validade enorme.
      O seu medico está a mante-la sob vigilancia com esses exames, e exames adicionais são apenas necessarios se surgirem sintomas preocupantes.

      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Olá doutor! Fiquei muito aliviada em encontrar o seu "pequeno site", é muito bom que ajude nas nossas angústias que todos por perto julgam "bobagem", "loucura" ou "chatisse". Principalmente tendo vc mesmo já passado por tudo isso, o que o torna diferente de especialistas - não que sejam incompetentes - que apenas nos receitam medicamentos baseados em nossas queixas que são confusas até para nós mesmos.

    Bom, eu nunca fui a um psiquiatra e nem sabia que podia ser hipocondríaca de verdade até chegar até aqui, mas me identifiquei muito com alguns relatos.

    Tenho 26 anos e desde criança, com cerca de 11 anos, lembro de ter crises de falta de ar, sempre a noite, quando todos iam dormir e eu ficava "sozinha" acordada, insone. As crises eram raras e passavam se eu assistia um desenho animado na tv ou lia uma historia em quadrinhos. Esqueci as crises até a adolescência, quando havia me mudado de cidade e lutava muito para me adaptar à nova escola e aos novos amigos. De novo, as crises vinham a noite, e chegava a me trancar no banheiro com o chuveiro quente ligado para ver se o vapor aliviava o desconforto. Há mais ou menos 3 anos, num período bastante difícil da minha vida - namoro mal, vontade de largar a faculdade, estresse extremo no trabalho - as crises voltaram com força total. De madrugada, claro. Ligava aos prantos desesperada para meu namorado e acabava sempre na emergência, duas, três vezes na semana, fazendo repetidos exames, passando por diferentes profissionais. Tudo normal. Um deles até me aconselhou procurar um psicólogo na época, o que não fiz. Só pensava que os médicos todos estavam loucos e que eu com certeza devia ter uma doença pulmonar ou cardíaca seríssima que eles nã conseguiam diagnosticar por nada.

    ResponderEliminar
  58. Saí do emprego, larguei o namorado, prometi que deixaria o sofrimento para trás. Passei por inúmeros cardios e pneumos para tirar qualquer noia da cabeça e segui minha vida. Desde fevereiro de 2011 não tinha crises. Estava feliz da vida, curtindo uma vida completamente nova e normal, e 2012 foi um ano sem qualquer rastro das antigas paranoias - exceto um ou outro frio na barriga sempre que ouvia falar em alguma doença grave "nova" ou caso de alguém famoso ou conhecido.

    Enfim, acontece que sou jornalista e escrevo muito sobre saúde. Fiz recentemente algumas matérias sobre doenças sanguineas achando estar tranquila com relação às minhas preocupações. Mas semana passada fui diagnosticada com uma infecção urinária e um calculo renal e me receitaram antibioticos. Acontece que 3 dias depois estava de volta ao hospital, com dores insiportáveis e certa de que os antibióticos nada tinham feito por mim, o que um exame de sangue confirmou. O médico me explicou que a culpa era do cálculo impactado no ureter que acumulava urina suja e alimentava a minha infecção. Ele me internou para liberar o canal com um catéter e disse que eu ficaria no hospital até que a infecção melhorasse. Resultado: 3 dias internada. Assustada com a infecção que nao respondeu ao tratamento de início, antes da internacao, lá fui eu ao Google pesquisar se isso podia ser uma doença grave do sangue. Enlouqueci

    ResponderEliminar
  59. Estava superbem até a internação, mas desde então venho tendo todo tipo de sintoma, caçando manchas pelo meu corpo e pelo dos outros, para comparar, medindo minha temperatura sempre - não tive febre nem nos piores dias da infecção - olhando e reanalisando meu hemograma (que fora a infecção não acusou nada anormal), prestando atenção em dores, sintomas, tudo. Em 5 dias, apareceram milhões de novos sintomas. Sinto calor, meu coração vive acelerado, as vezes acho que meus braços pesam, e minha falta de ar voltou com tudo, lá mesmo no hospital. Chego a ter 2 , 3 crises no mesmo dia. Fui analisada por mais de um médico enquanto estava internada e todos disseram que parecia ser de ansiedade já que tenho muito medo de hospital, doenças etc. e os exames clínicos não apontavam nada preocupante. Às vezes as crises vêm acompanhada de taquicardia e calafrios. Por mais que tente colocar na minha cabeça que não passam de ataques de ansiedade, na hora me passam mil outras coisas terríveis que possam estar associadas à falta de ar, o que faz com que ela piore. Tenho um hematoma há nove dias no braço, por onde injetaram medicação, e olho para ele a cada segundo para ver se melhora, estou surtando e todos só dizem que é "normal". Além disso, minha menstruação adiantou 3 dias mesmo com antinconcepcional. Assimilei a algo terrível, mas dizem que pode ter sido pelas dores fortes que tive, pelo estresse ou pelos antibióticos.

    Só choro, falo nisso tudo o dia todo e meu namorado, com quem até semana era só diversão, agora diz que eu estou obcessiva e "chata" e que estou delirando. Mesmo assim, disse que me acompanha nas consultas médicas, ainda que contrariadíssimo. Tento sair para me distrair, mas não consigo. Mal interajo com os amigos, só penso em sintomas e em olhar o Google a cada nova mínima sensação, sendo que semana passada eu não era nada parecida com isso que me tornei. Estou muito triste. Quero voltar a ser uma pessoa normal, que não se preocupa com isso, que ri, se diverte, sai, assiste a filmes - nem para isso eu tenho concentração- e, principalmente, quero voltar a ser uma pessoa agradável, porque sei que não ando sendo. Estou apática, monotemática e calada, porque só quero falar sobre sintomas, então acabo não falando nada.

    ResponderEliminar
  60. Marquei alguns médicos - muitos - e estou triste e cansada. O que acha disso tudo doutor? O que faria no meu lugar? Essas crises de faltade ar podem mesmo ser ansiedade?

    Desculpe o "livro", mas precisava tanto desabafar, ainda mais com alguém que entende da coisa toda!

    Obrigada por tudo desde já :)

    ResponderEliminar
  61. Ah! Esqueci de comentar que ainda sinto, há mais de ano, sensação de engasgamento sempre que como ou tomo um remédio novo. Tenho muito medo de ter um fechamento de glote e fico conferindo minha garganta a cada nova mastigada. Antes era só com alimentos "perigosos", tipo camarão, mas agora até comendo pão sinto essa agonia.

    Também tenho uma coisa que jamais achei ter a ver com ansiedade, mas vi alguém aqui relatando. Acordo no meio da noite sem ar, como se estivesse sem respirar e de repente acordasse para respirar. Acontece pouco, digamos que uma vez a cada seis meses. Pode ser um sintoma também? Ando tão preocupada, tão medrosa..

    ResponderEliminar
  62. Ah! E ansiedade pode tirar o apetite? Desde que fui internada e que li que falta de apetite pode ser um sintoma da doença grave, quase não tenho vontade de comer. Achei que pudesse ser porque a comida do hospital era ruim, mas mesmo em casa podendo comer de tudo, não como como antes. Estou bem preocupada, muito mesmo, já até emagreci um bocado em poucos dias. Detalhe: antes da internação meu apetite estava normal , mas eu vinha emgrecendo por tentar controlar mesmo a alimentação com um regime. Mas agora o emagrecimento me preocupa. Quanto mais penso nisso, menos fome sinto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Bem, apresenta um quadro de ansiedade generalizada e pelo que descreve está a avançar.

      Obrigado pelo "livro" pois tenho a certeza que muitos se vão identificar com isto.

      Não se preocupe, pois todos os seus sintomas apontam para a ansiedade - e para o seu avanço!

      Aconselho a que nao deixe avançar mais e va ao psiquiatra para ele a re-equilibrar quimicamente.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Identifiquei-me plenamente com a este caso, tem os sintomas e caracteristicas bem parecidas com o meu caso...
      gostava tanto que estes medos de doenças acabassem, mas está cada vez pior, sinto que estou a ficar louca :(

      Eliminar
  63. Ola Doutor Boa Noite !!
    Tenho duvidas em relação a depressão e o infarto?
    Tomo regularmente a mais de 7 anos Zoloft 150 mg , para TOC, posso dizer que com a ajuda desse remedio minha vida melhorou muito .
    Porem ainda tenho episodios que ocorrem como desanimo , e o principal deles que é ficar encucado com alguma efermidade que me possa ocorrer. Esses pensamentos afetam muito a minha vida cotidiana .

    Porem dei uma relaxada na alimentação , comecei ja faz um 1 ano pra ca com problemas de colesterol e dei uma engordada.Fiquei muio encanado com uma reportagem que li na veja falando sobre depressão e o infarto.
    Doutor com esse problema do colesterol e da ansiedade = preocupação excessiva que tenho posso ter um infarto ?

    Sendo que não fumo e nem bebo , embora meio depressivo sem animo costumava praticar esporte eventualmente .

    O que pode acontecer Doutor??

    Obrigado






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguem está imune a enfartes.. pode ocorrer.

      O colesterol é um factor de risco que aumenta a sua probabilidade. Quanto a ansiedade, não é um factor.

      Posso esclarecer mais alguma coisa?

      Eliminar
  64. Devo considerar a depressao como fator de risco e as minhas preocupações excessivas que geram stress e angustia para desencadear o enfarto?

    Ou a junção de vários fatores para desencadeamento do enfarto: stress, sedentarismo , fumo, álcool, tabagismo

    Doutor tenho 30 anos você disse que o enfarto poderá ocorrer isso a longo prazo 20 , 30 anos?

    Doutor hoje o tratamento do TOC o mais moderno é com o Zoloft?


    Como já estou medicado o cenário é mais positivo no meu caso ?

    Obrigado Doutor ate mais

    ResponderEliminar
  65. Olá outra vez.

    Depressão e stress não é factor de risco.

    Sedentarismo, Tabagismo, Álcool e fumo são factores de risco.

    Enfarte pode ocorrer a qualquer um a qualquer hora, não me estava a referir a si em particular.

    Para o tratamento, confie no seu psiquiatra, e se já não vai lá há muito tempo e está preocupado com a actualizaçao do tratamento fale com o mesmo

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  66. Olá, doutor!
    Sou a menina do livro, alguns comentarios acima.
    Obrigada pela resposta.
    Já marquei um psiquiatra.

    Mais uma dúvida: há coisa de dois dias comecei a sentir um incômodo na garganta e tossir. Hoje a tosse piorou e agora tem muco. Pode ser consequência das seguidas crises de falta de ar, de tanto puxar o ar pela boca seguidamente? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,

      Não... deve ser da primavera estar a chegar. Ou alergia ou uma pequena constipaçao.

      Folgo em saber que ja marcou psiquiatra :)

      Desculpe a demora na resposta, mas estive em Londres.

      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Olá, Doutor!
    Vim agradecer pela resposta. De fato eu sempre tive alguns "rituais" da OCD, e penso que até esqueci de falar sobre isto ou não quis lhe tomar muito tempo, mesmo porque pensava ser isto algo de pouca importância. Estava erradíssima. Antes de falar com o senhor eu não sabia que a hipocondria costumava estar associada com OCD.
    Nunca cheguei a ir ao psiquiatra, mas faz algum tempo que tenho querido fazer uma consulta. Na verdade, eu já deveria ter ido quando criança, talvez.
    Eu espero melhorar, pois tais coisas prejudicam muito nossa vida.
    Não sei se o senhor tem a real ideia do quanto foi importante ler o site todo, as respostas aos outros relatos e, principalmente, aquela destinada a mim.

    Espero voltar para dizer que melhorei muito!
    Grata,

    Letícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá estarei para receber as boas notícias!

      Cumprimentos e desculpe só responder agora, estive de viagem!

      Eliminar
  68. Olá dr. boa noite! Me chamo Juan, tenho 22 anos. Em 2008 descobri que tinha hpv, fiz tratamento e segundo o médico, tudo ok. No tempo do tratamento, comecei a ter uma sensação de bolo na garganta, parecia que tinha algo lá, coloquei na cabeça que tinha câncer, sofri muito por isso, chorei, deixei de fazer várias coisas, cheguei a dizer a uma prima minha que tinha sido diagnosticado por um médico, fiz vários exames e nunca deu nada. Não fiz tratamento, mas passou, demorou meses, mas passou. Agora em 2013 o hpv se manisfestou novamente, e assim, a sensação de algo preso na garganta, comecei a ler sobre o câncer, e descobrir que o hpv é uma dos maiores fatores para o câncer oral, então, passei a sentir vários sintomas dos quais tinha lido. Marquei um otorrino, ela olhou garganta, nariz, ouvidos e disse que não havia nada, que era tudo coisa da minha cabeça. Passei uns dias tranquilos, quando eu lembrava, sentia os sintomas novamente, hoje meu ouvido começou a doer um pouco, fui procurar na internet, e vi que a sensação de algo na garganta e dores no ouvido é sintoma de câncer oral. Estou desesperado, eu choro, imagino cenas dos meus amigos me visitando, eu no hospital, meus familiares sofrendo... o engraçado é que os sintomas só aparecem quando lembro, quando estou muito ocupado, parece que não há nada, mas quando penso, começa tudo novamente... O que o sr. me diz? Procuro outro otorrino ou um psiquiatra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia o que acabou de partilhar comigo e pense... será que precisa da minha resposta? Ou acabou de a dar a si próprio?

      Por vezes pensar bem no assunto é so o que precisamos para fazer a escolha acertada.

      Claro que deverá consultar um psiquiatra, nao se esqueça que nós somos seres quimicos, e quando ha um desequilibrio nao se pode so atacar as causas (psicologico) mas os efeitos (fisicos e hormonais).

      O psiquiatra receitará medicaçao para equilibrar os desequilibrios fisicos, o que lhe trara menos sintomas (preocupaçoes e sintomas fisicos psico-somaticos) e poderá focar-se no problema em maos.

      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Tenho pensamentos obsessivos principalmente com infarto , pois não sai da minha cabeça e não consigo controlar e com isso fico com muita irritabilidade , nervosismo o que na verdade ocorre doutor se ficar nesse nervosismo?
    Pois como te falei outras vezes tenho TOC
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao acontece nada... pode ter um ataque de panico... e é so :D

      Eliminar
  70. Ola doutor como vai , sou aquele cara que toma zoloft de 150mg
    Tenho mais uma duvida , essa questão de eu ficar pensando demasiadamente em enfarte e realmente ocorrem sensações físicas terríveis , irritabilidade , agitação sei la uma coisa incontrolável.

    Esse termo que você diz em cima psico-somáticos , no meu caso do infarto , vai mesmo me acarretar somatizações físicas verdadeiras tanto que sinto um nervosismo incontrolável , sei uma coisa que não sei explicar
    O que de fato essas somatizações devido aos pensamentos de infarto me provocariam na realidade para o meu físico teria algo real ?
    O que acontece de fato se toda a vez essas somatizações ocorrerem?
    Boa noite obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ataques de Panico!

      Nao se preocupe, o stress nao cria perigo fatal, mas ataques de panico.

      Cumprimentos
      Hipocondriaco

      Eliminar
  71. Mas doutor eu não estou somatizando esse pensamento de infarto para o meu corpo o meu físico
    e outra mesmo se forem panicos diários ?
    Não pode haver um descontrole físico gerando aumento do colesterol , triglicérides , hormônios por causa do stress esse panico
    Obrigado Doutor

    ResponderEliminar
  72. Ola de novo Doutor
    Mais uma pergunta e se eu colocar na cabeça pensamentos de pressão arterial que ela esta alta ou pode subir, é o mesmo esquema do infarto vou só entrar em panico ou ela vai realmente subir gerando complicações físicas para meu corpo?
    Obrigado boa noite

    ResponderEliminar
  73. Doutor, boa tarde. Me chamo Carolina, tenho 26 anos, sou empresária, noiva, bonita, bem sucedida e sofrendo horrores com o mal da hipocondria. Desde pequena me lembro de ter medo de doenças graves, mas isso nunca me incomodou a ponto de me travar o dia-dia. A família do meu pai inteira tem depressão, ele inclusive tem surtos ao longo da vida inteira, fica bem alguns anos e depois cai... toma vários remédios, faz tratamentos e depois de uns meses passa. Eu tive crises aos 16 e 19 anos, mas duraram 1 mês, fiz tratamento com psiquiatra e passou. Respeito muito a psiquiatria e entendo que esses transtornos de ansiedade são desequilíbrios químicos que precisam ser tratados. Porém, de dois anos pra cá esta situação de hipocondria tem se agravado em mim, desde que minha avó teve câncer e precisou amputar um braço. Sofri calada durante todo o período, pois ela é minha melhor amiga e nos damos muito bem... isso me afetou demais, e depois dela se curar fiquei com um medo generalizado de várias coisas. Logo em seguida meu pai teve depressão novamente, e tive que conviver com doença em casa novamente. Nesta época eu não estava morando na cidade dos meus pais, mas sempre que vinha para casa fim de semana só via doença e sofrimento. Em resumo, quando as coisas melhoraram tanto na minha avó quanto em casa, e meu corpo que estava todo tenso relaxou, comecei a sentir os sintomas da hipocondria. Primeiro, passei 6 meses desesperada achando que estava grávida, tudo por que tomei antibiótico junto com o anticoncepcional. Evitava olhar pra minha barriga, sofria, perdi a vontade de trabalhar, de malhar... sentia sintomas, tantas coisas... depois sem querer apertei meu seio e pegou no osso, achei que fosse câncer... mais 3 meses de sofrimento... agora vi um roxo na perna e não consigo parar de pensar que é algo grave, e não sei o que... doutor, é horrível passar por isso, me impede de ver a vida de forma colorida, de viver despreocupada, não aguento mais essa situação. Quero voltar a ser quem eu era, a sentir alegria plena, isso está me sufocando e me deixando louca! Por favor, o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Carolina.

      Penso que essa ansiedade vai generalizar até desenvolver transtorno de pânico. No seu caso em que ainda não tem ataques aconselho terapia CBT!

      Cumprimentos
      Hipocondriaco

      Eliminar
    2. Carolina,
      Temos a mesma idade, o mesmo nome, e me identifiquei muito com a sua história. É realmente muito triste ter uma vida normal, alegre, linda, e de repente parar de valorizar tudo o que vc tem por só "ter tempo" de se preocupar com doenças. Mesmo as pessoas em volta da gente começam a se afetar e nossa cia passa a ser às vezes até desagradável. Eu pelo menos fico muito triste com isso. Não sei se mais porque tenho medo de doenças ou mais pela situação que esse medo cria. Enfim, se quiser me mandar um e-mail pra conversar sobre isso, estamos aí! Às vezes acho que faz bem conversar com pessoas com histórias parecidas.
      carolmsamorano arroba gmail ponto com
      Bjs.

      Eliminar
    3. Carolina's,
      Identifico-me muito com voces as duas. É muito, mas muito triste, deixar-mos de ser como somos e sentimo-nos tao tristes por dentro.
      Para mim é muito mau mesmo, sinto que tudo no meu corpo está erradp, mesmo quando não está... Há noites que nao consigo dormir de tanta ansiedade e medo. Parece que a cabeça vai explodir de tantos pensamentos trágicos, sinto um sufoco muito grande no peito, por vezes falta de ar, dores de estomago, falta de apetite :( parece que nada está bem.
      Cumprimentos, Karen

      Eliminar
  74. Ola Doutor o cara do Zoloft de novo !!

    Quando o senhor fala ataques de panico? , mesmo se os pensamentos de infarto e derrame forem em longo prazo , só ocorre esses ataques de panico como o senhor descreveu ?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  75. Ola Douor tudo bem ??

    Em relação ao uso do Zoloft podem aparecer com mais frequência efeitos colaterais principalmente relacionados a parte gastrointestinal tipo intestino preso , diarreia dores de barriga e outra a ansiedade esta relacionada com intestino preso , gastrite, barriga inchada, dores abdominais ou diarreia
    i

    ResponderEliminar
  76. Ola de novo Doutor , exesso de ansiedade , nervosismo , irritabilidade , hábitos alimentares sedentarismo aumentam o colesterol?
    Ou o colesterol alto esta mais relacionado com o TOC
    Obrigado Doutor Boa Noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Habitos Alimentares e o Sedentarismo sem dúvida. O resto não.

      Eliminar
  77. Desculpe incomodado outra vez doutor
    Tenho mais uma duvida essa irritabilidade, ansiedade nervosismo preocupações podem agravar os quadros gastrointestinais para quem já tem gastrite como eu , podem também haver dores de estomago, gases , dificuldade em evacuar , vezes moles , desconforto ou algo mais grave como como câncer de estomago ou de intestino porque ultimamente tenho tido muito desconforto , dificuldade para evacuar a também episódios de dor de barriga e cólicas
    Obrigado Doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem anda numa pilha de nervos como o Sr. é normal que ande com o sistema gastro intestinal descontrolado.

      Eliminar
  78. Boa Noite Doutor!!
    O cara do zoloft mais uma vez

    Tenho uma pergunta porque na internet os caras colocam assim uma vida estressada nervosismo aumenta o risco de infartos , se o senhor mesmo disse que stress não e fator de risco?
    Em relação ao panico pelos pensamentos mesmo se não estivesse tomando remédio também nao aconteceria nada so panico maisnada
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque é esse tipo de conteudo sensacionalista que é partilhado em sites e redes sociais... por isso lucram mesmo com as mentiras.

      Pessoa saudavel, mas com stress, pode estar descansada.

      Sim, exacto

      Eliminar
  79. Olá doutor,

    Já estive aqui antes, mas me bateu uma enorme angústia agora e queria compartilhar e aproveitar para tirar uma dúvida. Em uma de minhas muitas consultas médicas recentes o médico pediu uma série de exames para avaliar minha coagulação, pois tive flebite quando estava internada. Ao buscar os resultados, a moça do laboratório me informou que eu teria de repetir a coleta do exame para proteína C. Repeti muito assustada, levei os outros exames - todos normais - ao médico e desde então o pouco de tranquilidade que eu tinha se foi pelo ralo; Tem sido um tormento. Perguntei da proteína C ao médico e ele me disse para aguardarmos o resultado, mas que se houvesse algum problema, para que eu não me preocupasse. O resultado saiu, mas confesso que não tive coragem de olhar. Tenho retorno com o médico essa semana e confesso que estou com muito, muito medo. Hoje notei algumas pintinhas bem pequenas vermelhas/ roxas em um dos meus braços, mãos e tornozelos. Fui pesquisar no Google para saber se podia ter causa emocional, pois há mais de mês que ando uma pilha, desde minha internação. Pois parece que pode. Mas também pode ter outras muitas causas, todas terríveis e muito assustadoras. Algumas relacionadas justamente à deficiência de proteína C. Já conformada e certa de que essas minhas pintinhas são culpa dessa deficiência, continuei lendo e vi que uma das causas da baixa proteína C é a Síndrome da Angústia Respiratória Adulta, que pode ocorrer por causa de uma infecção (tive infecção urinária, por isso fiquei internada). Enfim, minhas crises de falta de ar começaram justamente um dia depois da minha internação. Alguns períodos sossegam, em outros andam mais frequentes. Alguns dias nem me lembro dela. Em outros, basta eu lembrar dela, que ela aparece. Pode durar uns 10, 15 minutos, ou pode durar bem menos. Fiquei com muito medo dessa síndrome. Queria saber se ela é aguda - se teria evoluido/ piorado já nos dias de hospital - ou se posso estar com ela ainda hoje. Lá no hospital eles botavam um "pregador" no meu dedo toda hora para medir batimentos e oxigenação no sangue. A minha sempre estava próxima de 100. Mas não sei se isso detectaria alguma condição pulmonar... Estou muito assustada doutor, por favor me responda. Obrigada.

    Ah, mais uma coisa. O que tem a dizer sobre citalopran? Há coisa de 15 dias fui a um psiquiatra que me receitou esse medicamento. Mas fiquei com um pé um pouco atrás pq ele perguntou muito pouco sobre o que tenho sentido, meus sintomas... Nem mesmo me deu um diagnóstico. A consulta não durou nem 10 minutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      A Proteina C é dos valores que mais surge alterados - porque querem dizer tudo e mais alguma coisa. Sugiro que escute o seu médico porque ele é o unico a poder interpretar correctamente o valor.

      Em termos de consulta psiquiatrica... o medicamento é o indicado em alguns casos, mas se nao ficou satisfeita com a consulta, cabia-lhe a si exigir explicaçoes e fazer perguntas.

      Sei que as vezes pode ser dificil por vergonha ou receio, mas cabe ao utente expor as suas preocupaçoes!

      Cumprimentos
      Hipocondriaco

      Eliminar
  80. Ola outra vez doutor o cara do zoloft tenho mais algumas duvidas boa noite
    Doutor estressado é a mesma coisa que nervoso ?
    Essa questão do infarto é nervosismo ou estressado ou é tudo mesma coisa
    Sou uma pessoa muito nervosa o que acontece de fato??
    A de fato uma relação entre uma pessoa muito nervosa e o infarto??
    Obrigado desculpe perguntar tanto

    ResponderEliminar
  81. Já disse que nao... pior ainda, já escrevi que não milhentas vezes... Senhor Zoloft, se você não confia no que digo, porque pergunta?

    Cumprimentos!

    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  82. Doutor peço desculpas pela insistência e pelo contrario as suas respostas são de grande valia para mim, aliviam muito o meu sofrimento
    Gostaria de tirar mais uma duvida estressado é a mesma coisa que nervoso ou preocupado?
    Obrigado Doutor
    boa noite

    ResponderEliminar
  83. Stressado quer dizer sob stress... sob tensao ou nervosismo. Stressado = Nervoso sim.

    ResponderEliminar
  84. Olá doutor, sobre minha proteína C... peguei o resultado... na verdade não deu deficiente, deu aumentada. O normal é até 130% e ela deu 138%. O médico disse que não era motivo de preocupação, que deficiente sim seria preocupante, mas fico preocupada pq meu fluxo menstrual anda super alterado e penso que pode ter a ver... Esse valor dessa proteína pode ter influência emocional? Devo conversar com outro médico? Obrigada.

    ResponderEliminar
  85. A proteina C reage a tudo... se o médico disse que nao se deve preocupar é porque viu os outros valores e viu que não é nada. Proteina C não é algo que se interprete isoladamente!

    ResponderEliminar
  86. Ola Doutor Boa Noite
    O stress esta relacionado com o aumento do colesterol ou tem mais haver com hábitos alimentares , sedentarismo e tabagismo

    O stress por si só é um fator de risco para aumento do colesterol ou precisa haver outros fatores ??
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colesterol não é afectado pelo stress... é mesmo por habitos alimentares etc..etc..

      Eliminar
  87. Dr pelo amor de Deus me ajude,tenho 29 anos,4 filhos e casada...dr ha um mes exatamente que comecei com dores lombares,fiz ultrassom do abdomem total,transvaginal e nada deu graças a deus,mais dr vi na internet q tem uma doença chamada mieloma multiplo...fiquei em desespero,minha cunhada e psiquiatra e disse q eu n tenho isso,dr estou sentindo muitas dores,na perna quadril costas,sinto dores no corpo td e medo de ser uma doença grave,me ajude ninguem mais me escuta...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola!

      Como excluiu os problemas fisicos penso que chegou a altura de consultar um psiquiatra!

      Diga-me como correu!

      Cumprimentos!

      Eliminar
  88. ola doutor, depois de um tempo estou de volta...eu era sempre frequente aqui sempre pedindo que esclarecese algumas coisas..e estou a 6 meses tomando paxil...ou quase 6..e é impressionante a melhora dos sintomas de panico..uma melhora muito grande nos sintomas de panico e tbem de ter medo de der panico..a angustia antecipada..e tudo..estou muito feliz com esses resultados..embora tem alguns pontos negativos..a perda um pouco do nibido e de algo q esta me incomodando mais ainda...em 5 meses engordei 9 kilos..doutor..eh impressionante..9 kilos...era magro e estou super barrigudo..e isso esta me atormentando..com medo de isso afetar minha saude...coração etc..eh normal engordar com esses remediios? eh perigoso...? desde ja agradeço

    ResponderEliminar
  89. É normal engordar sim... toca a fazer exercicio para compensar :D gordura nunca é um ponto positivo.

    É como se comesse mais... tao perigoso como isso, nao mais.

    Ainda bem que melhorou
    Cumprimentos
    Hipocondriaco

    ResponderEliminar
  90. Dr Boa noite, eu sempre acho que tou doente e meus exames nunca dão nada demais desde criança arrumava uma doença nova e o pior que sinto todos os sintomas deixei até de trabalhar por sempre me colocar em lugar de uma pessoa doente e sempre com uma dor nova, porém não invento doenças mais graves ou melhor não penso nelas só mal estar, enxaqueca, coração acelerado e já fiz exames para tudo, só que so penso q vou ter as dores fico sempre em alerta, mais n penso na doença em si. Isso também é hipocondriamos, sim e sou viciada nos remedios.

    ResponderEliminar
  91. Olá, Dr.
    Tenho 19 anos e sempre notei que minha FC era um pouco acima da média. Fui ao cardiologista e fiz o Holter de ECG. A média da FC foi de 91 bpm e aparentemente está normal. Sou sedentária e me canso a mínimos esforços como subir escadas. Farei um teste de esforço físico na próxima semana. Apesar de o Holter não ter detectado arritmias, esporadicamente tenho sensações de um soco no peio seguidas por tosse e por aumento das batidas cardíacas. Seriam extra-sístoles? Não acontecem todos os dias. No dia do Holter, por exemplo, não aconteceu.

    ResponderEliminar
  92. Olá Dr.!
    Sou rapariga, tenho 19 anos e achei este site enquanto fazia pesquisa online das possiveis doenças que tenho...
    Começo por contar a minha historia. Desde cedo sempre me preocupei com doenças, com os meus sintomas, por minimos que fossem, com a minha estética, com tudo o que tenha a ver com o meu corpo, interna e externamente. Desde pequena que me preocupo com a minha saude, lembro-me de espisodios como por exemplo tocar sem querer no penso de uma tinha que tinha feito uma pequena cirurgia para colocaçao de cateter para hemodialise e ir a correr esfregar as mãos por mais de meia hora (tinha eu cerca de 6 ou 7 anos), isto entre muitos outros episodios. Já entre os meus 12 e 14 anos, o meu foco era o aparelho digestivo, com sintomas de nauseas, vómitos,obstipaçao, dores abdominas, sendo que recorria mais de duas vezes por ano com essas crises, onde nao era diagnosticado rigorosamente nada, até que na ultima vez que fui ao hospital com esses sintomas o médico me disse claramente que precisava de me acalmar, que era tudo psicologico, para sair e me divertir com amigos. Entretanto mais uma ou duas crises surgiram, mas ja nao consultei medicos e passaram sozinhas, estive algum tempo sem estas "crises" que me deixavam angustiada e sem animo, contudo mantinha a minha preocupaçao com a minha saude presente. Já com 18 anos voltam as "crises", observando todos os sintomas, todas as sensaçoes. Até que um rapaz conhecido morre com um aneurisma, e passado um ou dois dias, começo a pensar nisso, até que começo com dores de cabeça, sem conseguir dormir, acordo a meio da noite enjoada, apavorada, a suar, pensando que eram os meus ultimo minutos, até que gritei a minha mae me deu agua com açucar me disse para respirar fundo, e passado uns minutos passou, mas a angustia continuava. Até que chega a altura de escolher o meu curso, e como é obvio ---> enfermagem, e só nao foi medicina porque as notas nao esticaram. Tudo para saber mais, para poder tratar de mim, para nao adoeçer. Mas agora no ultimo ano tudo esta pior, passo os dias a observar os meu corpo, a minha pele, as mucosas, ganglios, abdomen, tudo. Sintome obsecada, pesquiso tudo em livros na internet, em todo lado. À duas semanas tive uma dor de cabeça, achei que era tumor no cerebro, nao tinha vontade para nada, depois tentei distrair-me e passou. A semana passada esteve tudo bem, até que à seis dias apareceu-me uma afta ou herpes no palato, e como ainda nao cicatrizou completamente acho que é cancro. Nao consigo para de pensar e pesquisar, sinto-me cansada e angustiada, só tenho sono de tanto pensar e ler, tento nao pesquisar na internet mas nao me consigo controlar. Ontem senti o meu coração quase parar, tive medo de deixar de respirar, sinto um nó na garganta. Preciso que isto passe =(

    ResponderEliminar
  93. Ola Dr.gostaria de lhe perguntar se é normal para quem tem ansiedade generalizada e sp sentir dores no braço esquerdo,fico maluca pensando em ser algo cardiaco fui ao pronto socorro fiz o eletro e o medico disse não ser nada mas a dor é forte,vai e volta é horrivel.

    ResponderEliminar
  94. Ola Doutor outra vez boa noite ?

    Como o senhor me respondeu stress não contribui para aumento do colesterol ou triglicérides , então nervosismo e irritabilidade também não estou correto?

    Obrigado Doutor

    ResponderEliminar
  95. Doutor Boa Tarde

    Tenho uma outra duvida, o senhor me disse que o panico não causa algo fatal ok , agora essas dores que sinto no peito e braço ambos do lado esquerdo isso também é provocado pela ansiedade , pelo panico ou pertubações na ordem psíquica .

    A pergunta é, essas dores no peito e braço que estão sempre presentes pode ser algum indicio de infarto ou é apenas do panico e ansiedade e porque na realidade essas dores no peito ocorrem? Toda vez que isso acontecer das dores isso se transforma em algo fatal?
    Obrigado Doutor desculpe o em comodo

    ResponderEliminar
  96. Boa Noite Doutor
    Doutor vi numa reportagem que para quem sofre de transtornos de ansiedade . como eu sofro , sou muito preocupado e ansioso, diz que a probabilidade de sofrer de problemas cardiocos é 4 vezes maior isso procede?
    Isso precisa ter algo físico
    Obrigado

    ResponderEliminar
  97. Boa tarde, Doutor.
    Acredito que eu esteja vivendo um momento de ansiedade, que está relacionado à hipocondria, pois tive uma série de "doenças" consecutivas ultimamente. Ano passado tive um "problema" nos olhos, uma inflamação, a qual me levou a frequentar vários especialista, para no final chegar ao neurologista e descobrir que não tinha nada demais. Com um simples anti-inflamatório deu-se a luz para o que me incomodava. Depois foi a pneumonia, a qual adquiri por com da umidade da minha casa, mas acho que exagerei também, porque fui há outros especialista, que me disseram que eu estava com alergia e me mandaram tomar vários remédios. Resumindo foi à minha médica, clínico geral, que me disse que era uma simples pneumonia e com remédios certos, eu ficaria bem. Há pouco tempo tive uma dor na perna, fui ao hospital e fizeram o doppler na minha perna esquerda e disseram que eu tinha uma flebite, inflamação na veia. Mas a dor não passava. Resolvi procurar um angiologista, que é de confiança, o qual me atestou que o meu problema é de coluna. Mandou-me abandonar os remédios que estava tomando para a flebite e a meia elástica, para tomar um anti-inflamatório e voltar em uma semana. Quando saí de seu consultório, a dor tinha passado. Acredito que sou hipocondríaca e que adquiri isto por conta da doença da minha mãe, que teve trombose nas duas pernas, era fumante e faleceu sem uma das pernas por complicação da cirurgia na perna. Depois de sua morte, eu passei a ter receio de qualquer coisa relacionada à saúde, até mesmo um espirro, tosse já me deixam com medo de desenvolver alguma coisa grave.
    Poderia me aconselhar?
    Obrigada,
    Laura

    ResponderEliminar
  98. oi Drº, sou brasileira , me chamo Natalia e adoro seu blog!
    me ajude por favor

    Depois de muitos anos sofrendo sozinha por causa da síndrome do pânico, eu decidi aceitar e iniciei a paroxetina 20mg hoje!
    Fiquei com a caixa de remédio na minha bolsa por 1 mês, sem ter coragem de tomar.
    Porém foi só eu engolir o primeiro comprimido que me bateu o pânico, comecei ter tontura, suar frio, um desespero enorme de que o remédio me faça mal ou até que me mate.
    Também tenho muito medo de ficar dependente da medicação.
    Me ajude doutor , por favor

    ResponderEliminar
  99. Boa tarde Dr.

    Antes de mais parabéns pelo trabalho. É incrivel o quanto, ao ler cada testemunho, me identifico com cada um deles.
    Tudo começou quando eu tinha 18 anos. Sempre foi extrovertida, com uma enorme vontade de viver, conhecer o mundo, ajudar os outros...enfim...era feliz, tinha uma vida feliz.
    Até que um certo dia uma pessoa me pegou na mão e me disse que eu iria ter uma doença muito grave. Por incrivel que pareça, e ainda que fosse muito cética quanto a esse tipo de coisas, aquelas palavras tocaram-me mais do que eu pensava aí a minha vida mudou por completo.
    Desde esse dia as idas ao hospital tornaram-se constantes, as doenças imaginarias, os exames regulares...tudo era motivo para uma visita ao médico.A minha mae na altura sofria de uma depressao profunda, com ataques de pânico graves à mistura, que me faziam temer ainda mais cada sintoma do meu corpo.
    Um ano depois entrei para a faculdade e toda a mudança repentina de hábitos e o afastamento da família (à qual sou muito ligada) fez com que entrasse em depressão. Fui seguida por um psiquiatra e acompanhada por alguns medicamentos.
    Passado um ano sentia-me melhor, revitalizada. Adaptei-me à distância...criei uma nova família (amigos da faculdade) e tudo isso me ajudou a superar os meus medos, principalmente o que era mais temido, o da morte.
    Havia dias melhores, outros piores, como tudo na vida penso. Mas tentei sempre fugir aos ansioliticos porque queria ser mais forte do que isso, e ultrapassar os meus medos por mim mesma.
    Devo confessar que faço analises de meio em meio ano...tenho pelo menos uma consulta de dois em dois meses com o médico de família, que por sinal é sempre muito atencioso e compreensivo.
    Nunca tinha posto a hipotese de ser hipocondriaca porque achava que isto era a minha depressao a arrastar-se...mas agora entendo que uma pode nao viver sem a outra.
    Depois da faculdade e de me licenciar, encontro-me a terminar o mestrado atualmente, pelo que agora tenho mais tempo livre.
    Consequentemente ou não, os ataques de pânico e o medo das doenças têm voltado em força.
    No espaço de meio ano fiz colonoscopias (o meu pai já esteve á beira da morte devido a pólipos nos intestinos), endoscopias, raios-X, analises especificas e de deteção de doenças raras...tudo o que se possa imaginar. Veio sempre tudo normal, ao que todos me consideraram uma pessoa saudável.
    O problema é que as "doenças" continuam. Aumenta o sufoco, a vontade de acabar com isto de uma vez.
    Só agora me apercebo do quanto isto me tem influenciado a vida, e realmente estou farta, motivo pelo qual lhe escrevo.
    Ainda esta semana me surgiram novos sintomas: há duas semanas sempre que vou à casa de banho as fezes são castanho escuro, moles e fétidas completamente. Como sempre, e erradamente (eu sei!), fui pesquisar na net, o que me levou logo para problemas intestinais ou digestivos. Comecei a sentir dores de estomago novamente (mesmo depois de andar 2 meses a fazer um tratamento com antibiotico devido ao refluxo que tenho) e chego mesmo a ter medo de ir à casa de banho com receio de ter sangue nas fezes ou algo parecido.
    Fiz a colonoscopia ainda nem fez meio ano e a endoscopia em junho.
    Ainda assim penso sempre que agora é de verdade, e agora é que tenho uma doença grave seriamente. Vivo nesse medo constante, penso que um dia que deixe de me preocupar é quando me vai acontecer algo.
    A minha tia também é assim como eu...muito preocupada com a saúde, sempre vigilante. E agora foi-lhe detetado um cancro da mama.O que penso ter contribuido ainda mais para o meu medo aumentar.
    Realmente preciso de um conselho. Não sei mais que fazer. Se ligue aos sintomas ou faça de contas que é mais um "filme" da minha cabeça.
    Estou desesperada porque já nao sei o que fazer, pensar. Preciso que isto pare de interferir na minha vida...o que me aconselha?

    Antes de mais agradeço a sua disponibilidade e peço desculpa pelo testemunho um pouco desorganizado, mas tenho tendência a querer falar tudo e vou escrevendo coonforme me lembro. Espero que entenda.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, identifico-me totalmente com o que acabaste de escrever... Ligo a todos os sintomas, sinto muito medo de doenças e de as vir a ter, nem sequer gosto de ouvir falar disso :(

      Eliminar
    2. Anónimo...só percebe realmente quem passa por tudo isto e o terror que é viver com este medo constante.

      Eliminar
  100. Boa noite Dr gostaria de tirar uma duvida com o senhor, tenho problemas a muitos anos na garganta como se tivesse um bolo preso, já fiz todos os tipos de exames que um otorrino e um gastro pediu e não deu absolutamente nada , a gastro mandou eu procurar um psiquiatra me consultei com um ele me falou que é ansiedade e me receitou AMYTRIL e ALPRAZOLAM com esses remédios o meu quadro pode melhorar.....fico muito grato com a resposta

    ResponderEliminar
  101. é como se a garganta estivesse fechando e piora muito quando fico preocupado abraçosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sinto tudo isso, é muito horrivel, espero que seja da ansiedade mesmo ...

      Eliminar
  102. Anónimo...também já tive uma fase assim...fiz uma data de exames (à tiroide, às cordas vocais, etc) mas não deu em nada. Também me disseram que era ansiedade e o que é certo é que quando ando mais distraida e ocupada não sinto nada. Mas basta por vezes um/dois dias parada para que o sintoma volte.
    Fico sempre com a sensação que posso ter algum problema na garganta. É terrível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, sou a anonima que te respondeu la em cima na sua historia, se quiser falar ou trocar ideias sobre este problema que temos em comum, responda a esta msg que eu deixarei aqui o meu mail. Cumprimentos!

      Eliminar
  103. Boa noite. Eu tenho todos os sintomas do PVM e ataques de pânico, queria saber se quando uma pessoa come demais, é normal o coração ficar assim um pouco maluco, por exemplo, ele começar a bater mais forte ou acelarado , e palpitações . Ou quando bebo alcool no dia a seguir acordar com o coração acelarado ou acordar com ele acelarado.

    ResponderEliminar
  104. Há 5 dias bebi um granizado.mas achei que tinha mais gelo do que o normal tanto que comecei a sentir um ardor no inicio da garganta.o probkema é que desde entao que sinto um ardor tipo noceu da boca mas mais para tras,mais junto aquela badalo que temos na garganta. Sera que foi do granizado que queimou?é que na net so falam em cancros da boca...estou a ficar assustada.alguem que me ajude?

    ResponderEliminar
  105. Douglas, Dr. estresse excessivo, com ansiedade e hipocondria por longos anos, podem desencadear câncer? bom em vários estudos feitos, que esta na internet esta escrito que sim, então se todos nós se estressarmos correremos riscos de ter essa doença, bom já somos estressados por natureza e nós hipocondríacos e ansiosos temos excesso de estresse, então doutor tem alguma ligação com isso? pois agora teremos mais motivos ainda para se preocupar pensando que já nos fizemos mal..

    ResponderEliminar
  106. boa tarde , gostaria de saber quem tem síndrome do panico se acontece de as vezes vc sentir que o coração teve uma batida vazia . sempre que estou com medo ou ansioso acontece isso . e questão dos medicamentos já fiz o tratamento por 5 anos 2005 a 2010 mais tenho medo de voltar o tratamento de novo , seria necessário a volta do tratamento ? aguardo resposta Dr. abraços

    ResponderEliminar
  107. Ola dr. Antes de flar sobre meu caso , quero lhe parabenizar pelo blog.

    A 4 meses atras eu tive minha primeira taquicardia , onde ao chegar no AMA, aferiram minha PA , 18/9 e os batimentos a 171bpm. Fui medicado com captopril e tranferido de ambulância ao hospital onde lá me deram diazepam pra acalmar.
    No dia seguinte passei com Cardiologista, no qual me pediu ,holter , ecodopplercardiograma , ecg , mapa ,teste ergometrico e exames de sangue. De todos os exames só tive uma alteração,no eco mostrou qe tenho insuficiência mitral moderado. Dentro desses 4 meses tive em torno de 6 a 7 taquicardia , PA elevada. Até que a cardiologista me receitou propanolol 40mg a cada 8h. E desde então nunca mais tive taquicardia. De um mês pra ca eu tive o que parece ser ataque de pânico, sinto as mãos e pés formigarem , dor no peito, medo terrível de morte , vontade de sair de onde eu estava no momento ,o coracao acelera ,isso dura cerca de 5 a 10min.
    Quando estou deitado pra dormir, tbm sinto como se uma corrente elétrica passasse pelo meu corpo , sinto sufocamento, o dito bolo na garganta, percebo que meu coração da uma descompensada, como se dalhasse e volta. Isso sempre me acontece quando estou prestes a dormir , entao desperto com esses sintomas e me deixa preocupado ,ja perdi varias noites de sonos devido a isso.
    Dr , a minha cardiologista excluiu possibilidade de enfarto e avc , eu deveria estar aliviado , mas ao contrário eu tenho me sentido mto incomodo, com medo de morte , com uma ansiedade terrivel quando no final do dia. Será que o estress , medo que eu vivi durante 4 meses com essas crise de taquicardia, acarretaram algo psicológico? Ou eu deveria procurar um médico e pedir novos exames?

    ResponderEliminar
  108. ola ha 1 ano e meio tive diagnostico de hpv condiloma na area genital e passado duas semanas lendo sobre esta doença na internet comecei a sentir uma sensaçao de como tivesse algo na minha garganta do lado direito esta sensaçao esta cmigo a cerca de 1ano e 4meses ja fui em um psiquiatra e ele me receitou Donaren durante 2 meses .... mas cmo falei ja fazem mais de um ano e ate entao nda de melhora .. entao resolvi procurar um Otorrino e ele disse que minha garganta esta bem apenas disse que eu tenho uma pequena alteraçao mas q nao tem semelhança com caracteristicas de ser condiloma ... diz ser apenas uma alteraçao que nao esta comprometendo em nda ..... gostaria de saber se ansiedade é normal provocar estes tipos de alteraçoes citados pelo medico... ele tbem me disse que para ter certeza do que pode ser eu poderia passar por um processo cirurgico para fazer uma biopsia... mas logo digo estou muito ansioso em eliminar este virus hpv de meu organismo pois tenho medo da situaçao em que me encontro ...

    ResponderEliminar
  109. Todos nós somos um bocado ansiosos, passem pelo meu blog http://ataquespanico.pt/

    ResponderEliminar
  110. Ola dr.
    Eu tenho 20 anos,tenho boa condição fisica,faço musculação,e costumava fumar.
    Eu tive um ataque de pânico á cerca de 6 meses,fui ás urgências,fiz electrocardiograma e tudo mais e estava tudo bem,mas sempre tive o vicio de parnóias com o coração.
    Ultimamente depois de deixar de fumar,tive outro ataque de pânico e agora todos os dias tenho o braço esquerdo pesado,e tenho medo de ter um ataque cardiaco.
    Ter o braço esquerdo e o peito esquerdo pesado é sintoma de mau coração?

    ResponderEliminar
  111. Oi bom dia amigo. Primeiramente parabéns pelo trabalho feito aqui.
    Bem, comigo aconteceu a seguinte situação. A três meses atrás tive uma relação desprotegida c um amigo e de lá pra cá coloquei na minha cabeca que contrai o HIV só que o detalhe é que já fiz 4 exames c uma janela de 70 dias e todos negativos e o rapaz também acabou fazendo um no CTA que tbm negativou
    Criei uma fantasia toda em minha cabeça de q ele pode ter acabado de contrair essa doença e por isso não detectou no exame pois quando ficamos ele estava com febre alta, dor no corpo e por ae vai.... Fui em TDs os bons profissionais na minha cidade que já me deram ate alta deste assunto... Ja que meus exames negativaram e o dele tbm.. Acho q td esse panico foi devido a td q li na internet, li muitaaaa coisa amigo!!!! Acabei tendo q procurar ajuda psiquiátrica e psicológica estou fazendo tratamento com exodus 10mg mas parece que não estae adiantando muito pq penso nesse assunto 24 hrs por dia e com isso acabei adquirindo TDs os sintomas da tal fase aguda. Íngua, diarreia a um mês, dores no corpo! E TDs dizem ser psicológico e somatização. Ja que a janela eh suficiente para detectar o virus... Sou do brasil! Já deve ter visto casos assim.. Oq acha ?
    Eu nunca vi e com isso estou ficando cada dia mais paranóica e fora de mim!!!!! Desde já agradeco

    ResponderEliminar
  112. Oi doutor tenho 22 anos já fiz tds esses exames e o médico disse q ta tudo OK! Porém eu sou ansioso ele falou mas agora eu senti algo estranho tipo meu coração dando uma parada e dps voltava mas 1x com os batimentos rápidos e a outra vez q senti ele ficou desregulado mas sempre voltando ao normal.. Queria saber se posso ta com um problema ou e minha ansiedade atacando!??

    ResponderEliminar
  113. Ola Dr. Antes de mais, parabéns pelo seu trabalho. Sou rapariga com 28 anos. Ha 5 meses tive o meu primeiro ataque de ansiedade (a tensao disparou para 21/17). Fiz exames (Ecg,holter) e os resultados nao apresentaram nada de errado. Desde essa altura comecei com nebilet e sertralina. Tenho também o cloxam e victan para sos. Contudo o mes passado todos os dias tomei victan pois sentia-me melhor durante o dia. Entretanto parei e há cerca de 3/4 dias sinto de vez em quando uma dor no peito como se fosse uma bolha a querer rebentar. Sera que tem a ver com a toma que fiz do victan, ou poderá ser um problema cardiaco? Agradeço a atenção...

    ResponderEliminar
  114. Olá doutor, ultimamente tenho tido palpitações, sensações de sufoco, tremor, vomitos, dormência no corpo, dor no peito, nas costas ,às vezes aparece umas manchinhas pequenas no meu corpo e tem vezes tbm que me dá muita coceira. Fico muito preocupada , já pensei que estava com pneumonia, hiv, leucemia e sempre acho que vou morrer.
    Sempre que vou ao hospital dizem que é ansiedade. O que o senhor acha ? Será que devo fazer exames ? Tenho muito medo de ser algo grave.

    ResponderEliminar